Captação de leads significa atrair e conseguir de forma ética as informações de contato de pessoas interessadas nas soluções de sua empresa.
Deu para perceber que essa é uma importante atividade para quem trabalha com vendas.
O que são leads, afinal?
Antes de falarmos de captação de leads, é importante saber com certeza o que são leads.
E é muito fácil entender o que é são leads.
Leads são pessoas que se interessam de alguma forma pelas soluções que sua empresa oferece e das quais você tem alguma informação para entrar em contato.
Simples de entender o que são leads, não é mesmo?
Para obter essas informações, é muito comum que empresas ofereçam conteúdos que sejam do interesse da persona (viu como é importante conhecer a sua?), como um e-book com dicas ou um infográfico com informações valiosas.
Dessa forma, a sua empresa consegue entrar em contato com o lead posteriormente. Com a estratégia de inbound marketing, por exemplo, é possível nutrir o seu lead com informações, materiais e conteúdos que são do interesse dele, até que ele compreenda o real valor dos seus produtos e passe a demonstrar interesse para que assim, ele saia de lead para se tornar um cliente.
Assim, você está formando uma base de contatos interessados no seu produto ou serviço.
Dessa forma, é importante ter um bom software que possa armazenar contatos e continuar se relacionando com a sua base de leads.
Captar leads é tão importante assim?
E muito! Se a empresa não se preocupa em gerar leads, ela irá perder oportunidades comerciais, desperdiçar recursos, ficar sem uma visão de ROI, enfraquecimento de marca, gerar uma experiência ruim – pois existem casos que a pessoa queria converter, por exemplo.
Se a sua empresa não conseguir criar uma base de potenciais clientes que esteja sempre crescendo, é provável que o seu negócio fique estagnado.
7 técnicas de captação de leads que você precisa conhecer
1. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo consiste em criar um blog onde os assuntos tratados correspondem às palavras-chave mais usadas por seu público-alvo quando fazem buscas na internet.
2. Cold calling
Ligações frias são realizadas para entrar em contato com possíveis futuros clientes, mas que não as solicitaram.
3. Indicações de clientes
Se seus clientes estão satisfeitos com seus serviços ou produtos, porque não indicariam sua empresa?
Não tenha receio de pedir indicações para clientes. Em alguns casos, você pode até oferecer algo em troca disso.
4. Parcerias com empresas não concorrentes e que têm o mesmo público-alvo
Uma empresa que comercializa softwares de gestão corporativa têm o mesmo público-alvo que outra, que faz a manutenção e venda de hardwares para empresas.
Por que não podem compartilhar leads e até mesmo vender pacotes de serviços conjuntos?
Procure empresas com características em comum com a sua e ofereça esse tipo de parceria na captação de leads.
5. Escreva artigos nas redes sociais
Use plataformas onde você pode escrever artigos sobre temáticas relacionadas ao seu negócio e se mostrar um expert no assunto.
Conforme as pessoas forem interagindo e deixando comentários, você automaticamente tem uma brecha para estreitar o relacionamento com elas, transformando-as em leads.
6. Truques simples de marketing digital
O marketing digital envolve muita pesquisa e esforço. Mas existem alguns pequenos truques de como captar leads que você pode fazer empregando ferramentas simples e até mesmo gratuitas.
Formulário de captação de leads
Simples e rápido de fazer com ajuda de ferramentas como o Gloogle Forms, o Typeform ou o SurveyMonkey.
Pop-ups interativos
Você já deve ter notado que muitos sites, atualmente, bem na hora que você retira seu cursor deles em direção a outra área de sua tela, abrem um pop-up interativo.
Normalmente eles convidam que o usuário deixe seu e-mail em troca de uma newsletter ou mesmo de outros materiais.
7. Dê palestras e realize webinars
Uma tática que parece offline, mas que, na verdade, também é online.
Ao realizar uma palestra gratuita presencial, você estará recebendo uma grande quantidade de potenciais leads. Basta colocar na recepção uma pessoa coletando e-mails e outros dados em troca do “kit do evento”, que pode ser um bloco, caneta e crachá.
Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.
Mas se você não encontrar o que deseja, pode me mandar uma mensagem clicando aqui que eu farei questão de produzir um texto e um vídeo bem bacana para te ajudar.
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