top of page

DOR MUSCULAR: PORQUE SEMPRE SINTO DOR DEPOIS DA ATIVIDADE FÍSICA? COMO PREVENIR?

A sensação é familiar a quase todos nós: depois de um tempo sem fazer atividade física, quando volta novamente a ativa, os músculos doem. O simples ato de dar um passo parece uma "missão impossível. Massagear para que as dores musculares aliviem acaba por criar uma dupla sensação: uma dor chata, mas que, ao mesmo tempo, parece saber boa. O melhor é livrar-se delas. Explico como.



O QUE SÃO DORES MUSCULARES?

São dores, como o próprio nome indica, sentidas nos músculos. Podem afetar uma pequena área ou todo o corpo, podendo ser leves ou mais extremas. Estas dores têm o “dom” de nos fazer ter consciência de músculos que anteriormente nem tínhamos dado pela sua “presença”. Ou não fosse o nosso corpo constituído por mais de 600 músculos. Apesar de a maioria das dores musculares desaparecer em pouco tempo, existem outras que se mantém por um período mais longo, podendo durar meses.


POR QUE ACONTECEM?

Depois de uma pequena pausa, retomam-se as rotinas diárias, que podem incluir o regresso a academia. Mesmo que seja apenas por 2 dias que deixou de fazer exercício físico, ainda assim é provável que as dores musculares apareçam. Elas ocorrem devido a um esforço muscular extremo, seja pela intensidade ou pela duração do exercício, e estão relacionadas com a acidez e degeneração muscular.

Regra geral, tendem a sentir-se ainda no próprio dia em que o esforço foi feito, mas a sua maior incidência é nas 36 a 48 horas após o exercício. Além do tipo de treino, as dores musculares também dependem da idade, do descanso feito e até do metabolismo de cada pessoa. Porém, não é necessário praticar exercício físico para sentir este tipo de dores. A tensão, o stress, as pequenas lesões ou mesmo o uso excessivo da força muscular também contribuem para o seu aparecimento.


COMO PREVENIR?

Existem várias formas de prevenir as dores musculares, sobretudo se elas se deverem ao esforço por atividade física. Se for o seu caso, experimente:

  • fazer aquecimento antes de praticar exercício

  • alongar no final de todos os exercícios físicos

  • ingerir água antes, durante e após o exercício, pois ajuda a oxigenar os músculos

  • praticar exercício físico regularmente.

Caso as dores musculares surjam devido a tensão e se você passa um dia inteiro sentado, alongue-se de hora em hora.


COMO ALIVIAR AS DORES MUSCULARES?

É normal que, mesmo tomando todas as medidas para prevenir as dores musculares, elas teimem em aparecer. Sempre que acontecer, experimente:

Descansar Evite esforços intensos na área afetada. Exercícios com muita carga ou que exigem demasiado do(s) músculo(s) em causa só agravarão a dor, podendo levar a lesões.

Aplicar gelo O gelo pode ajudar a aliviar a dor, assim como a reduzir a inflamação.

Fazer massagens Uma vez que estas dores se devem à degradação das fibras musculares e da liberação natural de enzimas inflamatórias, massagear a área dolorida ajuda a diminuir essas toxinas. Ao mesmo tempo, a massagem permite também que o músculo seja mais rapidamente oxigenado.

Aplicar calor Além do gelo, também o calor pode ajudar a atenuar as dores musculares, uma vez que relaxa o músculo.


Dica do Especialista

Se você tem uma dor persistente (mais de 4 ou 5 dias), NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!


No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores.


Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.


Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!

102 visualizações0 comentário
icon-whatsApp.png
bottom of page