top of page

COMO EVITAR LESÕES MUSCULARES E FIBROSE MUSCULAR

A prevenção de lesões musculares envolve a correção dos fatores de risco listados acima, que sugerem as seguintes diretrizes:

  • Realizar treinos físicos com ênfase nos exercícios excêntricos (método de prevenção mais eficaz);

  • Realizar um aquecimento progressivo / ativação neuromuscular antes ou no início do treino;

  • Evitar treinos e jogos muito longos quando não estiver com bom preparo físico;

  • Evitar treinos em condições climáticas adversas e que levarão a uma fadiga mais rapidamente.

Os exercícios de alongamento sempre fizeram parte do período inicial do treinamento na maior parte das equipes. Porém, recentemente, estudos têm colocado em dúvida os benefícios dessa prática. Em resumo, os resultados demonstram, inclusive, perda de desempenho e maior risco de lesões, quando feitos logo antes do treino esportivo específico.


Para usar o alongamento como uma arma preventiva, a melhor forma é realizá-los em um momento à parte, com o objetivo de prevenir a dor, liberar tensões, relaxar os músculos e melhorar a flexibilidade de uma maneira geral.



A musculatura se rompe quando ela não mais é capaz de resistir ao movimento da articulação e se alonga além de sua capacidade.


Desta forma, devem ser considerados fatores de risco para lesões musculares:


1- Desequilíbrios e fraquezas musculares

A estabilidade e a movimentação das articulações dependem da ação de diversos grupos musculares que atuam de forma antagônica (com funções opostas). Enquanto uma musculatura realiza a extensão do joelho, por exemplo, outra permite que o joelho se dobre. O equilíbrio entre elas determina a estabilidade ou o movimento da articulação.


Quando existe um desequilíbrio de força entre estes dois grupos musculares, a musculatura mais fraca fica predisposta a lesões. Numa analogia, seria como um cabo de guerra, no qual as pessoas de um lado são muito mais fortes do que as pessoas do outro lado.


2- Encurtamentos musculares

Toda musculatura que é esticada para além de seus limites acaba se rompendo. Quando existe um encurtamento muscular, o músculo trabalha muito próximo desses limites, aumentando o risco de lesões.


3- Fadiga

A maior parte das lesões ocorre nos minutos finais das atividades físicas, devido à fadiga. Quando não forem mais capazes de resistirem à ação de seus antagonistas, o músculo pode ser alongado além de sua capacidade e se romper.


4- Idade

Com o tempo, a musculatura perde parte de sua elasticidade, aumentando o risco de lesões. Atletas jovens apresentam risco relativamente baixo, mas o risco aumenta significativamente entre os atletas mais velhos.


5- Lesões prévias

As lesões musculares cicatrizam pela formação de fibrose, um tecido diferente da musculatura original e que não possui a mesma elasticidade nem contratilidade. Isso torna a musculatura mais predisposta a novas lesões. Até 16% das lesões musculares no futebol são recidivas de lesões prévias.


6- Características do treino

As lesões musculares estão diretamente relacionadas ao gesto esportivo e sofrem muita influência do tipo de treino que o atleta realiza. Em corredores, treinos em descida apresentam risco elevado de lesão, devido à forte contração na musculatura do quadríceps para tentar frear o joelho. No futebol, treinos em campo longo exigem mais movimentos de aceleração e desaceleração com velocidade máxima, aumentando o risco de lesões.


A dor muscular tardia pós treino é um evento comum após uma atividade física extenuante, e que dentro de certos limites deve ser considerada normal. A dor habitualmente se inicia entre 6 e 12 horas após a atividade e atinge seu pico 24 a 48 horas após. E alguns casos, pode levar a uma queixa clínica bastante semelhante ao que é observado em uma lesão muscular.


As lesões musculares podem ser classificadas em três tipos:


Grau I: estiramento de até 5% das fibras musculares. Apresenta bom prognóstico, com limitação leve e rápida restauração das fibras rompidas. Usualmente, o paciente não sente dor sem a realização de esforço físico;


Grau II: lesão de 5% a 50% das fibras musculares. Pode apresentar equimose leve (mancha roxa na pele). A dor é mais intensa e pode levar a alguma dificuldade para caminhar nos primeiros dias;


Grau III: lesão de mais de 50% das fibras musculares com importante perda da função e presença de um defeito palpável. A dor pode variar de moderada a muito intensa. O edema, a equimose e o hematoma são mais pronunciados.


A equimose ocorre durante o processo de absorção do sangue, e, usualmente, aparece nos dias seguintes à lesão. Em função da força da gravidade, o sangue pode descer em direção ao pé e a equimose, da mesma forma, pode aparecer mesmo fora da área da lesão. O defeito muscular pode ser palpável e visível.


A recuperação do tecido muscular ocorre em três fases de cicatrização. Cada uma delas requer um tipo de tratamento adequado:


Fase 1 (destruição)

É a fase de formação de hematoma a partir do sangramento no local da lesão e a necrose das fibras lesionadas. O tratamento deve seguir o método PRICE, sigla em inglês para as ações de proteção, repouso, gelo, compressão local e elevação do membro acometido. Medicações anti-inflamatórias podem ser utilizadas por curto período.


Fase 2 (reparo)

É a fase de formação de tecido cicatricial no local do hematoma. Neste momento, a fisioterapia pode se valer de métodos como o ultrassom e o laser para potencializar a reabsorção do hematoma, a redução do processo inflamatório e do espasmo e a reparação do tecido.


Fase 3 (remodelação)

Nesta etapa do tratamento, os exercícios para alongamento e fortalecimento ajudam a recuperar a função da musculatura, para possibilitar a retomada das atividades esportivas.


Para retornar ao esporte, é preciso respeitar as fases de cicatrização. O paciente deve apresentar força muscular e função equivalente às do membro não lesionado. O retorno deve ser bastante criterioso, uma vez que a recidiva destas lesões será maior quando o atleta retorna com a musculatura ainda fraca e desequilibrada.


O tempo estimado para o retorno ao esporte, em atletas de alto rendimento, varia conforme o grau da lesão:

  • Lesões Grau I: 1 a 2 semanas;

  • Lesões Grau II: 4 a 6 semanas;

  • Lesões Grau III: 2 a 3 meses.

Atletas de final de semana têm, em geral, maior grau de desequilíbrio muscular antes da lesão, pior preparo físico e disponibilidade limitada para a fisioterapia. Por essas razões, tendem a necessitar de um tempo extra até ter uma musculatura adequadamente preparada para o retorno ao esporte.


A incidência de lesões musculares depende do tipo de esporte praticado. Assim, as lesões de músculos nos membros superiores são relativamente comuns em ginastas e atletas de esportes que envolvem saques e arremessos, mas são incomuns em corredores e jogadores de futebol.


Como regra geral, as lesões musculares mais comuns nos consultórios envolvem os quatro principais grupos musculares dos membros inferiores, de forma que estas lesões serão discutidas em artigos específicos:


- Lesões da musculatura posterior da coxa (isquiotibiais)

- Lesões da musculatura anterior da coxa (quadríceps)

- Lesões dos adutores do quadril

- Lesões da panturrilha


ATENÇÃO

Se você tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!


No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores.

Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.


Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!

268 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png
bottom of page