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COMO NEGOCIAR COM MEU CLIENTE OU PACIENTE

Atualizado: 23 de fev. de 2022

Escute mais e fale menos. Muitos erram e afastam o cliente já no primeiro contato.

5 dicas que eu apliquei com a minha equipe e passamos a fechar mais vendas.


O bom vendedor é aquele que fala muito, tem uma “lábia” incrível e consegue persuadir o cliente com seus argumentos e longas explanações, certo?


ERRADO!


Na verdade, pesquisas mostram que vendedores que ouvem mais do que falam tem as maiores chances de fechar uma venda.

Por quê?


Porque saber ouvir o cliente é essencial para atender suas necessidades da melhor forma possível e desenvolver um relacionamento de longo prazo com ele.


O cliente precisa sentir que a empresa se importa com o que ele tem a dizer. Caso contrário, há grandes chances dele ir atrás de uma empresa concorrente que se dedique a escutá-lo com mais atenção.


Por isso, elaborei este conteúdo para explicar melhor a importância de ouvir o cliente.

São 5 dicas que eu mesmo apliquei nas minhas consultas e atendimentos e ensinei para toda a minha equipe de como ouvir seu cliente.

E posso ser sincero? Nossos fechamentos aumentaram ainda mais!



Confira agora as dicas.


1. Conheça o cliente a fundo

Uma dica que facilita bastante o processo de escuta do cliente é conhecer a fundo quem ele é, seu perfil e o histórico de interação dele com a empresa.

Quando o atendente tem em mãos informações relevantes sobre o cliente, fica bem mais fácil entender o que ele quer dizer e de onde vem sua solicitação ou reclamação.


2. Faça perguntas abertas para o cliente expor sua solicitação

Não há como ouvir o cliente se o atendente não der abertura para que ele possa expor sua solicitação. Nesse sentido, é importante que sejam feitas perguntas abertas, que vão além do “sim” ou “não”.

O cliente precisa ter a chance de explicar seu ponto de vista e dizer tudo o que ele considera necessário ser dito.

Geralmente, as perguntas abertas se iniciam com “Como”, “Por que” e “O que”.


3. Ouça as respostas com atenção e evite interromper o cliente sem necessidade

Enquanto o cliente estiver expondo sua solicitação, procure manter-se 100% atento ao que ele estiver falando. Faça anotações e evite distrair-se durante as respostas.

É necessário também evitar interromper o raciocínio do cliente durante a explicação do problema. Dessa forma, ele se sentirá mais confortável durante o atendimento e perceberá que você está interessado em ajudá-lo.


4. Explore o contexto da solicitação

Após ouvir as respostas para as perguntas iniciais do atendimento, faça um follow-up a fim de explorar melhor o contexto da solicitação.

Com base nas anotações feitas, elabore perguntas complementares e um pouco mais específicas sobre o tema da conversa.

Essa é também uma forma de demonstrar interesse e empenho para solucionar a demanda do cliente.


5. Faça um resumo e confirme com o cliente se o que você entendeu está correto

Nessa dica, as perguntas fechadas são muito bem-vindas. Após o cliente explicar tudo para você, faça um resumo e peça para ele confirmar se o que você expôs para ele está correto ou não.

Assim, você evita algum erro de interpretação, além de deixar claro para o cliente que esteja providenciando exatamente aquilo que ele pediu.


Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.

Mas se você não encontrar o que deseja, pode me mandar uma mensagem clicando aqui que eu farei questão de produzir um texto e um vídeo bem bacana para te ajudar.

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