5 dicas para transformar clientes insatisfeitos em fãs
Toda empresa e colaboradores têm medo de alguns clientes.
Seja qual for o nome desse cliente, ele geralmente é impaciente, mal humorado e acaba afugentando até os profissionais mais qualificados.
Como tratar reclamações de clientes e transformá-los em fãs da sua empresa
Por incrível que pareça, é possível sim. Todo negócio tem o seu cliente irritante e isso acaba sendo um grande desafio. Mas há esperança.
Quando você pratica uma gestão emocional e aumenta seu repertório de habilidades criativas de resolução de problemas, até o cliente mais problemático pode ser um defensor da sua marca.
Aqui estão 5 maneiras que você pode usar para transformar clientes difíceis em fãs devotos que espalham boas notícias sobre sua empresa.
#1. Agradeça seu cliente por reclamar
A frase mais calmante que você pode dizer a um cliente que está reclamando é:
“obrigado por me dizer isso”
Um verdadeiro agradecimento pode desarmar a raiva do cliente.
Seja grato pelo seu cliente estar disposto a dizer o que a maioria das pessoas não irá dizer a você. A grande maioria dos seus clientes insatisfeitos simplesmente irá comprar o produto de outra empresa, sem dizer o motivo disso.
#2. Mantenha a calma
Quando você estiver no fim de um ataque de um cliente zangado, você se irrita e se coloca na defensiva, não é mesmo?
Afinal, o que mais você pode fazer? Acalme-se. Escolha ficar calmo e criar um espaço seguro para que o cliente se sinta ouvido.
Não há como tratar reclamações de cliente se você estiver nervoso!
#3. Não se abale
O cliente nem sempre tem razão – apesar de todo mundo dizer o contrário – mas é a sua percepção que conta. Gerenciar essa percepção é uma parte necessária do sucesso de uma empresa. Por isso, resista à tentação de apontar culpados, passar a culpa ou dar muitas desculpas. Em vez disso concentre-se em transmitir confiança e ser confiável.
Lembre-se que você não tem que provar que alguém está errado para resolver o problema do cliente.
#4. Conforte-se com o conflito
Ninguém acorda de manhã feliz por ter que levar uma conversa difícil com o cliente.
Mesmo assim, esses problemas são algumas vezes necessários para ajudar sua empresa a conseguir melhores resultados e ter uma compreensão mais profunda das necessidades e anseios dos clientes. Evitar um conflito não garante que o problema vai embora.
#5. Tenha pensamentos que inspiram excelência
A maneira que você pensa sobre seus clientes influencia a maneira pela qual você reage a eles. É muito fácil cair em um pensamento inútil, querer puxar os cabelos, bater a cabeça na parede. Mas o correto é pensar que a personalidade detalhista do seu cliente te da a oportunidade de usar suas habilidades para conquistá-lo.
Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.
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