A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ANUAL

O planejamento empresarial anual é a ferramenta que determina quais são os objetivos do negócio e o que é preciso ser feito para chegar até eles. Para entender o caminho a ser percorrido, o primeiro passo é justamente identificar o ponto de partida.


Dessa maneira, é essencial rever o desempenho do ano anterior, seja avaliando o plano de negócios do anterior, seja utilizando os indicadores e as métricas mais importantes para o negócio.


Quais objetivos foram alcançados, metas que não foram batidas, ocorrências que poderiam ter sido evitadas ou eram imprevisíveis, assim como as ações escolhidas para reagir a elas e se os seus resultados são alguns pontos que valem ser revisitados, pois ajudarão a construir um planejamento ainda mais eficiente.



Dicas de como fazer um planejamento anual

Para fazer o planejamento de empresa anual, é possível seguir algumas dicas que podem ajudar nesta tarefa.


Veja agora os principais pontos de um bom planejamento!


Identifique os pontos de melhoria

Depois de apurar os resultados do planejamento empresarial anterior, é crucial identificar quais pontos de melhoria ainda precisam ter a atenção dos gestores no ciclo seguinte. Isso implica avaliar todos os aspectos do negócio.


Analise a situação do mercado atual

As inovações em tecnologia (Blockchain, inteligência artificial, ensino à distância) não influenciam somente os seus mercados diretos, mas todo o planejamento e controle financeiro de uma empresa. Assim, não é possível manter o planejamento anterior sem fazer as suas atualizações de acordo com as novas variáveis e os elementos influenciadores do negócio.


Projete maneiras para solucionar as variáveis do negócio

Mercados lidam com diferentes variáveis. É preciso fazer uma lista detalhada de todas elas e projetar maneiras de lidar com as suas mudanças. Antecipar cenários permite que o gestor tome decisões muito mais eficientes, principalmente quando embasadas em números e relatórios estatísticos de sua operação.


Trace metas e objetivos claros

Com a revisão do plano anual anterior, é possível reavaliar quais metas e objetivos perseguir no ano seguinte. A situação da empresa, como uma possível expansão ou internacionalização, deve ser considerada nesse estudo, mas também:

  • Objetivos centrais:

  • Objetivos complementares:

  • Metas globais:

  • Metas individuais:

Metas e objetivos devem ser muito claros e, preferencialmente, quantitativos. O uso de indicadores de performance para avaliar o desempenho também é imprescindível.


Determine um calendário empresarial

O período de 12 meses é muito extenso para administrar a conclusão dos objetivos traçados. Por isso, é necessário reparti-lo em etapas menores. Dessa maneira, as empresas devem criar um planejamento bimestral que preveja o constante acompanhamento do desempenho em eventos e avaliações.


Projete gastos e ações de marketing

As ações de marketing e vendas são os combustíveis necessários para atrair mais clientes e gerar resultados positivos. Considerando a sazonalidade do negócio, as campanhas e as interações que promovem as vendas, é fundamental projetar os gastos.


Defina um orçamento para o planejamento anual

O orçamento estimado deve considerar que, para o sucesso do negócio, as despesas devem ser menores que os ganhos. Ou então devem gerar resultados maiores do que os custos de manutenção da empresa. Avalie as despesas do ano anterior, as linhas de crédito disponíveis, a saúde financeira do negócio e, de forma estratégica, defina os investimentos futuros.


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