top of page

COMO FAZER UM PLANEJAMENTO SEMANAL

Muitas vezes trabalhamos muito e temos pouco resultado porque não utilizamos bem o nosso tempo, não delegamos, não definimos objetivos claros e não temos métricas de controle.

A melhor maneira de prevenir as urgências é o planejamento semanal.

Saber colaborar e distribuir atividades pode ajudar você a produzir mais com menos esforço.



Algumas pessoas procrastinam metas, sonhos e tarefas importantes. Seja por medo, insegurança ou qualquer outro motivo, esse tipo de ação é autodestrutiva e acaba adiando o seu sucesso e o brilho da sua estrela pessoal. Devemos colocar sempre significado em tudo o que fazemos. Quando há sentido para as pequenas ações, o tempo corre devagar e aproveitamos mais!


PORQUE FAZER O PLANEJAMENTO SEMANAL?

A semana é o menor período de abrangência das três etapas do planejamento – mas, sem dúvida, é o mais importante. O planejamento semanal é uma forma de economizar horas do seu dia a dia.


É uma das ferramentas mais poderosas na administração pessoal – e pode fazer toda a diferença.


Quando você planeja uma semana inteira com base em suas perspectivas mensais e anuais definidas no seu planejamento pessoal, você está trabalhando de forma proativa. Passa a priorizar as tarefas importantes e a prevenir as urgências. É um processo simples, com o qual a qualidade de seu aproveitamento de tempo terá melhoras significativas.


A seguir vou te mostrar o modelo que eu mesmo uso para programar a minha semana baseado nos QUATRO PRINCÍPIOS CHAVE PARA ORGANIZAR A SEMANA:


1. DESCARREGAR:

Além das urgências, a utilização da memória como agenda gera ansiedade. Quando não estamos tranquilos em relação ao que temos para fazer, tendemos a nos preocupar com o volume de coisas a serem feitas, e isso, a médio prazo, além de prejudicial à produtividade, é nocivo à saúde. O princípio de descarregar consiste em tirar da cabeça qualquer tipo de “coisa a fazer” e colocar em alguma ferramenta, como o papel ou app.


2. PLANEJAR:

O planejamento ajuda a dar uma visão daquilo que deve ser feito e de como será feito. Ajuda a reduzir os riscos e prever resultados.


Os passos para o planejamento semanal são:

Passo 1 – Ações ligadas à identidade

Passo 2 – Ações ligadas às metas conectadas

Passo 3 – Projetos & antecipação

Depois que as ações relacionadas com a identidade (propósito) e com as metas estiverem planejadas e devidamente anotadas no planner, é o momento de definir as tarefas e os compromissos rotineiros a serem cumpridos.


3. PRIORIZAR:

Estou priorizando as coisas importantes na minha vida? Sua qualidade de vida está diretamente ligada às suas escolhas e prioridades. Experimente separar suas demandas de acordo com a classificação: Importante, urgente e circunstancial.


A priorização também pode ser feita com base no ambiente ou na situação. O que você tem condições de fazer no local? Acesso a um computador? Acesso a um telefone? A pessoa com a qual você precisa falar está presente?


4. EQUILIBRAR :

Outra dica importante é ter muito cuidado com as segundas-feiras, pois estatisticamente são dias com maior volume de atividades que, se não forem executadas, estragam todo o planejamento da semana. Nas segundas, planeje menos atividades, evite reuniões e concentre-se em fazer com que esse dia seja bem resolvido.

Frase

É muito prazeroso quando terminamos o dia e temos a sensação de que valeu a pena, e isso só acontece quando nossas atividades estão PLANEJADAS e de acordo com nossas metas, com nossa identidade e com as coisas que nos trazem equilíbrio. Isso é viver seu tempo com sabedoria, fazendo valer a pena.


Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.


Mas se você não encontrar o que deseja, pode me mandar uma mensagem clicando aqui que eu farei questão de produzir um texto e um vídeo bem bacana para te ajudar.


73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png
bottom of page