PILATES PARA IDOSOS e todos os seus benefícios.

Atualizado: 27 de Ago de 2020

O índice de pessoas na terceira idade está cada vez maior, no mundo todo o envelhecimento populacional é um fenômeno frequente em diversos países, incluindo o Brasil. Hoje no Brasil quase 10% de sua população é de pessoas com 60 anos ou mais, isso totaliza cerca de mais de 20 milhões de brasileiros. E isso só tende a crescer. Em 2025, está previsto que o Brasil chegará a ser o sexto país do mundo com maior percentual de idosos. Uma das grandes realidades desse grupo populacional é a diminuição da resistência física como também da flexibilidade.

Dois problemas que podem prejudicar a qualidade de vida e o bem-estar dessa população. Essa é uma preocupação que tem aumentado devido a  necessidade maior de oferecer cuidados adequados para essas pessoas. Esses problemas físicos podem  dificultar muito as principais atividades da vida diária e rotineira, por isso é fundamental manter uma rotina saudável. E isso inclui além de uma alimentação balanceada e de bons hábitos de sono, uma prática regular de atividade física. Uma atividade largamente recomendada para os idosos é a prática de Pilates. O Pilates a cada dia mais está crescendo no Brasil e tendo mais adeptos devido aos seus grandes benefícios. O Pilates é também recomendado por ser uma prática de atividade física que gera baixo impacto e também pode ser totalmente customizada e personalizada para cada idoso de acordo com o seu nível de saúde.

O que é a Terceira Idade?

O significado de terceira idade varia muito dependendo do local e da cultura. Mas independente de qualquer circunstâncias, essa é uma fase na qual a vida também deve ser aproveitada. A Terceira idade não precisa ser um período de dificuldades ou sem alegria, mas sim uma fase de aproveitar a experiência de vida e com isso ter mais tranquilidade. Para envelhecer com saúde, é preciso redescobrir a vida todos os dias, criando novas oportunidades e possibilidades. Mesmo com a diferença de idade, todas as pessoas têm os mesmos anseios, por isso os idosos não devem ser tratados como diferentes. Essa é uma fase que a saúde pode ficar mais enfraquecida e as emoções mais afloradas, por isso mais do que nunca é fundamental fazer da vida algo muito saudável. Os hábitos saudáveis vão ser os responsáveis para transformar a vida do idoso em algo agradável e cheio de entusiasmo.

Principais alterações corporais e mentais dos idosos

Com o envelhecimento, vem a terceira idade, que é uma fase da vida onde há uma redução da capacidade de adaptação sobrecargas funcionais. Tanto físicas como mentais. A Organização Mundial da Saúde, considera idoso uma pessoa de 65 anos ou mais, seja ela de país desenvolvido como em desenvolvimento. Uma das maiores preocupações que essa fase traz é evitar ao máximo a perda da capacidade funcional  conseguindo manter independência e prevenindo incapacidade Com o envelhecimento, ocorre no organismo diversas mudanças. Essa doenças são tanto físicas como também mentais. Vamos listar as principais mudanças:

Para muitas dessas mudanças o Pilates é uma grande ajuda para gerenciar os problemas do envelhecimento tanto nos homens como nas mulheres.

Doenças mais comuns em idosos

Antes de pensarmos em como o Pilates ajuda os idosos é fundamental falarmos sobre as principais doenças que os atingem:

• Doença Cardiovasculares:

Essa doença é a principal causa de mortes em idosos. Com o bloqueio das veias e artérias, pode ocorrer um ataque cardíaco, muitas vezes fatal.

• Doença Cerebrovascular (AVC):

Essa doença acontece quando o idoso apresenta um rompimento de um vaso sanguíneo na cabeça, impedindo que as suas células sejam alimentadas.

• Hipertensão:

Esse é outro problema bastante comum nos idosos que podem sofrer de sintomas em todos os seus órgãos.

• Doença de Parkinson:

Essa doença é um distúrbio neurológico progressivo, ou seja, que vai se intensificando com o tempo. Nessa doença ocorrem movimentos bruscos, rigidez e tremores visíveis. O Pilates é uma atividade altamente indicada nesses casos.

• Doença de Alzheimer:

Nessa doença acontece a perda de memória, alterações de humor, confusão e dificuldade de comunicação. O Pilates também é indicada, por realizar movimentos através da consciência cerebral.

• Osteoartrite:

Essa é uma doença muito comum em mulheres. Nessa doença as mulheres apresentam uma degeneração nas articulações. O Pilates garante melhorias no gerenciamento da dor que essa doença pode causar.

• Osteoporose:

Essa doença é caracterizada pela perda de massa ósseo. Nela os ossos ficam mais fracos e mais finos. O Pilates também garante melhorias no gerenciamento da dor que essa doença pode causar. Essas são as principais doenças que atingem pessoas na terceira idade, e o Pilates pode ser um grande aliado tanto na sua prevenção como também no gerenciamento de dor e tratamento.

Como prevenir doenças em Idosos

Para prevenir doenças em Idosos é fundamental seguir alguns passos:

Para praticamente todas essas atividades de prevenção de doenças em idosos, o Pilates consegue atuar com uma grande adicional positivo, beneficiando a saúde do idoso de maneira generalizada.

Principais dificuldades físicas da terceira idade

Uma das grandes dificuldades físicas da terceira idade é a falta de equilíbrio, no qual o idoso pode sofrer quedas e sofrer fraturas e lesões. Essa falta de equilíbrio pode estar relacionada com várias causas, desde questões neurológicas até questões posturais. O resultado é uma marcha alterada o que leva ainda mais desequilíbrio e insegurança e consequentemente a mais quedas. Outros grandes problemas são a postura errada na coluna e encurtamento muscular. Esses dois geram ainda mais desconfortos, tal como: diminuição da coordenação, amplitude de movimento reduzida, perda da percepção corporal, perda da flexibilidade e lentidão reflexa. Por isso é fundamental trabalhar a capacidade física para mudar essa realidade. Além disso, uma grande dificuldade dos idosos que não é muito comentada ou falada é a incontinência urinária ou fecal, a qual pode realmente prejudicar a qualidade de vida do idoso.

Como resolver essas dificuldades físicas na terceira idade

Para resolver essas dificuldade físicas que surgem com a terceira idade é fundamental buscar soluções que tragam mais qualidade de vida como também mais bem-estar. E uma dessas soluções é inserindo o Pilates no seu dia-a-dia. Tanto ele como outras práticas de exercícios físico promovem uma melhora nas funções corporais, no equilíbrio, na força, na coordenação, e na velocidade dos movimentos. Dessa maneira, o idoso tem o conjunto ideal de fatores para garantir mais segurança e também prevenir as quedas. Outros benefícios são: conseguir sentar, levantar e caminhar como mais facilidade. Além disso, o Pilates é a solução para incontinência urinária ou fecal, já que fortalece os músculos principalmente da região pélvica, os quais são difíceis de serem trabalhos em outras práticas físicas. Praticar atividade física na terceira idade é a garantia de uma vida mais autônoma e independente.

Pilates como solução para qualidade de vida e bem-estar da terceira idade

O Pilates é um método de condicionamento físico desenvolvido por Joseph Pilates. Este método reúne um conjunto de exercícios completos que promovem a concentração, a coordenação, o controle de movimentos e de respiração. Além disso, o Pilates faz um trabalho de centralização da força do corpo, além de promover flexibilidade, reforço muscular, equilíbrio e relaxamento tanto do corpo como também da mente. Diversas pessoas da faixa da terceira idade tem procurado o Pilates para garantir a sua reabilitação e melhorar a sua saúde como também a sua vida como um todo. Os fatores que as levam a escolher pelo o Pilates são: a alta de equilíbrio com quedas, as fraquezas musculares com dificuldades na AVD’s (atividades de vida diária) e também as dores devido alguma doença na coluna, articular ou muscular. O Pilates apresentam uma série de exercícios bem específicos, os quais permitem tratar o aluno de maneira eficaz. O aluno também sente uma grande melhora em sua autoestima, já que sente mais confiança para seguir com as suas atividades rotineiras, se sentindo melhor tanto fisicamente como também emocionalmente. O Pilates consegue trabalhar tanto o corpo como a mente, pois seus exercícios sempre pedem uma conexão da mente como o corpo.

Os muitos benefícios do Pilates na Terceira Idade

Já deu para entender como o Pilates é fundamental para uma pessoa na terceira idade, isso porque essa prática traz diversos benefícios, entre eles:

1. Ajuda a aliviar e a reduzir as dores de qualquer área do corpo

2. Ajuda a aumentar a força muscular