top of page

ESCOLIOSE, CIFOSE E LORDOSE-TIPOS DE DESVIO DA COLUNA

Atualizado: 12 de jul. de 2022

A coluna vertebral pode apresentar três tipos principais de desvios, denominados escoliose, cifose e lordose sendo que, na verdade, cifose dorsal e lordose cervical e lombar, já são as curvaturas naturais do corpo, ou seja, quando há um desvio excessivo, estas duas ganham os nomes de hipercifose e hiperlordose. Desvios leves costumam não apresentar sintomas e nem limitações aos pacientes, não necessitando, tratamento, porém, em alguns casos o desvio é bastante importante podendo mesmo precisar de cirurgia.


Escoliose, Lordose, hiperlordose, Cifose, Hipercifose, tipode de desvios da coluna

A coluna vertebral é formada por 33 vértebras e, naturalmente, possui curvaturas que permitem a sustentação, equilíbrio e a movimentação do corpo, além do funcionamento dos órgãos torácicos.


Alguns dos motivos para esses desvios na coluna são: má postura, traumas, problemas congênitos e até tumores. Saiba a diferença entre os principais tipos de desvios na coluna.


Hipercifose torácica

A cifose é a curvatura normal da coluna vertebral, por isso, quando definimos um desvio anormal, ele é classificado como hipercifose. Ela ocorre quando as vértebras da coluna se curvam de maneira errada para trás, causando a postura de ‘corcunda’. Os casos podem se manifestar durante a infância ou adolescência. Já durante a terceira idade, ela está relacionada à osteoporose, doenças reumáticas ou mesmo hereditária.


Lordose lombar

A hiperlordose ocorre quando as vértebras lombares possuem curvatura excessiva para dentro, causando a síndrome do bumbum arrebitado, além de barriga mais saliente. Nas crianças a hiperlordose tende a se corrigir sozinha, de todo jeito, quando está muito fora do padrão, o ideal é a avaliação de um médico ortopedista. Nos pacientes adultos, necessita de tratamento e correção postural.


Escoliose

A escoliose é a curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco, causando o desvio em forma de “C” ou de “S”. Ela costuma ser mais recorrente durante o pico de crescimento, sendo que a maioria dos casos é leve. Porém existem quadros mais graves, causando dor e incapacidade.

Quando o assunto é desvio na coluna, o uso de coletes corretivos, sessões de fisioterapia ou RPG e alguns exercícios específicos costumam bastar para corrigir o problema. A cirurgia para corrigir os desvios na coluna só é usada em último caso e quando o desvio é muito intenso.


Para se identificar e tratar os desvios da coluna, o médico ortopedista irá realizar exame clínico e solicitar exames de imagem como o raio-x e a ressonância magnética para analisar o grau de curvatura da coluna, possíveis causas e possíveis consequências.

O tratamento conservador para os desvios da coluna poderá incluir o uso de, órteses, fisioterapia, reeducação postural global (RPG), pilates, exercícios físicos etc. A dor pode necessitar uso de medicação e /ou acupuntura.


Nos casos em que a curvatura é excessiva, ou representa riscos à saúde do paciente, o médico optará por cirurgia com o objetivo de endireitar a coluna com hastes, parafusos e ganchos, impedindo assim a progressão da doença.

Em caso de dúvidas sobre o assunto, entre em contato para uma avaliação detalhada e diagnóstico preciso!


O desvios da coluna podem ser prevenidos com algumas medidas simples.


Pratique exercícios físicos regulares; evite ficar por muito tempo na mesma posição e, se ainda assim, as atividades realizadas exigirem uma posição constante, lembre-se de se levantar e alongar o corpo. Não carregue muito peso: seja na mochila, na bolsa, ou nas mãos.


A qualquer sinal de desvio postural, consulte seu Fisioterapeuta para que ele passe as orientações certas para o seu quadro. Lembre-se: evite qualquer tipo de automedicação e siga as recomendações de profissionais especializados.


Dica do Fisioterapeuta

Espero que tenha gostado da matéria.

Fique sempre atento(a), pois postamos diariamente um texto novo com dicas sobre saúde e bem estar e principalmente sobre tratamentos, patologias e muita informação sobre Coluna, Joelhos, Ombros, Quadril e outras articulações.


E se você, nesse momento, está sofrendo com dores no corpo, está deixando de praticar atividade física por conta de lesões ou desconfortos, ou está deixando de aproveitar a vida, passear e curtir a família por causa das dores, cuidado! Você não pode perder qualidade de vida por conta de uma Hérnia de Disco, Bursite, Tendinite ou outra lesão qualquer.


Não deixe que a dor tome conta de você!

Busque tratamento rápido e volte a viver como antes. Se quiser conhecer nossos serviços, nossa equipe ou quiser simplesmente fazer um tele-atendimento, clique AQUI e fale agora mesmo com nossa equipe.

Iremos disponibilizar um dos nossos Especialistas para cuidar de você.



Até breve!


5.575 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png
bottom of page