Quais os benefícios do Pilates além do alívio da dor

Atualizado: Ago 29

O Pilates é conhecido como um método completo.

Além de trabalhar aspectos corporais, como tonificação muscular, postura e condicionamento físico, ele também lida com a parte mental dos seus praticantes, com exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade e o estresse.



O criador do método Joseph Pilates (por isso o nome popular), foi o grande idealizador da série de exercícios e para isso, baseou sua técnica em 6 princípios básicos. São eles:

Concentração – como o próprio nome diz, o objetivo aqui é ficar o mais concentrado possível ao realizar o exercício, para garantir que os movimentos sejam feitos com a maior eficácia possível.

Controle – esse princípio tem por propósito aprimorar a coordenação motora durante os movimentos, dando ao corpo um padrão suave para evitar contrações musculares desnecessárias, ajudando na garantia dos benefícios do Pilates.

Precisão – a precisão do movimento é imprescindível para o controle do equilíbrio de todos os músculos que estão sendo trabalhados durante os exercícios.

Centro – também como conhecido como Power House é o foco de todos os exercícios do Método, pois a estabilização do tronco se dá pelo fortalecimento dessa musculatura, sendo essencial também para um melhor alinhamento postural.

Respiração – a respiração é muito importante pois deve sempre estar sincronizada com a realização do movimento, sendo este o fator primordial da técnica.

Fluidez – o objetivo desse princípio é dar leveza ao exercício, com movimentos controlados para que não haja impacto pesado durante o exercício.

Dessa forma então foi criada a Contrologia que é o princípio básico do Método, ajudando então na garantia dos benefícios do Pilates.


Dito isso, é fácil imaginar quais são diversos os benefícios do Pilates.

Aqui podemos citar 10 deles:


1) Melhora da Resistência Física

Como dito anteriormente, os exercícios de Pilates trabalham vários músculos do corpo ao mesmo tempo, indo desde músculos que você nunca trabalhou até aqueles que estamos acostumados a fortalecer nas atividades do dia a dia.

Tonifica a Musculatura

Bom, com todo esse fortalecimento físico desenvolvido durante as aulas de Pilates, quem se beneficia é o famoso tanquinho.

Além disso ele está tonificando o abdômen, que é ótimo para a prática de atividades físicas e também esportes, pois a ativação desse músculo é exigida em todos os exercícios.

Aumento da Flexibilidade

Antes de mais nada é importante falar que a flexibilidade varia de pessoa para pessoa e também envolve fatores como altura, sexo, atividades diárias, postura, entre outras.

Os primeiros movimentos que podemos fazer para aumentar a flexibilidade são os famosos alongamentos para que o corpo saia do modo estático de ficar o dia todo sentado na frente de um computador.

Dessa forma, existe uma maior concentração e em consequência uma maior circulação do sangue, aumentando a quantidade bombeada em cada músculo.

Esse movimento simples ajuda em muito o seu corpo sendo então um dos ótimos benefícios do Pilates!


2) Corrige Problemas Posturais

Umas das maiores procuras pelo Pilates são por pessoas que possuem algum tipo de problema postural.

Por estar sempre em uma péssima condição postural, a coluna vai acumulando vários problemas que podem evoluir para algo mais significativo no futuro.

O Método é essencial no tratamento desses desconfortos pois ele promove exercícios de reabilitação que atuam nessas áreas, além de exercícios de alongamento e flexibilidade que ensinam à coluna qual a melhor postura a ser aplicada no dia a dia.

Durante os exercícios, o fortalecimento das musculaturas que mantém a coluna ereta é essencial para que a longo prazo esses problemas possam ser tratados da melhor maneiro possível, evitando que continuem evoluindo no futuro, por isso é um dos grandes benefícios do Pilates.

É importante lembrar que se não tratado, outros problemas podem surgir ao longo do tempo em decorrência de uma negligência com a postura, sendo assim é importante além de praticar Pilates, você procurar um bom especialista no caso.


3) Reduz os riscos de desgastes das articulações

As articulações do nosso corpo possuem uma lubrificação chamada de líquido sinovial, esse líquido é responsável por lubrificar e nutrir as células das articulações.

Porém, quando ocorre muito atrito entre essas articulações, o líquido pode ser produzido com menos frequência causando doenças como artrite reumatóide e osteoartrite.

Por conter uma gama de exercícios progressivos, o Método Pilates possui exercícios que não impactam a musculatura.

Ou seja, por serem movimentos que não contam com atitudes bruscas, eles não têm um impacto negativo nas articulações, diminuindo assim o atrito causado por exercícios de maiores impactos como musculação pesada e atividades como saltos.

Desta forma, eles evitam os impactos das articulações, sendo então um dos grandes benefícios do Pilates.


4) Melhora a Respiração e Concentração

Mais do que apenas fornecer oxigênio ao corpo, a respiração faz toda a diferença durante os exercícios, pois ter o controle da musculatura potencializa o efeito dos movimentos após a atividade.

É importante ter uma inspiração profunda seguida de uma expiração forte.

Dessa forma conseguimos estabilizar melhor nossa coluna, o que contribui para uma postura correta, além de diminuir a dor muscular e melhorar nosso rendimento durante as atividades.

Para finalizar, a respiração no Pilates melhora a vida do aluno o dando mais disposição para realizar as tarefas do dia a dia.

Isso se dá porque seu sistema imunológico se fortalece, combatendo doenças, enxaquecas e eliminação de toxinas, causando um maior bem-estar para o praticante.

A respiração no Pilates é uma ferramenta essencial para todos aqueles que querem uma melhor qualidade de vida, sendo este um dos principais benefícios do Pilates.


5) Promove o Bem-Estar

Dificilmente você vai encontrar alguém que não chega estressado do trabalho, ou que precisa descansar no final de um longo dia.

Isso pode ser muito ruim para o nosso corpo, pois o estresse pode desencadear várias outras doenças como a depressão, gastrite e dores de cabeças.

Porém, o Método Pilates pode ajudar nos problemas emocionais proporcionando um imenso bem-estar.

Mas de que forma isso acontece? A Contrologia é responsável pela harmonia entre o corpo e o equilíbrio da mente, ajudando em casos de estresse, fazendo com que a mente se acalme durante o período de aula.

Pelo fato de o Método exigir a concentração e o controle na hora da execução, pessoas com problemas de ansiedade são ajudadas a terem um dia mais calmo, não tão agitado, com o devido bem-estar que todo mundo quer.


6) Ajuda na queima de calorias e controle de peso

Bom, vamos pensar. O Método Pilates é uma série de exercícios, certo? Todo exercício físico feito na frequência certa, com a carga e a sequência correta tem uma perda de peso, não?

Pois bem, quando você pratica o Método Pilates, seu corpo queima calorias através dos movimentos, ajudando seu corpo no emagrecimento.

Desta forma, o Pilates ajuda no controle do peso, no entanto é importante frisar que apenas os exercícios não serão responsáveis para que isso aconteça.

Uma reeducação alimentar e uma mudança na rotina é essencial para que você atinja o seu objetivo.

O ponto aqui é combinar todas essas áreas para que o resultado no final seja de total agrado. Como o mestre Joseph costumava dizer “Não interessa o que você faz, e sim como você faz”.

Por isso nada de colocar a culpa no Pilates se você não conseguir atingir o seu objetivo ok?

Lembre-se de conversar com o seu instrutor e deixar claro qual o seu objetivo com a prática dos exercícios, para que juntos vocês possam chegar lá.


7) Relaxa a musculatura

Todos os exercícios do Método Pilates proporcionam um melhor rendimento físico e com a melhora do físico, a mente com certeza se beneficia.

Além disso, uma vez que os exercícios trabalham força, equilíbrio, alinhamento postural, o organismo libera endorfina, ajudando no relaxamento do corpo.

Isso acontece, pois, além do Pilates trabalhar todos os itens acima, ele também trabalha a respiração, estimulando o relaxamento através da inspiração e expiração.

Sendo assim, podemos dizer que este é um dos ótimos benefícios do Pilates.


8) Ajuda no processo de reabilitação de lesões

Hoje em dia existem vários motivos que levam as pessoas a praticarem Pilates, como a busca por um melhor condicionamento físico, a busca pelo emagrecimento e até mesmo para auxiliar em  diferentes fases da vida diferentes, como a terceira idade.

Porém um dos principais motivos que levam as pessoas a praticarem o Método é pelo Pilates na reabilitação.

O Pilates, é uma prática muito indicada para a reabilitação pois seus exercícios atuam diretamente na musculatura com o intuito de fortalecer, o que colabora com a melhora do quadro clínico na região do corpo fragilizada.

Além disso, quando você pratica Pilates com a intenção de reabilitar o corpo, os movimentos são realizados especialmente para alcançar os seus objetivos, melhorando a região lesionada gradativamente.


9) Melhora a qualidade do Sono

O Pilates é um conjunto de exercícios que ajudam no completo controle do corpo e também da mente.

Desta forma ele pode ajudar também na melhoria do sono pois seus exercícios liberam endorfinas, que produzem uma sensação de bem-estar, e reduzem a ansiedade na hora de dormir.

Por meio de seus princípios, o Pilates promove sensações de tranquilidade, e consciência corporal, onde a sobrecarga dos movimentos é aumentada até um nível ideal e gradativamente, sendo realizado com poucas repetições, o que leva a uma melhor resposta na qualidade do sono.

Além disso, por trabalhar com a respiração, o Pilates também mobiliza o sistema nervoso fazendo com que o corpo garanta um enorme relaxamento, sendo assim, ele reduz problemas como a ansiedade e o estresse que são umas das grandes causas da insônia.


10) Aumenta a disposição

Muitas vezes passamos por aqueles momentos de preguiça que não temos vontade de fazer nada!

Porém, quando seu corpo não se movimenta, você colabora não só com o sedentarismo, mas com possíveis patologias como atrofiamentos e hipertensão.

Quando você pratica Pilates, o seu corpo ganha condicionamento físico, sendo assim, você terá disposição de sobra para realizar qualquer tarefa do dia-a-dia.

Ir trabalhar, sair e enfrentar novas aventuras são algo superdivertido para você!

Isso porque seu corpo passa a enfrentar todas as tarefas com mais disposição e o cansaço é algo do passado.



Outros benefícios do Pilates além do Físico

Além de conter inúmeros benefícios ao corpo do praticante, como tonificação muscular, condicionamento físico e melhora da postura, o Pilates também trata a parte mental dos pacientes.

Mas de que forma?

O tratamento da mente no Pilates acontece incluindo exercícios de alongamento e relaxamento, assim como o foco nos exercícios de respiração, aliviando assim a ansiedade e o estresse acumulado durante o dia a dia das pessoas.

Os movimentos realizados durante a sessão de Pilates podem parecer simples como exercícios de alongamento e fortalecimento, mas que agem no corpo de forma integrada e individualizada, tirando o máximo proveito de cada movimento.


Veja agora a lista COMPLETA dos benefícios do Pilates:

Por ter esses ganhos citados para o corpo, o Pilates pode ser usado como tratamento de dores crônicas, problemas relacionados à má postura, doenças osteomusculares, prevenção de lesões, aumento do condicionamento físico e também para a perda de peso.

Na maioria dos exercícios, não são usados pesos e todo o esforço vem da carga do próprio corpo.


Como trabalha a respiração tridimensional, ou seja, que a sua caixa torácica se movimenta em 3 direções – expandindo para os lados, para frente e trás, para cima e baixo, o Pilates fortalece, ainda, o sistema respiratório e a circulação.

Além disso, a chance de lesão é praticamente nula, pois os exercícios propostos têm baixo impacto e não são repetidos à exaustão.


Assim, há menos desgaste do corpo, mas com todos os benefícios da prática de exercícios físicos, como o aumento da disposição.



Quando falamos de benefícios do Pilates para a mente, entramos na origem do método, pois enquanto desenvolvia seu método, Joseph Pilates entrou em contato com as teorias orientais que pregam a integração entre corpo e mente saudáveis para a manutenção da saúde do organismo.

Por isso, parte fundamental da prática é o controle da respiração e a concentração, trazida em boa medida da ioga e da tradicional medicina chinesa.

Assim como regula os hormônios relacionados ao estresse no sangue, a prática libera dopamina e serotonina, neurotransmissores responsáveis pelo sentimento de prazer e bem-estar.


Além de tudo isso, incluindo um bem-vindo acréscimo de disciplina, praticar Pilates pode aumentar a autoestima, conforme as mudanças no corpo vão aparecendo.


O Pilates é uma prática acessível a qualquer pessoa, de qualquer idade, pois respeita as capacidades e busca atender à necessidade individual.


Como já dissemos, uma das principais vantagens do método é que ele pode ser praticado por todos: mulheres e homens, atletas e sedentários, pessoas saudáveis ou com alguma patologia.

Mas não só.

O Pilates também beneficia as pessoas que não podem realizar outros tipos de atividade, como idosos, gestantes, crianças e quem tem lesões musculares ou ósseas.


Para idosos, por exemplo, é normal que, com o avanço dos anos, haja perda da massa muscular e óssea, assim como aumento da gordura corporal, dos problemas cardíacos, respiratórios e de eventuais problemas de incontinência.

As quedas passam a ser mais frequentes e não são raros os quadros de depressão na terceira idade.

Pode parecer exagero, mas não é: o Pilates pode evitar e tratar tudo isso de uma vez só.


Assim como atua na recuperação do tônus  e flexibilidade muscular, bem como no movimento seguro das articulações, o Pilates reforça o equilíbrio de seus praticantes, fatores fundamentais para fortalecer a saúde do corpo e evitar quedas.

Além de todo o trabalho corporal, a prática estimula o bem-estar mental dos idosos, aumentando sua autoestima e a sensação de serem capazes de realizar exercícios físicos e as atividades regulares do dia a dia.


Citando um outro benefício do Pilates, lembramos do equilíbrio, que é uma das várias funções do corpo humano que compreende a interação de três sistemas perceptivos: o vestibular, o proprioceptivo e o visual.

Concluímos então que o Pilates é uma atividade física que oferece os mais diversos tipos de benefícios, seja para qualquer idade ou qualquer que seja o objetivo.

O método sempre pode alcançar mais do que apenas o objetivo proposto, pois oferece muitos ganhos para quem o pratica.


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Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!


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