top of page

COMO FAZER UM PLANEJAMENTO MENSAL EFICAZ

7 técnicas essenciais para um planejamento mensal eficaz

No mundo corporativo, o planejamento é mais que apenas uma estratégia. É a base para o bom desempenho no mercado.

Afinal, com a planificação, é possível dirigir melhor os gastos e ações na empresa. Sem planejar, o dinheiro é gasto de uma vez, o trabalho é mal distribuído, as tarefas podem ser às vezes excessivas e, em outras horas, escassas.


Quais técnicas utilizar para fazer um bom planejamento mensal?

De fato, começar o planejamento pode ser uma tarefa complexa, muitas vezes. Mas, com as estratégias certas, o desafio pode ser enfrentado.



A seguir conheça algumas técnicas para facilitar a programação mensal de sua empresa!


1. Defina metas

Estabelecer quais são os objetivos é o primeiro passo para desenvolver um bom planejamento. Para isso, seu empreendimento precisa de uma programação para longo, médio e curto prazo.

A partir das metas de maior prazo, construa os objetivos mensais. Com eles você conseguirá estipular quais devem ser as atividades realizadas em blocos de tempo ao longo do mês.


2. Determine as tarefas e projetos

Para alcançar as metas mensais, é importante definir as tarefas e projetos em sequência, e ir marcando os períodos necessários para a concretização das atividades. Nesse momento, você divide o processo em várias etapas menores, que visam ajudá-lo a alcançar o objetivo maior.


3. Estabeleça prazos

Definir as tarefas listando tudo de forma organizada é um passo fundamental, mas você e sua equipe podem acabar se perdendo um pouco se não estabelecerem prazos.

De fato, imprevistos acontecem. Mas, com prazos bem definidos, você pode enfrentar as surpresas com mais facilidade.


4. Organize suas equipes

Criar e organizar as equipes pode mesmo ser um desafio. Afinal, os colaboradores são diferentes, e todos têm suas afinidades. Quanto a isso, uma boa estratégia é tentar ouvi-los.


5. Escolha previamente os indicadores de resultados

Ao fazer o planejamento mensal, é importante ter um mecanismo já formado para avaliar os resultados. Para isso há diversos indicadores, que variam de acordo com o foco de trabalho.


6. Tenha flexibilidade nos planos

Ter um planejamento mensal com as variáveis definidas é muito importante. Mas é também fundamental estar preparado para enfrentar adversidades. Afinal, o mercado é imprevisível e eventos inesperados podem afetar seu empreendimento.


7. Aproveite os recursos tecnológicos

A tecnologia oferece cada vez mais possibilidades para apoiar as empresas na gestão de organizações. Nesse caso, o planejamento mensal pode ser muito facilitado com o apoio dos recursos digitais.


Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.


Mas se você não encontrar o que deseja, pode me mandar uma mensagem clicando aqui que eu farei questão de produzir um texto e um vídeo bem bacana para te ajudar.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png
bottom of page