COMO CRIAR CONTEÚDO E SE ADAPTAR AO CENÁRIO PÓS-PANDEMIA

Produza conteúdo de extrema qualidade

A produção de conteúdo de qualidade é uma prática que deve fazer parte de qualquer estratégia de marketing, independente do momento.

Mas neste cenário pós-pandemia para o qual estamos caminhando, ela se torna uma ferramenta ainda mais importante para entregar valor ao paciente, ajudá-lo em um momento de incertezas e educá-lo acerca das ações preventivas.


Mais do que nunca, é hora de criar uma relação próxima e de confiança com seu público, mostrando sua autoridade em saúde e sua intenção em contribuir com o bem-estar geral, diante das atuais circunstâncias.


A produção de conteúdo pode - e deve - ser dividida entre os diferentes canais que você utiliza, mas em todos eles é preciso criar materiais verdadeiramente relevantes.



Confira algumas ideias:


• Redes sociais:

Publicações de conscientização, atualizações sobre a pandemia, orientações e dicas de como cuidar da saúde, novidades do seu consultório.

Capriche nos conteúdos, tanto visuais como textuais, já que as redes sociais apresentaram um aumento expressivo de acessos no último ano. No Instagram, vale a pena aproveitar todos os recursos, como o IGTV, os Reels e os stories.


• Blog:

O blog é o canal onde você tem a possibilidade de aprofundar seus conteúdos, trazendo muito mais detalhes sobre determinado assunto.

Aqui, a dica é priorizar a produção de artigos que girem em torno de explicações sobre procedimentos e tratamentos, dicas de prevenção, informações sobre doenças.

Ah, e não se esqueça de utilizar as técnicas de SEO na produção dos artigos.


• E-mail marketing:

Neste canal, vale apostar em temas similares aos que você aborda nas redes sociais e no blog, mas com uma linguagem mais clara e objetiva, que resulte em um texto curto.

Não se esqueça que o e-mail marketing é um importante canal de relacionamento e proximidade. Portanto, as mensagens devem ser personalizadas para cada paciente.


• Crie um relacionamento mais próximo com os pacientes

Mais do que nunca, os pacientes estão buscando segurança nas informações que consomem. Sendo assim, se a proximidade com seus pacientes era necessária antes, agora ela é crucial para fortalecer a relação de confiança.


Existem diversas maneiras de manter um relacionamento mais próximo com seus pacientes. Uma boa opção é criar uma rede de compartilhamento de mensagens - seja por email, SMS ou WhatsApp - com a finalidade de enviar informações confiáveis e comprovadas.


Outra ideia é possibilitar uma interação rápida e prática dos pacientes com os especialistas para que tirem dúvidas pontuais sobre o tratamento, sintomas, ou medicamentos.

Seja por meio da telemedicina, chat online ou outra ferramenta de comunicação, esse diálogo agrega muito valor e demonstra que seu corpo clínica está realmente disposto a oferecer um suporte adequado.


• Incentive ações online

A utilização de ferramentas e canais online só tende a aumentar.

Adaptar-se a essa nova realidade é uma necessidade urgente das instituições da saúde para atender às demandas do paciente, que já está habituado a resolver grande parte de seus problemas pela internet.

Por isso, procure incentivar os pacientes a iniciarem uma experiência digital.


A praticidade de realizar agendamentos online, o conforto e segurança de atendimentos por meio da telemedicina e a comunicação rápida e eficiente por meio de chats, por exemplo, serão fatores de encantamento que podem resultar na fidelização.


• Reforce suas medidas de segurança

Adotar as medidas de higiene e segurança em uma instituição de saúde parece nada mais do que a obrigação, certo?

Mesmo assim, é importante mostrar tudo o que você está fazendo para preservar a saúde e o bem-estar de seus pacientes.


Você pode divulgar posts em suas redes sociais com todos os detalhamentos das medidas que estão sendo adotadas e, se já voltou a realizar atendimentos presenciais, enviar informações, por e-mail ou Whatsapp, sobre todos os cuidados adotados e as orientações que o paciente deve cumprir.


• Mantenha as ações de resultados a longo prazo

No começo da pandemia, muitas instituições de saúde suspenderam ou cancelaram ações que trazem resultados a longo prazo.

Esse é um erro que pode comprometer o sucesso das suas estratégias lá na frente, afinal, você estava no caminho certo e, de repente, interrompeu todo o processo.


A produção de conteúdo com técnicas de SEO para os blogs são um grande exemplo de estratégias que trazem resultados a longo prazo.

O Google leva um tempo para reconhecer a autoridade, relevância e uma série de requisitos técnicos para seus conteúdos aparecem na primeira página.

E se o processo for interrompido, dificilmente você conseguirá atingir o resultado planejado.


Portanto, não deixe de realizar as ações de resultados a longo prazo.

Além disso, seu posicionamento em meio à crise cert