O QUE É ARTROSCOPIA

A artroscopia é um procedimento cirúrgico que permite ao cirurgião observar lesões intra e extra-articulares sem a necessidade de uma cirurgia aberta no paciente. Em geral, é um método simples e pouco dolorido que pode ser usado tanto para diagnósticos, quanto para realizar o reparo de um problema/lesão articular ou extra-articular. Os materiais cirúrgicos artroscópicos e laparoscópicos ocasionaram uma verdadeira revolução na área médica, em especial na ortopedia, pois permitem um rápido acesso a articulação sem ocasionar danos maiores. A artroscopia pode ser realizada na maioria das articulações sinoviais do corpo humano, em especial no joelho e ombro, que são articulações maiores e permitem melhor visão e mobilidade para execução de procedimentos.


Como é realizado a artroscopia?

Para o procedimento de artroscopia, são feitos dois ou três pequenos cortes na região lesionada, em um deles, é inserido o Artroscópio, uma câmera com a espessura de um canudo ou um botão, que transmite imagens para um monitor por onde o cirurgião irá analisar e se basear para o diagnóstico ou reparação, no outro, é inserido um gancho para reparo da lesão, ou mesmo uma pinça, para o caso da remoção de um corpo solto. Apesar de simples, a Artroscopia exige uma sala cirúrgica e anestesia. O procedimento leva em torno de uma hora para ser realizado, dependendo da patologia ou de quais tratamentos serão necessários.


Quando a artroscopia é indicada?

Atualmente, artroscopia é indicada para lesões em diversas regiões, como ombro, quadris, tornozelos e joelho. Em regiões mais delicadas, como a ATM (articulação temporomandibular), cotovelos, punhos e dedos, são utilizadas câmeras menores. Problemas como: Tendinite, ruptura de tendões, inflamação, calcificação, lesões de menisco, ligamentos e fragmentos soltos de cartilagens ou osso, podem ter a artroscopia como indicação.

É necessário lembrar que a artroscopia pode ser indicada quando testes como raios-x, ressonância magnética ou tomografia tiverem resultados inconclusivos. Dessa forma, o médico pode recomendar o procedimento como diagnóstico e tratamento.


Tempo de recuperação de uma artroscopia

Apesar de o processo de recuperação ser menos dolorido, do que em uma cirurgia aberta, são necessárias algumas semanas para a completa recuperação. É recomendado, que o paciente pratique exercícios para restaurar a força e mobilidade, dependendo também da recomendação do médico. Não é raro pacientes retomarem atividade diárias – como trabalho – poucos dias após o procedimento, contudo, se as atividades no trabalho forem pesadas, o tempo de recuperação será maior.


Mais informações

Os pontos da artroscopia serão removidos entre sete e 14 dias. Gelo e ataduras de compressão podem ser usados para reduzir qualquer inchaço. Além disso, analgésicos podem ser prescritos pelo médico para aliviar qualquer dor ou desconforto. O cirurgião deve informar o momento de retomar a atividade normal.

É importante salientar que o procedimento foi adotado como cobertura assistencial nos planos privados de saúde em 8 de janeiro de 2008 pela resolução do artigo 10 da Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998, que garante cobertura mínima obrigatória dos planos de saúde privados para a artroscopia.

Além disso, o procedimento de artroscopia também é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como conta na Tabela Unificada de Procedimentos, Medicamentos e Insumos Estratégicos do SUS referente ao grupo 4, disponível no site do Ministério da Saúde.


Na prática, a artroscopia possibilita ao médico visualizar o estado das estruturas interiores das articulações dos ligamentos, cartilagem e outras estruturas que compõem o interior da articulação.

Ela é utilizada para diagnosticar ou reparar problemas existentes nas articulações (cirurgia minimamente invasiva), de modo que costuma ser mais utilizado nas regiões dos ombros e joelhos, e mais recentemente também nos quadris e tornozelos.

As imagens captadas pela câmera são compartilhadas em um monitor de vídeo com o cirurgião, de modo que outros instrumentos cirúrgicos sejam introduzidos na região operada para intervir exatamente no local observado pelo especialista no equipamento. Este procedimento possibilita ainda a gravação do procedimento.

A artroscopia costuma ser indicada para as seguintes ocasiões:

  • Lesões de meniscos, cartilagem e ligamentos no joelho

  • Intervenções em tendões, cartilagem e ligamentos do ombro

  • Impacto e lesões no quadril e tornozelos

  • Realização de biópsia em tecidos intra-articulares

Os principais benefícios, se comparados às cirurgias abertas, por exemplo, são: a recuperação mais acelerada e um menor nível de dor no processo pós-operatório, isso porque as incisões na pele do paciente são menores. A incidência de infecção também é reduzida nestes procedimentos.


Dica do Fisioterapeuta

Espero que tenha gostado da matéria.

Fique sempre atento(a), pois postamos diariamente um texto novo com dicas sobre saúde e bem estar e principalmente sobre tratamentos, patologias e muita informação sobre Coluna, Joelhos, Ombros, Quadril e outras articulações.


E se você, nesse momento, está sofrendo com dores no corpo, está deixando de praticar atividade física por conta de lesões ou desconfortos, ou está deixando de aproveitar a vida, passear e curtir a família por causa das dores, cuidado! Você não pode perder qualidade de vida por conta de uma Hérnia de Disco, Bursite, Tendinite ou outra lesão qualquer.


Não deixe que a dor tome conta de você!

Busque tratamento rápido e volte a viver como antes. Se quiser conhecer nossos serviços, nossa equipe ou quiser simplesmente fazer um tele-atendimento, clique AQUI e fale agora mesmo com nossa equipe.

Iremos disponibilizar um dos nossos Especialistas para cuidar de você.


Agende AGORA sua consulta clicando aqui.


Até breve!


#onefisioterapia #drgiulianomartini #osteopatia #quiropraxia #pilates #treinofuncional #recovery #fisioterapiaespecializada #fisioterapiaesportiva #dorcronica #dornascostas #tendinite #bursite #freturaacetabular #fraturadequadril #dornoquadril

11 visualizações0 comentário