top of page

ARTROSE DE COLUNA TEM TRATAMENTO?

Atualizado: 12 de jul. de 2022

A artrose na coluna, conhecida como osteoartrite da coluna ou espondiloartrose, é o desgaste da cartilagem das articulações da coluna, que causa sintomas como dor e dificuldade para a movimentar as costas, e pode ser provocada tanto por alterações da idade, como por alterações genéticas ou por realizar movimentos errados com as costas.


Cerca de 15 milhões de brasileiros possuem a doença, que também pode acometer outros locais do corpo, mas é mais comum na região cervical (pescoço) e lombar (parte final das costas).


artrose de coluna, osteófito, bico de papagaio

Os sintomas mais frequentes de artrose na coluna são:

- Dor nas costas que piora quando o paciente está em movimento;

- Dor nas costas após muito tempo sentado ou deitado;

- Dificuldade para realizar atividades do dia a dia;

- Formigamento nos braços ou nas pernas;


Os sintomas de artrose são diferentes em cada pessoa, com intensidades que variam de leve a forte, podendo, até, causar limitações para as atividades diárias e de trabalho.


O desgaste pode acontecer em qualquer região da coluna, sendo mais comum nas regiões lombar e cervical, e, apesar de não ter cura, o tratamento fisioterapêutico pode melhorar muito os sintomas e a qualidade de vida da pessoa.


Com tentativa de recuperação do desgaste ósseo pelo organismo, podem, também, ser formadas pequenas pontas nas suas extremidades, conhecidos como bicos de papagaio, que pinçam ou apertam os nervos que passam na região, como o ciático, e causam muita dor.


Além disso, a compressão dos discos de cartilagem da coluna, chamados discos intervertebrais, pode causar o seu abaulamento para fora da coluna, dando origem à hérnia de disco.


Causas da artrose na coluna

A artrose da coluna tem influências genéticas e hereditárias, entretanto, há maior risco de desenvolver as alterações por:

  • Desgaste natural das articulações da coluna devido a idade;

  • Movimentos repetitivos e errados, como carregar objetos pesados na posição errada;

  • Excesso de exercícios físicos;

  • Pancadas na coluna, causada por traumatismos e acidentes.

Desta forma, é muito importante que a prática de atividade física seja orientada por um profissional, e que os movimentos repetitivos ou de esforço feitos no trabalho sejam feitos com a manutenção de uma postura correta, evitando o desenvolvimento de uma artrose.


O diagnóstico é feito por meio de exames físicos e de imagem (como o raio-x e a ressonância magnética) somente quando necessário.


Já o tratamento envolve o uso de analgésicos, suplementos alimentares para regenerar a cartilagem e principalmente Fisioterapia Especializada.

A fisioterapia é indicada com o objetivo de diminuir as dores e a inflamação, além de aliviar a carga na coluna e fortalecer a musculatura.


Somente os casos mais graves (apenas 5% de todos os casos) precisam de intervenção cirúrgica.


Dica do Fisioterapeuta

Espero que tenha gostado da matéria.

Fique sempre atento(a), pois postamos diariamente um texto novo com dicas sobre saúde e bem estar e principalmente sobre tratamentos, patologias e muita informação sobre Coluna, Joelhos, Ombros, Quadril e outras articulações.


E se você, nesse momento, está sofrendo com dores no corpo, está deixando de praticar atividade física por conta de lesões ou desconfortos, ou está deixando de aproveitar a vida, passear e curtir a família por causa das dores, cuidado! Você não pode perder qualidade de vida por conta de uma Hérnia de Disco, Bursite, Tendinite ou outra lesão qualquer.


Não deixe que a dor tome conta de você!

Busque tratamento rápido e volte a viver como antes. Se quiser conhecer nossos serviços, nossa equipe ou quiser simplesmente fazer um tele-atendimento, clique AQUI e fale agora mesmo com nossa equipe.

Iremos disponibilizar um dos nossos Especialistas para cuidar de você.



Até breve!


115 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png
bottom of page