top of page

PORQUE A VACINA ASTRAZENECA DO COVID TEM TANTOS EFEITOS COLATERAIS?

Eu tenho um artigo aqui no meu blog que explica exatamente como funciona a vacina quando ela é aplicada no nosso corpo. Se você ainda não leu, corre lá, veja esse artigo e depois volte aqui para você poder entender melhor o artigo de hoje.


Mas de uma forma bem resumida, os adenovírus na vacina são atenuados, mas eles causam uma infecção nas pessoas vacinadas sem causar nenhuma doença e sem se multiplicar.

Só que o seu corpo não sabe disso e seu sistema imunológico reage como se estivesse sendo atacado, gerando os efeitos colaterais que eu já vou te dizer quais são.



Antes disso entenda o seguinte:

Com a produção da Fiocruz aumentando, a vacina AstraZeneca/Oxford tem ganhado destaque no Brasil, com mais doses aplicadas em todo o País. Com isso, aumentaram também os relatos de pessoas que tiveram alguma reação adversa à essa vacina.


Os efeitos colaterais relatados pelas pessoas que tomaram a vacina da AstraZeneca estão previstos na bula do medicamento e costumam passar em poucos dias.


Uma informação importante: As reações adversas costumam ser mais leves e menos frequentes entre pessoas com mais de 65 anos, mas ainda não se sabe o porque.


Vale lembrar também que as reações adversas são comuns em qualquer tipo de vacina. Os Especialistas destacam que, apesar de serem desagradáveis os sintomas, os benefícios da vacina são superiores ao mal-estar momentâneo que essa vacina pode causar, ou seja, vale a pena sim tomar a vacina e ficar imunizado, mesmo com os efeitos colaterais que ela pode produzir.


Veja agora os efeitos colaterais mais comuns associados à vacina AstraZeneca, que foram detectados na fase 3 dos testes.

1- Sensibilidade no local da injeção (esse sintoma foi relatado por mais de 60% dos voluntários);

2- Dor no local da injeção, dor de cabeça e fadiga (relatado por mais de 50% dos voluntários);

3- Dor no corpo e mal-estar (relatado por mais de 40% dos voluntários);

4- Febre e calafrios (relatados por mais de 30% dos voluntários);

5- Dor nas articulações e náusea (relatadas por mais de 20% dos voluntários).


A maioria das reações adversas foi de intensidade leve a moderada e normalmente resolvida poucos dias após a vacinação. As reações adversas foram mais frequentes após a primeira dose da vacina do que na segunda.


Os efeitos colaterais da vacina AstraZeneca acontecem sim, mas eles não impactam na proteção contra a Covid-19.


Por isso não faz sentido achar que o efeito colateral da vacina atrapalha eficácia dela. E o contrário também, por exemplo: tomei a vacina e estou tendo febre, dor e desconforto, ou seja, quer dizer que a vacina está atuando e meu sistema imunológico está trabalhando. Isso não tem nada a ver.


Ambos não fazem sentido. Sempre que se coloca algo que não faz parte do seu corpo é natural vir uma resposta e isso pode vir com algum desconforto."


"A vacina pode provocar efeito colateral porque se está colocando elemento externo, estranho ao corpo, no organismo. E ela não é a doença, na verdade, é como se fosse uma 'fantasia' da doença que é capaz de iludir o nosso sistema imunológico a produzir anticorpos contra a doença propriamente dita."


Agora uma coisa muito importante gente. Nós ainda estamos no meio de uma pandemia e não podemos nos dar ao luxo nesse momento de querer escolher vacina. O risco de uma pessoa ter coronavírus e ter complicação, comparado com o risco de tomar a vacina, acaba sendo um comportamento tolo. Por isso eu reforço, tenha medo de ter Covid e não dos efeitos colaterais da vacina. O COVID pode te matar, a vacina não.


Bom, não se esqueça que, aqui no meu Blog, tenho muitos outros artigos sobre vacinas, Covid e também muita informação sobre tratamentos, dicas e patologias de Coluna, Ombros, Joelhos e Quadril. Então já aproveita pra e já compartilhe este artigo com um amigo ou parente, pode ser?


Ahhh, mais uma coisa!


Está sofrendo com alguma dor no corpo?

Então, nada de se automedicar. Você precisa descobrir a CAUSA da dor e depois realizar o tratamento correto.

Por isso, comece pelo início.


Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.


Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.


Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nossa equipe e nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!


67 visualizações0 comentário
icon-whatsApp.png
bottom of page