top of page

COMO FUNCIONA O ALGORITMO DO INSTAGRAM

Entender como o algoritmo do Instagram funciona é importante para criar uma estratégia eficiente na rede social.


Antes de começar a investir tempo e dinheiro produzindo conteúdo, você precisa saber quais são as regras do jogo.



Vou resumir o funcionamento do algoritmo do Instagram em 3 frentes:

  • distribuição de conteúdo no feed;

  • fatores de engajamento;

  • melhores horários para postar.

Não é porque você postou que todos os seus seguidores vão receber o seu conteúdo

O feed do Instagram (assim como o do Facebook) mostra conteúdos personalizados para cada usuário com base em seu histórico de preferências na plataforma. Isso significa que, além de não ser cronológico, o feed do Instagram nem sempre vai “entregar” os seus posts para todos os seguidores.


Curtidas chamam curtidas

O Instagram é uma rede social, correto? Pense nos significados dessas duas palavras. Redes sociais existem para que pessoas possam partilhar interesses e experiências de forma conectada.

Ou seja: quanto mais pessoas demonstram interesse em um post, mais o Instagram “entende” aquele conteúdo como relevante e o “entrega” para mais pessoas.


Você já deve ter ouvido aquela frase clássica: “dinheiro chama dinheiro”, né? A lógica aqui é a mesma. Curtidas chamam curtidas. Mas não fica só nisso: as curtidas não são a única métrica levada em consideração pelo Instagram.

O número de comentários, a quantidade de vezes que aquele post foi salvo ou enviado para outros usuários, tudo isso conta (e muito) para definir a relevância de uma publicação. Quanto mais gente engajada com o seu conteúdo, melhor para você.


Sim, existe um melhor horário para postar no Instagram

E não, ele não é o mesmo para todo mundo.

A discussão sobre qual é o melhor horário para postar nesta ou naquela rede social é tão antiga quanto as redes sociais em si.


O fato é que isso varia bastante e depende muito mais do comportamento do seu público do que de uma “fórmula mágica”.

Para encontrar qual é o SEU melhor horário para postar, recomendamos que você acesse o menu Informações do seu Instagram e depois selecione a aba Público.


Com isso, você consegue descobrir em quais horários o seu público está mais ativo no Instagram. Esses serão os melhores horários para VOCÊ postar.


Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.

Mas se você não encontrar o que deseja, pode me mandar uma mensagem clicando aqui que eu farei questão de produzir um texto e um vídeo bem bacana para te ajudar.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png
bottom of page