DOR NO JOELHO e VALGO DINÂMICO Entenda esta relação

Atualizado: Set 22

Valgo dinâmico é a posição do joelho no plano frontal que impede o alinhamento correto dinâmico da articulação durante a realização de uma atividade. A principal causa é a fraqueza dos músculos rotadores externos do quadril (glúteo médio, por exemplo) que causa uma adução e rotação interna do membro inferior, medializando o joelho.



Existem alguns testes que permitem identificar o valgo dinâmico. Aqui na ONE Fisioterapia utilizamos a AVALIAÇÃO CINEMÁTICA 2D (para saber mais sobre esta avaliação, acesse o menu DIAGNÓSTICO em nosso site www.onefisioterapia.com.br)

Em comum, todos os testes exigem a observação atenta do alinhamento do membro inferior. Hoje em dia com a facilidade de se conseguir filmar o teste com smartphones, o registro e avaliação ficaram muito mais fáceis e fidedignos.


A queniana Flomena Cheyech, que cruzou em primeiro lugar a linha de chegada da São Silvestre em 2017, chamava a atenção com seu jeito de correr (veja imagem abaixo). Seus joelhos eram “caídos” para dentro e um quase batia no outro. Tal observação postural não é rara entre os corredores e tem implicações em relação à lesão e rendimento.


Note que o fêmur, osso da coxa, cai e roda para dentro quando o peso do corpo vem para cima do joelho na passada. Essa falha postural acontece principalmente por falta de ação adequada do músculo glúteo médio, que fica na lateral da coxa. A contração desse músculo quando estamos com um pé apoiado ao chão, leva a coxa para fora, não deixando que ela caia para dentro. Por isso esse músculo é tão importante nos casos de valgo dinâmico.



Correr com os joelhos “caindo pra dentro” traz consequências para o corpo. Algumas lesões estão relacionadas a esse padrão de movimento, como a síndrome fêmoro-patelar (dor na frente do joelho) e a tendinite na pata de ganso (dor na parte interna). Há até estudos científicos comprovando que o valgo é uma das causas diretas da síndrome da banda iliotibial (dor na parte externa do joelho). Já em relação à performance, ela tende a ser pior com os joelhos menos alinhados.


Mas calma, pois nem todo desalinhamento representa um problema. Um pouco de “queda” do joelho todo mundo tem e é normal. As estatísticas mostram, por exemplo, que um corredor sem lesão inclina o joelho 10 graus para dentro. Já em uma pessoa com síndrome da banda iliotibial essa inclinação é de aproximadamente 14 graus. E em relação à performance, a teoria diz que desalinhamentos causam prejuízos, mas nem por isso o atleta não chega ao alto rendimento, ou deixa de ganhar uma São Silvestre.


Joelho VALGO tem cura?

Sim, também conhecido por geno valgo, ou genu valgo, o joelho valgo na grande maioria das vezes tem cura.

É fundamental a avaliação de um profissional, pois existem casos de geno valgo fisiológico, ou seja, que não representa doença, não sendo necessário um tratamento; e existem casos associados a doenças específicas, como síndromes genéticas, o que conduz a um tratamento multidisciplinar.

Nos casos em que o geno valgo não é causado por uma deformidade estrutural ou doença subjacente, a maioria dos médicos e fisioterapeutas recomenda uma boa Avaliação Cinemática e uma reabilitação por meio de exercícios específicos para fortalecer o quadril e glúteos.


Prevenção

Os quadros de geno valgo provocados por deformidades estruturais, geralmente, não podem ser evitados. No entanto, se essa condição for causada por má postura e outros aspectos como obesidade e sedentarismo, existem algumas mudanças simples no estilo de vida que podem evitá-la. São elas:

  • manter um peso saudável: o excesso de peso exerce pressão extra sobre as pernas e os joelhos;

  • evitar hiperextender os joelhos: vigie a sua postura e concentre-se em manter alguma flexão nos joelhos enquanto estiver de pé e/ou andando;

  • evitar se sentar com os joelhos juntos e os tornozelos afastados;

  • exercite os joelhos e restante do corpo com o auxílio da Fisioterapia, Pilates e Treino Funcional.

Já sabe né!

Tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!


No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores de Coluna.


Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Clique AQUI para ver os depoimentos.


Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!


#drgiulianomartins, #onefisioterapia, #dornascostas, #dornoquadril, #artrose, #dornojoelho, #fibromialgia, #pilatesribeiraopreto, #quiropraxiaribeiraopreto, #fisioterapiaribeiraopreto, #pilatescuritiba, #quiropraxiacuritiba, #fisioterapiacuritiba, #doranteriordejoelho, #tendinitepatelar, #artrosedejoelho, #joelhovalgo, #valgodinamico, #patadeganso, #lesaodemenisco, #ligamentocruzado, #cistodebaker

CONTATO

Ribeirão Preto

Rua José Jaime Delibo, 160
CEP 14026-563 - Jardim Nova Aliança

Ribeirão Preto/SP

Curitiba

Av. Silva Jardim, 3161
CEP 80240-021 - Bairro Água Verde - Curitiba/PR

Qual unidade gostaria de falar ?

© 2020 por ONE Fisioterapia. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Onegate