top of page

O QUE CAUSA LESÃO NO MANGUITO ROTADOR? QUAIS OS SINTOMAS?

O que é o manguito rotador e o que ele faz?

O manguito rotador é um grupo de quatro músculos que se unem como tendões para formar um "manguito" sobre a cabeça do úmero (osso do braço). Os quatro músculos - supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor - originam-se da escápula (omoplata). Os tendões do manguito rotador se fixam na cabeça do úmero em pontos especiais chamados de tuberosidades maior e menor. O manguito rotador ajuda a levantar e girar o braço e a estabilizar a bola do ombro dentro da articulação.


O que causa uma ruptura do manguito rotador e como posso saber se tenho uma?

A ruptura do manguito rotador pode resultar de uma lesão aguda, como uma queda, ou pode ser causada pelo desgaste normal relacionado à idade com degeneração do tendão. Normalmente, você sentirá uma dor na frente do ombro que irradia para a lateral do braço. Pode estar presente em atividades aéreas, como levantamento de peso ou alcance. Você pode sentir dor ao tentar dormir sobre o lado afetado. Você pode notar fraqueza no braço e dificuldade com atividades rotineiras, como pentear o cabelo ou estender a mão para trás. Se a laceração ocorrer com lesão, você poderá sentir dor aguda, sensação de estalo e fraqueza imediata no braço.


Se eu tiver uma lesão de manguito rotador e continuar usando-o, isso causará mais danos?

Uma ruptura do manguito rotador pode estender ou aumentar com o tempo. Isso pode ocorrer com o uso repetitivo ou uma nova lesão. É comum que pacientes com doença conhecida do manguito rotador tenham dor aguda e fraqueza após uma lesão leve. Isso provavelmente representa a extensão de um rasgo existente. Se você sabe que tem uma ruptura do manguito rotador, o agravamento da dor e a diminuição da força podem significar que a ruptura está ficando maior.


Quando devo consultar um médico para uma ruptura do manguito rotador?

Se você machucou o ombro ou tem dor crônica no ombro e no braço, é melhor consultar o seu cirurgião ortopédico. Ele pode então fazer um diagnóstico e iniciar o tratamento. Seu médico pode recomendar um estudo de diagnóstico por imagem, como uma ressonância magnética (MRI) ou um ultrassom para confirmar o diagnóstico. O diagnóstico precoce e o tratamento de uma ruptura do manguito rotador podem prevenir sintomas como perda de força e perda de movimento desde o início. Se o seu médico principal já fez o diagnóstico, um cirurgião ortopédico pode revisar as opções cirúrgicas e não cirúrgicas e iniciar o tratamento.


Uma ruptura do manguito rotador pode ser curada ou fortalecida sem cirurgia?

Muitas rupturas do manguito rotador podem ser tratadas de forma não cirúrgica. Medicamentos e Fisioterapia podem ser benéficos no tratamento dos sintomas de ruptura do manguito. Os objetivos do tratamento são aliviar a dor e restaurar a força do ombro envolvido. Mesmo que a maioria das fibras não consiga cicatrizar sozinhas, muitas vezes é possível obter um bom funcionamento sem cirurgia. Se, no entanto, você é ativo e usa o braço para trabalhos aéreos ou esportes, a cirurgia é mais frequentemente recomendada porque muitas lágrimas não cicatrizam sem cirurgia.


Em que ponto uma ruptura do manguito rotador requer cirurgia para corrigi-la?

A cirurgia é recomendada se você tiver dor persistente ou fraqueza no ombro que não melhora com o tratamento não cirúrgico. Freqüentemente, os pacientes que precisam de cirurgia relatam dor à noite e dificuldade em usar o braço para levantar e alcançar. Muitos relatam sintomas contínuos, apesar de vários meses de medicação e do uso limitado do braço. A cirurgia também é indicada em indivíduos ativos que usam o braço para trabalho aéreo ou esportes. Arremessadores, nadadores e jogadores de tênis são exemplos comuns.


Quais opções estão disponíveis para reparo cirúrgico?

O tipo de reparo realizado é baseado nos achados da cirurgia. Uma ruptura parcial pode exigir apenas um procedimento de corte ou alisamento denominado desbridamento. Um rasgo de espessura total dentro da substância do tendão pode ser reparado lado a lado. Se o tendão for rasgado de sua inserção no úmero (a lesão mais comum), ele será reparado diretamente no osso. Três técnicas são usadas para o reparo do manguito rotador: reparo aberto tradicional, reparo mini-aberto e reparo artroscópico. Seu cirurgião ortopédico pode recomendar a técnica mais adequada para você.


Qual a importância da reabilitação no tratamento de uma ruptura do manguito rotador?

A reabilitação desempenha um papel fundamental no tratamento não cirúrgico e cirúrgico de uma ruptura do manguito rotador. Quando ocorre uma ruptura, freqüentemente há atrofia dos músculos ao redor do braço e perda de movimento do ombro. Um programa de exercícios ou fisioterapia é necessário para recuperar a força e melhorar a função do ombro. Mesmo que a cirurgia repare o defeito no tendão, os músculos ao redor do braço permanecem fracos e um grande esforço de reabilitação é necessário para que o procedimento seja bem-sucedido. A reabilitação completa após a cirurgia pode levar vários meses. Seu cirurgião ortopédico pode prescrever um programa apropriado com base em suas necessidades e nos resultados da cirurgia.

Sintomas Na ruptura do manguito rotador ou da coifa dos rotadores um dos sintomas mais frequentes é a dor no ombro. Podemos descrever essa dor no ombro, como intensa e profunda, outras vezes como uma moedeira, mas o agravamento durante a noite, impedindo o doente de dormir, por vezes, por longos períodos, torna a dor no ombro por rotura da coifa dos rotadores uma situação difícil de tolerar. Se, no início, os analgésicos e anti-inflamatórios prescritos aliviam a dor, com o evoluir da lesão esta não cede à medicação, obrigando a um estudo adequado. A rigidez do ombro e a diminuição da força muscular são também sintomas que podem acompanhar a ruptura dos rotadores. Ao dificultar tarefas do cotidiano ou higiene pessoal, podem mesmo reduzir a autonomia do paciente.

Diagnóstico A ruptura pode ser diagnosticada pelo exame clínico efetuado pelo seu médico especialista do ombro e por uma série de exames de radiologia. As manobras do ombro como o teste de Jobe ou a abdução contrariada, permitem verificar a diminuição da força de elevação do membro superior que ocorre quando os rotadores rompem. Em rupturas extensas, esta limitação funcional pode simular uma paralisia (“pseudoparalisia”). Os exames de radiologia que melhor detectam as roturas do manguito rotador são a ecografia e a ressonância magnética. Para além da extensão da ruptura, acrescentam informação sobre a retração do tendão e atrofia do músculo, ajudando o médico ortopedista a decidir acerca da melhor forma de tratamento.

Tratamento Na lesão ou ruptura dos rotadores do ombro, a primeira opção de tratamento é o fisioterapêutico (fisioterapia). Se após varias tentativas o tratamento Fisioterapêutico não tiver êxito, pode se considerar como opção o tratamento cirúrgico (operação).

Fisioterapia Nos pacientes mais idosos, uma medicação anti-inflamatória e fisioterapia adequada são fundamentais para controlar a dor, restituir a mobilidade e melhorar a força muscular do membro afetado.

*Importante: de nada adianta tratamentos alternativos (medicamentos, acido hialurônico e órteses) se o tratamento Fisioterapêutico não estiver associado. Eles são alternativas paliativas que podem gerar apenas alivio temporário, mas não atuam na causa.

O sucesso se dá com a união destas alternativas e da Fisioterapia Especializada.


Como estabelecer o programa de fisioterapia?

Para estabelecer o programa de Fisioterapia adequado, o Fisioterapeuta tem que conhecer todo o histórico do doente, nomeadamente a nível de outras articulações. A idade do paciente é também um fator importante a ter em conta, sobretudo se o indivíduo é jovem ou idoso, já que existem diferenças significativas a nível do tratamento nestas idades.

Em relação ao ombro, tem que se avaliar as queixas, fazer o exame clínico e objetivar eventuais défices funcionais, para determinar em que grau está a lesão do paciente. O tratamento de uma tendinite inicial é muito diferente do tratamento de uma artrose evoluída.

Como prevenir a lesão? Dada a correlação da ruptura do manguito com o desempenho de determinadas atividades profissionais, a sua prevenção passa pela melhoria da ergonomia e um estudo do posto de trabalho, de forma a reduzir o esforço continuado em atividades com os braços elevados acima do nível dos ombros.

No caso dos praticantes de atividade física (crossfit, tênis, handball, natação entre outros), é necessário uma análise da biomecânica global a fim de encontrar e corrigir déficits de mobilidade e estabilidade articular. ATENÇÃO Se você tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores. Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso! Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental! Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler! Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor! No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores. Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados. Clique AQUI para ver os depoimentos. Está sofrendo com dor? Então, comece pelo início. Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações. Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente. Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental. Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas. Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método? Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento! #drgiulianomartins, #onefisioterapia, #crossfisio, #metodologiaone, #fibromialgia, #pilates, #quiropraxia, #fisioterapia, #dornoombro, #ribeiraopreto, #curitiba, #artrosedejoelho, #dorcronica, #doraguda, #fisioterapiaesportiva, #tendinite, #quiropraxiaribeiraopreto, #fisioterapiaribeiraopreto, #pilatesribeiraopreto, #quiropraxiacuritiba, #fisioterapiacuritiba, #pilatescuritiba, #manguitorotador, #lesaodeombro


328 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png
bottom of page