O QUE É FIBROSE CICATRICIAL E COMO EVITAR

A fibrose é a mais comum intercorrência no pós-operatório de cirurgia plástica (especificamente após a lipoaspiração) e uma das principais causas de insatisfação com resultado cirúrgico. Além disso, restringe a mobilidade (movimentos) do paciente e causa dor.

Mas, ela é considerada “normal”, pois é resultado da agressão (trauma) causada no local da cirurgia (principalmente após lipoaspiração).

Sendo assim, só resta aos profissionais que atuam em pós-operatório aprimorar seus tratamentos, disponibilizando aos seus pacientes tratamentos adequados.

Toda fibrose tem tratamento, independentemente do tempo em que ela se encontre. Para ter sucesso com o tratamento, o profissional precisa avaliar criteriosamente cada caso, elegendo recursos que possibilitem o sucesso do tratamento.



O melhor tratamento para fibrose é o tratamento manual.

É importante frisar que a responsabilidade pela reabilitação funcional e estética deve ser do fisioterapeuta, profissional que tem total competência para avaliar e desenvolver um plano de tratamento adequado para cada paciente.


Todo tratamento pode e deve ser discutido com o cirurgião plástico para que trabalhem pelo sucesso da cirurgia plástica e pela recuperação do paciente. O sucesso da cirurgia não depende apenas do procedimento cirúrgico, mas também de como o pós-operatório será conduzido.


A relação cirurgião (a) x fisioterapeuta é de extrema importância para garantir que a expectativa do paciente seja alcançada. Juntos podem aliar forças para que o resultado estético seja atingido, proporcionando qualidade de vida no pós-operatório imediato e satisfação do paciente.


O que é fibrose?

A fibrose é uma resposta do organismo ao trauma gerado por uma agressão cirúrgica, ou seja, é a cicatrização da área submetida ao procedimento cirúrgico. Quanto maior a lesão/trauma, maior será a formação tecido cicatricial (fibrose).

Ela faz parte do processo de cicatrização, mas não deve ser considerada o resultado final do processo. Nos casos de lipoaspiração, a fibrose é instalada no tecido subcutâneo (local onde foi retirada a gordura).


Após “sofrer” um trauma (cirurgia), o organismo inicia um processo de reparo para cicatrizar a região em que a cirurgia foi realizada e restabelecer todas funções dos tecidos envolvidos.


O reparo tecidual (cicatrização) é constituído por várias fases (hemorrágica, inflamatória, proliferativa, remodelamento e maturação) e envolve uma série de eventos bioquímicos.

Embora as fases de cicatrização sejam descritas e nomeadas, elas não acontecem isoladamente. Todas essas fases se sobrepõem para que o processo aconteça. Entender como funciona a fisiologia do reparo tecidual normal e a fisiologia do reparo tecidual exacerbado será determinante para o êxito do tratamento.


Como evitar fibrose?

A fibrose, por ser uma resposta fisiológica, não pode ser evitada. Em contrapartida, ela pode ser minimizada. Todo o processo de formação da fibrose pode ser conduzido de forma que não gere um tecido inestético e não funcional.


Por meio da terapia manual, a fisioterapia mantém a amplitude de movimento, evitando assim, perda de função. Ela minimiza a dor e colabora com o resultado estético da cirurgia.

O tratamento fisioterapêutico deve ter como objetivo inicial a prevenção da deposição de colágeno em excesso, ou seja, controle do ambiente mecanobiológico.

Quando o paciente recorre ao tratamento com a fibrose já instalada, cabe ao fisioterapeuta eleger recursos que possibilitem a resolução da fibrose. Em fase inicial, é fundamental que os recursos não gerem estímulos para favorecer a cicatrização porque essa já está em excesso.


A melhor maneira de evitar fibrose é :

1. Escolher um fisioterapeuta que tenha conhecimento/domínio de atuação em cirurgia plástica/ vascular/ fibrose.

2. Seguir todas as orientações do fisioterapeuta;

3. Usar o modelador indicado para cirurgia realizada e mantê-lo justo (fazer os ajustes sempre que necessário);

4. Usar as placas de contenção;

5. Não fazer tratamentos agressivos que gerem “traumas” no tecido;

6. Evitar fazer apenas drenagem linfática manual;

7. Evitar uso de equipamentos de eletroterapia;

8. Respeitar as amplitudes de movimento sugeridas pelo fisioterapeuta;

9. Confiar no profissional que estudou para promover REABILITAÇÃO: o FISIOTERAPEUTA.


ATENÇÃO

Se você tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!


Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!

No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores.


Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Clique AQUI para ver os depoimentos.


Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.


Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.


Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.


Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!


#drgiulianomartins, #onefisioterapia, #crossfisio, #metodologiaone, #fibromialgia, #pilates, #quiropraxia, #fisioterapia, #dornojoelho, #dornoquadril, #ribeiraopreto, #curitiba, #dorcronica, #doraguda, #fisioterapiaesportiva, #quiropraxiaribeiraopreto, #fisioterapiaribeiraopreto, #pilatesribeiraopreto, #quiropraxiacuritiba, #fisioterapiacuritiba, #pilatescuritiba, #tendinitepatelar, #bursitedequadril, #lesaodemenisco, #artrosedejoelho, #artrosedequadril, #artrite, #tratamentodejoelho, #tratamentodequadril, #fibrosemuscular

0 visualização0 comentário