O QUE É SHADOWBAN E COMO EVITAR

O shadowban é um banimento temporário que o Instagram não assume, mas realmente aplica em alguns usuários.

Para evitar, o ideal é ficar longe de algumas práticas.


Seus posts não têm atingido tantas pessoas?

Seus stories estão com as visualizações bem abaixo do que o normal?

Situações como essas são bastante comuns e o fato de parecerem estranhas realmente tem fundamento.



Pode ser que você esteja passando por um shadowban, que explica o menor alcance do conteúdo que você gera, o que resulta também em menor interação.


Alguns comportamentos do usuário na hora de usar o Instagram podem gerar a ativação de algoritmos da plataforma. Eles são entendidos como comportamentos inadequados e pouco comuns para perfis — e justamente isso é o início do problema com a sua conta.


O que causa essa punição?

Contas que se beneficiam de práticas indevidas para conseguir mais seguidores, curtidas e engajamento são reconhecidas e penalizadas pelo Instagram.

Veja alguns exemplos de ações indevidas na plataforma que causam o Shadowban:

  • compra de seguidores ou curtidas;

  • uso de bots para interação;

  • uso de hashtags irrelevantes ou que nada têm a ver com o conteúdo apenas com o intuito de promover maior alcance.

Um exemplo de hashtag que era bastante utilizada é a “#sextou”, que faz referência ao fato de que a sexta-feira chegou, ou mesmo a algum evento legal na sexta, como sair com os amigos.

Ela foi banida do Instagram porque faz alusão a uma outra hashtag em inglês que também se escreve “#sextou”, mas que se pronuncia “sex to you”.


Muitas contas estrangeiras passaram a utilizar a hashtag para publicação de vídeos e imagens de conteúdo sexual, prática que vai contra às diretrizes do Instagram.

O Instagram nunca admitiu publicamente que faz o “shadowbaning”, mas emitiu uma declaração abordando o problema que os usuários estavam tendo com publicações que não apareciam para determinadas hashtags.


No fim das contas, ficou parecendo uma confirmação, só que com outras palavras.


Como saber se estou no Shadowban?

Se você está se perguntando se foi afetado pelo Shadowban no Instagram existe uma maneira de saber a resposta para essa dúvida.

Confira o passo a passo:

  1. publique no perfil que você acha que foi afetado;

  2. use uma das hashtags que costuma inserir na maioria dos posts dando preferência para as menores (pois o post pode não aparecer por causa da competição por hashtags e não necessariamente pelo Shadowban);

  3. entre em contato com outros 5 perfis que não te seguem (pode ser de amigos, por exemplo) para fazer uma pesquisa de hashtag usando a que você inseriu na publicação;

  4. se você não está aparecendo para essas pessoas, tem grandes chances da sua conta ter sido afetada.

Se alguma delas, nem que seja apenas uma, conseguir visualizar o seu post, pode ficar tranquilo.

O problema é apenas uma queda de engajamento e que pode ser resolvida estudando melhor o algoritmo do Instagram e fazendo algumas mudanças na sua estratégia de conteúdo na rede social.


Na tradução litearal, shadowban significa algo como “banimento fantasma”.

Na prática, trata-se de um mecanismo que o Instagram aplica para bloquear desempenho das postagens de uma conta, mas de modo que esse impedimento não seja explícito.


Praticamente, a plataforma faz isso de forma escondida, diminuindo o alcance de postagens do feed, comentários e de visualizações dos stories. Ninguém vê as suas publicações temporariamente, até que esse ban seja encerrado.


Confira agora alguns limites que o Instagram impões aos usuários para manter a segurança e evitar o uso de automações.


Curtidas

120 por hora

1000 por dia


Comentários

60 por hora

200 por dia


Directs

80 por dia


Hashtags

30 por post


Seguir

30 a cada 5’

500 por dia


Seguindo

7.500 no total


Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.


Mas se você não encontrar o que deseja, pode me mandar uma mensagem clicando aqui que eu farei questão de produzir um texto e um vídeo bem bacana para te ajudar.


#giulianomartini #gestaoemsaude #gestaodenegocios #mentoriadenegocios #socialmedia #perfilestrategico #planejamentopessoal #mktdigital #business #midiassociais #redessociais #shadowban #sn10

0 visualização0 comentário