PRINCÍPIOS BÁSICOS DO MARKETING DIGITAL PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Planejamento

Para que o marketing digital na área da saúde possa trazer os resultados esperados, todas as estratégias e ações precisam estar muito bem delimitadas antes de dar o start e passar para a fase de execução.

É por isso que a etapa inicial, o planejamento, precisa ser realizado com assertividade e eficiência.


Dentro do marketing, o planejamento tem a finalidade de definir, organizar e criar uma cronologia para as estratégias que serão executadas a fim de alcançar um determinado objetivo.


Após sua definição, o planejamento servirá como um guia. Se o planejamento orienta a execução de ações, os objetivos a serem atingidos orientam o planejamento.

Por isso, você deve ter seus objetivos muito claros, afinal eles irão ditar as melhores estratégias.



Personas

O termo “público-alvo” é muito comum quando falamos de ações de marketing direcionadas a um determinado segmento.

Mas conhecer seu público-alvo não é o suficiente para criar ações assertivas e direcionadas. É preciso ir além e entender, de fato, quem realmente interessa para você: sua persona.


A persona é uma representação semifictícia do seu paciente ideal. Ela é criada a partir dos hábitos, necessidades, objetivos, características socioeconômicas e padrões de comportamento observados entre os seus pacientes reais e potenciais.


Ao cruzar todos esses dados, as características em comum vão te ajudar a definir suas personas. Para ficar mais claro, veja um exemplo de persona para uma clínica de Dermatologia:

Paula, 51 anos, residente na região sul de Curitiba. Advogada, casada e com 2 filhos. Tem uma rotina muito agitada, entre uma atividade e outra costuma se atualizar e se entreter no Instagram, gosta de conferir dicas de saúde na internet. Está notando que estão surgindo diversas manchas em seus braços.


Esse é um exemplo bem simples, mas você percebeu como ela se parece como uma pessoa real e vai muito além da delimitação do público-alvo?


E por que criar uma persona para sua estratégia de marketing digital?


É simples: a identificação da persona permite que você crie conteúdos direcionados a ela, usando uma comunicação assertiva e trazendo informações relevantes para atender suas dores e necessidades.


Além disso, contribui para a definição da linguagem, formatos e estratégias mais adequadas.


Escolha dos canais

Focar somente em um canal ou então querer utilizar todos ao mesmo tempo nunca são boas estratégias.


O ideal é conhecer os canais que sua persona mais utiliza e aqueles essenciais para aumentar sua presença e autoridade no ambiente digital. A partir daí, será possível direcionar suas ações e estratégias de forma otimizada.


Apesar de haver uma variação de personas para cada instituição de saúde, existem canais que costumam fazer parte de estratégias efetivas de marketing digital, independente do porte ou segmento de atuação.

São eles:

• canal no youtube

• site;

• blog;

• perfil no instagram;

• página no facebook;

• e-mail marketing;

• mídias pagas


Mensuração

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a facilidade de mensurar o resultado de todas as ações e estratégias que você colocou em prática.


No marketing tradicional, isso não acontece, já que não dá para saber quantas pessoas foram impactadas por um anúncio em outdoor ou pelo spot na rádio, certo?


O uso de ferramentas específicas, a exemplo do Google Analytics, dos CRMs ou mesmo dos campos de estatísticas das próprias redes sociais, permite analisar os resultados de cada estratégia, como o número e origem de acessos ao site, visitas em um blog post, taxas de conversão para uma ação específica, taxa de abertura de e-mail marketing, engajamentos nas publicações de social media etc.


Todos esses dados são extremamente úteis para descobrir os pontos positivos e os que precisam ser otimizados. Isso permite que você direcione suas ações para os canais que convertem melhor, assim como faça ajustes importantes no planejamento.


Mas será que o seu investimento está trazendo o retorno desejado?


Isso também pode ser mensurado por meio da análise de métricas como Custo de Aquisição do Cliente (CAC) - que basicamente, é o valor que você precisa investir para conquistar um novo paciente - e o Retorno Sobre Investimento (ROI) - uma métrica usada para saber quanto a empresa ganhou com investimentos na área de marketing digital.


O que não é permitido no marketing na Saúde

O marketing digital deve ser realizado com ética em qualquer um dos setores da sociedade. No entanto, quando falamos em marketing na saúde, os cuidados devem ser ainda maiores, afinal estamos lidando diretamente com o bem mais precioso de cada indivíduo: sua saúde.


Os Conselhos Federais de cada profissão impõem uma série de restrições à publicidade que deve ser observada individualmente antes de colocar em prática qualquer estratégia de marketing digital.


O não cumprimento das obrigações do Manual de Publicidade pode causar afastamento do cargo, cassação do diploma, entre outros processos administrativos e judiciais.


Se você deseja exibir um resultado que ficou extremamente satisfatório em um paciente, por exemplo, saiba que essa prática não é permitida pelo CFM.


Abaixo, elencamos as principais proibições no marketing:

· oferecer consulta pelas redes sociais;

· exibir fotos de antes e depois;

· condicionar o sucesso do tratamento a um equipamento específico;

· utilizar expressões adjetivadas, como: “o melhor”, “o mais eficiente”, “resultado garantido”, etc;

· receber pagamento para aparecer na mídia;

· divulgar informações sem comprovação científica.


Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.


Mas se você não encontrar o que deseja, pode me mandar uma mensagem clicando aqui que eu farei questão de produzir um texto e um vídeo bem bacana para te ajudar.


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