DOR DE CABEÇA E ALIMENTAÇÃO-A FISIOTERAPIA PODE TE AJUDAR

As enxaquecas afetam cerca de 8 a 20% da população.

São dores agudas que, com frequência, as pessoas afetadas conseguem relacionar com a ingestão de determinados alimentos.

Mudanças nos hábitos de vida, diminuição das horas de sono, saltar refeições ou o início de dietas podem levar ao surgimento deste tipo de dor.


As enxaquecas foram relacionadas com a presença de aminas que determinados alimentos contêm de forma natural.

As aminas incluem azoto, o que faz com que contribuam para dar sabor e aroma a alimentos de origem animal e vegetais.

Demonstrou-se que as pessoas que sofrem de enxaquecas não são capazes de metabolizar com rapidez as aminas, o que faz com que estas permaneçam mais tempo no organismo, causando dores de cabeça.


Foi claramente determinada uma relação entre enxaquecas e alimentos como:

  • Queijos curados

  • Chocolate, café e infusões

  • Bebidas alcoólicas

  • Alimentos em escabeche

  • Embutidos (salame, salsicha, calabresa)

  • Frutos secos

  • Conservas

  • Determinados produtos lácteos

Todos estes alimentos podem ou não afetar as pessoas com propensão para enxaquecas.

É importante proceder a um controle da alimentação e verificar que alimentos podem estar na sua origem.

Por outro lado, os frutos com vitamina B12 e vitamina C podem ajudar a aliviar a dor, bem como a ingestão de ácidos gordos não saturados:

  • Peixes

  • Óleos vegetais


Para o sucesso do seu tratamento, como dito acima, a mudança no seus hábitos alimentares será fundamental. E se você associar a Fisioterapia, suas chances de eliminar de vez estas dores será ainda maior.


Como a Fisioterapia trata as DORES DE CABEÇA?

Ao chegar no consultório iremos ouvir atentamente toda a sua história desde a primeira lembrança que teve de uma dor de cabeça.


Ao contrário do que você possa imaginar, a avaliação nunca terminará no primeiro dia, ela é diária – quer dizer, todo dia quando você retornar iremos buscar corroborar informações prévias e buscar informações novas.


As principais informações que iremos buscar é identificar um padrão da dor, e os itens fundamentais são: frequência, intensidade, duração, localização e tipo de dor. Poderíamos dizer que esses são os cinco itens de maior relevância no início da avaliação.

A avaliação servirá como base para que um tratamento personalizado possa ser realizado com o paciente.


Um plano de tratamento fisioterapêutico inclui principalmente: a terapia manual que é utilizada para alivio de dor, da rigidez muscular e articular, aumento da mobilidade da cabeça e do pescoço, diminuição da tensão e dos espasmos musculares e melhora do desempenho muscular; já os exercícios ajudam também na reduzir da dor, aumento da resistência, além de fortalecer e melhorar o controle motor dos músculos.

Os exercícios domiciliares personalizados são parte essencial do plano de tratamento.

Estratégias de educação em dor são consideradas úteis para diminuir a gravidade e/ou a frequência das dores de cabeça. Essas estratégias incluem a identificação de gatilhos altamente individualizados (ou seja, hábitos alimentares, sono, movimentos posturais, estressores, hidratação).

Estratégias eficazes para aliviar os sintomas também incluem uma ampla variedade de técnicas de relaxamento, como por exemplo, automassagem, liberação miofascial e exercícios diafragmáticos.


ATENÇÃO

Se você tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça principalmente uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!

No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem tratamento. Mas as pesquisas e estudos avançaram e hoje a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a eliminar as dores.

Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos depoimentos de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Clique AQUI para ver os depoimentos.


Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar todas as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!

#drgiulianomartins, #onefisioterapia, #crossfisio, #metodologiaone, #fibromialgia, #pilates, #quiropraxia, #fisioterapia, #ribeiraopreto, #curitiba, #dorcronica, #doraguda, #fisioterapiaesportiva, #quiropraxiaribeiraopreto, #fisioterapiaribeiraopreto, #pilatesribeiraopreto, #quiropraxiacuritiba, #fisioterapiacuritiba, #pilatescuritiba, #crossfit, #dornopescoço, #alongamento, #cervicalgia, #cirurgiadecoluna, #herniadedisco, #artrose, #bicodepapagaio, #terapiamanual, #estenose.

5 visualizações0 comentário