O Social media ou Analista de Redes Sociais é o profissional que trabalha diretamente com perfis de redes sociais.
Seu papel é gerenciar essas páginas, cuidando de conteúdos, métricas, interações e relatórios relacionados ao desempenho das empresas na plataforma.
Por ser uma profissão nova no mercado, e por mais que esteja em evidência, muitas pessoas ainda não sabem qual o trabalho de um social media, ou possuem ideias equivocadas sobre o assunto.
O social media é responsável por atualizar, monitorar e gerar conteúdo para as páginas oficiais de uma marca ou empresa nas redes sociais. Entre os desafios desses profissionais, o de estarem sempre conectados com as novas tendências do mercado e as novidades que surgem nas redes sociais.
Essa atualização constante é primordial para que eles consigam produzir conteúdos relevantes, que sejam interessantes ao público e que gerem engajamento.
Planejamento estratégico e análise de resultados são também funções atribuídas ao social media.
Caso alguém falasse há alguns anos que seria possível ganhar dinheiro e construir carreira com a gestão de redes sociais, qual seria a sua reação? Muita gente provavelmente acharia graça ou não ligaria tanto para a conversa.
A internet evoluiu com força total em bem pouco tempo, sendo responsável pela criação de um mercado gigantesco totalmente do zero. O Social Media é um exemplo de profissional que surgiu na última década e hoje em dia é essencial em praticamente qualquer empresa que preze por uma boa reputação e visibilidade online.
A seguir, entenda melhor o que faz o social media e o impacto da sua atuação.
Gerencia perfis de empresas
Toda atividade relacionada a gerenciamento é papel do social media. Ele precisa dedicar todos os seus esforços e conhecimentos para garantir que uma página esteja sempre ativa, com publicações regulares e programadas, com um bom alcance e, no geral, funcionando bem.
Esse profissional cuida, além da manutenção, também da otimização, visando a resultados de destaque.
Programa publicações
As publicações ajudam a manter o perfil ativo, o que coloca empresas sempre à vista de seu público-alvo.
O social media tem o papel de programar as publicações, checando quais horários têm o melhor índice de visualizações e de interações.
Com ajuda de ferramentas de automação, ele consegue deixar publicações já prontas para serem disparadas por vários dias.
Monitora interações
As interações geram engajamento e são de grande valor.
O profissional precisa estar de olho no nível de comentários, curtidas e compartilhamentos gerados para entender o sucesso de alguns posts e, de maneira geral, do posicionamento da empresa nas redes sociais.
Ele também poderá responder a algumas interações, o que ajuda a criar proximidade com o público.
Analisa métricas e indicadores
As métricas são fundamentais para que se saiba como anda o desempenho da empresa nas redes sociais.
Elas mostram o volume de interações, quantos usuários uma publicação atingiu e o nível médio de engajamento.
O social media tem o papel de monitorar métricas e indicadores e gerar relatórios com esses números. Assim, o trabalho nas redes sociais se torna mais estratégico.
Atende o público
O atendimento é parte das obrigações desse profissional, já que as redes sociais são um dos principais canais de relacionamento com o público.
O social media precisa estar atento às caixas de comentários e de mensagem privada, pois é por elas que as solicitações surgem. Atender de maneira humanizada e atenciosa são alguns dos deveres do social media.
O que fazer para entrar no mercado?
Agora que você já entendeu que a profissão do Social Media não se restringe à criação de conteúdo online, é hora de conhecer as principais características que vão te ajudar a se inserir no mercado.
Ser da área da comunicação ou ter feito cursos relacionados
Por mais que a área da comunicação seja tradicionalmente mais “ampla” do que outras graduações, ainda é muito importante ser formado em cursos como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas ou Marketing.
A formação proporciona capacitação para desenvolver estratégias de qualidade, além de preparar o profissional para questões importantes como a gestão de crises, relacionamento com o público, criação de texto adequado, desenvolvimento de campanhas e conceitos e vários outros pontos muito importantes.
Ter afinidade com as redes sociais
Não adianta trabalhar com o que você não gosta, principalmente quando falamos sobre redes sociais, que podem ser bem estressantes no final do dia. Afinal, lidar com pessoas não é nada fácil.
Além disso, a afinidade também gera conhecimento. Você pode nunca ter de fato trabalhado na área, mas se for um usuário que domina as principais plataformas, já está um passo à frente de aprender todo o resto!
Adquirir conhecimento sobre as outras funções
Conforme já adiantamos, gostar e estar familiarizado com redes sociais já é um ótimo começo para aprender a executar as demais funções. Afinal, quem gosta do que faz está muito propenso a aprender com maior facilidade e agilidade.
Estude muito e mantenha-se sempre curioso! Todo mundo pode ter acesso ao Facebook Business, por exemplo. Vale criar uma página para aprender a utilizar as ferramentas de negócios e entender como funciona a questão das pesquisas e análises de dados.
Além disso, existem muitos cursos de qualidade que podem te ajudar a desenvolver as principais características necessárias para trabalhar na área.
Ser alguém extremamente atualizado
É sério! Trabalhar com redes sociais demanda atualização constante. Quase todos os dias encontramos novas ferramentas, tendências, plataformas e padrões de comportamento.
Não dá para “dormir no ponto”: um Social Media deve estar preparado para mudar por completo a estratégia da sua marca caso acredite que as coisas já não funcionam como era antes, mesmo que o tal antes seja apenas três dias atrás.
Uma das principais características das redes sociais é a possibilidade de conhecer coisas novas diariamente. Quando uma marca cai na mesmice, tenha a certeza de que o público logo vai perceber e perder o interesse.
Em uma era de conteúdo instantâneo e milhares de informações por segundo, é preciso se destacar e entregar proposta de valor que acompanhe os desejos da audiência.
Se você se interessou pela profissão de Social Media e pretende dar um passo a mais rumo à profissionalização, conheça o nosso curso de redes sociais e destaque-se no mercado!
Você tem um social media na sua empresa ou é você mesmo quem efetua todas estas tarefas?
Se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.
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