EXERCÍCIO PARA ALÍVIO DA DOR - COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA QUE REALMENTE ME AJUDA A EVITAR A DOR?

Todo mundo está dizendo que você precisa se exercitar, mas quando você está com dor, exercitar-se pode ser a última coisa que você tem vontade de fazer.

E, infelizmente, quanto mais você evita fazer isso, mais difícil pode ser para começar.

Músculos e tendões ficam fracos, rígidos e doloridos quando não estão sendo usados, então pode haver dores e dores significativas quando você decide começar a se mover novamente.

Mas encontrar o programa de exercícios certo pode ser uma ferramenta essencial para o alívio da dor. Aqui estão algumas estratégias que podem ajudá-lo a superar esse obstáculo inicial e rumo a um hábito de exercícios saudáveis ​​para reduzir a dor:


1. Obtenha ajuda. Se você tiver os meios e se seu fisioterapeuta aprovar, aproveite o conhecimento e a experiência de um especialista em movimentos (ou mais de um!).

Fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e instrutores de Pilates são treinados na arte de ajudar os outros a se moverem com segurança e eficácia - eles podem ser de grande ajuda.

2. Solidifique seu CORE. Toda estrutura estável precisa de uma base sólida. Para o corpo humano, essa base é o grupo de músculos estabilizadores ao redor do abdômen, da pelve e das costas - juntos chamados de “núcleo” do corpo .

Todo o seu movimento flui através desta base: levantar, carregar, alcançar, puxar, inclinar-se, torcer, girar - você escolhe. Praticamente todas as ações do corpo são apoiadas pelo importante núcleo , portanto , torne os exercícios básicos uma parte fundamental de seu novo programa de exercícios. Não importa a parte do corpo que doa, um núcleo mais forte o ajudará a funcionar melhor e com menos dor

3. Recalibre seus músculos. Não importa o tipo de dor crônica que você possa ter, provavelmente também terá algum tipo de desequilíbrio musculoesquelético associado à dor muscular. Esse parece ser o caso mesmo para problemas como dor nos nervos e artrite articular, em que a dor muscular se desenvolve rapidamente como uma consequência secundária do problema de dor primária. Freqüentemente chamados de pontos de gatilho, é certo que certos músculos ficarão tensos ou compensarão para contornar um problema de dor.

Essas mudanças protetoras podem ajudar a reduzir o desconforto agudo no momento, mas são prejudiciais a longo prazo, pois criam novas tensões e dores - e as mudanças que você faz para acomodá-las criam seus próprios problemas.

É muito importante identificar e liberar esses pontos-gatilho musculoesqueléticos disfuncionais. Obtenha ajuda de seu médico, fisioterapeuta, acupunturista, massagista ou quiroprático. Use o que você aprendeu com eles para selecionar alongamentos, exercícios e até técnicas de automassagem que vão resolver gradualmente as torções e permitir que você se mova com mais liberdade e menos desconforto.

4. Descubra seu ritmo. Você está embarcando em um programa de exercícios e reabilitação para toda a vida.

O objetivo é reduzir sua dor e melhorar a função, não estabelecer recordes, portanto, controle seu ritmo. Não há problema em interromper seus exercícios ou tarefas diárias e fazer pausas. Por exemplo, em vez de tentar se exercitar por 60 minutos e ficar exausto, divida em três sessões separadas de 20 minutos ao longo do dia.

5. Abrace abordagens mente / corpo. O movimento não é apenas uma ação física - é realmente uma interação entre o cérebro e o corpo. Felizmente, existem estratégias de movimento mente / corpo que podem ajudar a deixar o sistema nervoso à vontade, enquanto prepara o corpo para se mover de maneiras novas e desafiadoras ao mesmo tempo.

Na verdade, há um número crescente de estudos que descobrem que abordagens mente / corpo, como tai chi, ioga e Pilates, podem ajudar os pacientes a controlar melhor a dor enquanto se sentem e funcionam melhor ao mesmo tempo.

6. Comece a andar. Caminhar não é muito sofisticado ou excitante, mas é um dos melhores exercícios que você pode fazer.

A natureza nos criou como “máquinas ambulantes” e nossa força, equilíbrio, saúde geral e sensação de bem-estar melhoram à medida que aumentamos nossos passos. A distância, a duração e a velocidade com que você pode caminhar influenciam diretamente o quão ativo, conectado e independente você pode ser.

Portanto, maximizar sua capacidade de locomoção é um componente crítico para seu programa de gerenciamento de dor. Claro, qualquer novo programa de exercícios precisa do sinal verde de seu médico, então, antes de se mexer, converse sobre seus objetivos, os tipos específicos de exercícios certos para você e se você precisa da orientação de um fisioterapeuta ou outro profissional de movimento. Praticar exercícios quando você tem dor crônica é um processo de construção de confiança - seja paciente e continue. Cada passo à frente e cada pequeno sucesso acabará por levar a uma mudança transformacional.


ATENÇÃO

Se você tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!


No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores.


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