O QUE É UM PERFIL ESTRATÉGICO

Perfil estratégico é um perfil voltado ao negócio e todo empreendedor precisa ter o seu bem alinhado com a sua proposta, seja vender um produto ou um serviço. E você pode montar a sua estratégia do seu perfil agora mesmo!!!


Defina as informações e se posicione como autoridade no seu nicho.


Seja clara nas suas informações, isso inclui foto de perfil, o @, nome descrição, uma bio resumida e objetiva com um link, os destaques e claro o conteúdo do seu feed.


Quando você define tudo isso de forma clara, deixando seu público saber o que você faz e o que oferece, acaba tendo mais conexão, interação e atraindo as pessoas certas!


Se posicione, mostre o que sabe e compartilhe através do seu conteúdo!



Desenvolva o pensamento estratégico na sua empresa e mude seu patamar profissional

O pensamento estratégico nas organizações é uma soft skill fundamental para conseguir resolver desafios de forma eficiente. Mas nem sempre fica claro como chegar a essa tal mentalidade estratégica, pois raras as vezes esse feedback vem com algum guia concreto sobre o que fazer com isso.


Então quais são as atitudes específicas que você pode ter para desenvolver o pensamento estratégico?

O primeiro passo é mudar sua mentalidade. Se você acredita que o pensamento estratégico nas organizações é apenas para grandes executivos, pense de novo. A mentalidade estratégica pode e deve acontecer em todos os níveis da organização; é um dos requisitos principais de todos os trabalhos, mas não está escrito.


Ignore a expectativa para que todos os funcionários pensem estrategicamente, e você pode perder uma promoção ou ter seu orçamento empresarial cortado porque a contribuição estratégica do seu departamento não é clara.


Para esclarecer de uma vez por todas como ter pensamento estratégico nas organizações, nós preparamos um guia com passos bem objetivos para você seguir. Acompanhe e mude de patamar na sua empresa!


4 passos para ter um pensamento estratégico


1. Saiba: Observe e procure padrões

Para ter pensamento estratégico nas organizações, você precisa de um entendimento sólido do contexto da indústria, tendências e de quem dirige o negócio. Veja alguns pontos que vão ajudar nessa tarefa.

Tenha os olhos abertos sempre

Faça um exercício contínuo para explorar e resumir as tendências internas do seu trabalho no dia a dia. Por exemplo, prestar atenção nos problemas que pioraram cada vez mais em sua organização e compreender os obstáculos em comum que seus colegas de trabalho enfrentam.

Converse com as pessoas

Seja proativo para se conectar com os colegas de trabalho na sua organização e na sua indústria para entender o que eles observam e percebem sobre o mercado. Depois disso, compartilhe suas informações com seus contatos.

Coloque-se no contexto geral

Analise o cenário geral, de forma a entender todo o contexto da organização e do mercado. Então, mude a perspectiva para o que a sua função pode acrescentar para esse contexto e tente definir o impacto da mesma no nível estratégico da empresa.


2. Pense: Faça as perguntas difíceis

Com um pensamento fresco sobre os padrões e problemas, você pode praticar usando o pensamento estratégico perguntando a si mesmo, “Como faço para ampliar o que eu considero?” Perguntas são a linguagem da estratégia.


Por exemplo:

  • Como era o seu sucesso no ano 1?

  • Como era no ano 3?

  • O que poderia impactar os resultados de forma negativa?

  • Quais são os primeiros sinais de sucesso/fracasso?

  • O que parceiros de negócios precisam entender para garantir seu sucesso?

  • Os resultados condizem com os objetivos principais da organização?

Fazendo essas perguntas primeiro, você pode engajar melhor os colegas de trabalho.


3. Fale: Transpareça que você sabe o que é o pensamento estratégico nas organizações

Pensadores estratégicos também sabem falar a linguagem estratégica. Eles priorizam e organizam seus pensamentos. Eles estruturam suas comunicações verbais e escritas de um jeito que ajuda a audiência a focar em sua mensagem principal.

Aqueles que são realmente habilidosos, levam pessoas para o processo de identificar problemas, moldando um entendimento comum e escolhas estratégicas. Se isso soar difícil, é porque realmente é. Mas existem maneiras que podem ajudar você a desenvolver essas habilidades:

  • Adicione mais estrutura na sua comunicação verbal e escrita. Una as informações, ordene logicamente seus pontos e seja breve.

  • Instrua sua audiência destacando os tópicos mais abrangentes sobre os quais você quer falar, então eles irão se preparar para engajar em um nível maior, não apenas detalhes táticos.

  • Tente dar a resposta primeiro, em vez de explicar demais até o ponto principal.


4. Aja: Tenha tempo para pensar e compreender os conflitos

Reserve espaço na sua agenda para pensar e analisar os problemas.

Aprenda a compreender as discussões e a desafiar, sem deixar que isso vá para o lado pessoal.


Para fazer isso, foque nos problemas, não nas pessoas, e use colegas neutros para desafiá-los em seu pensamento.

Para gerenciar a ambiguidade inevitável que aparece quando você faz mais perguntas, aprenda a deixar claro seu critério de decisão, permitindo encararar melhor as informações imperfeitas.


A tarefa de aprimorar o seu pensamento estratégico nas organizações pode ser desconfortável. A princípio, você pode sentir que está dando tiros no escuro. Sua visão estará desfocada enquanto você administra seus sentimentos inquietantes, que vêm com o desafio das suas próprias suposições.

Aos poucos, você começará a se sentir confortável com o conflito e a curiosidade. Após esse momento, você será capaz de contribuir em um nível maior, e ficará satisfeito por ter corrido esse risco.

Um dos principais fatores para desenvolver mais o pensamento estratégico nas organizações é saber trabalhar com KPIs.

Dessa forma, você consegue liberar o tempo que seria usado em tarefas mecânicas para pensar os problemas de forma mais estratégica. Assim, contribui de forma mais efetiva para o crescimento da empresa e dá um passo importante para o seu próprio crescimento profissional.


Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler. Mas se você não encontrar o que deseja, pode me mandar uma mensagem clicando aqui que eu farei questão de produzir um texto e um vídeo bem bacana para te ajudar. #giulianomartini #gestaoemsaude #gestaopessoal #gestaodenegocios #mentoriadenegocios #empreendedordesucesso #business #posicionamento #autoridade #branding #socialmedia #perfilestrategico #planejamentopessoal #marketingdigital #apresentacaopessoal #organizacaopessoal #sn10

3 visualizações0 comentário