BURSITE SUBACROMIAL: TUDO SOBRE DOR NO OMBRO E BURSITE

Atualizado: Out 24

O que é bursite no ombro?

A bursite no ombro resulta de uma inflamação das bolsas sinoviais (ou bursas) que existem à volta desta articulação e dos tendões da coifa dos rotadores.  É uma das causas mais frequentes de dor nesta articulação. Pode ser unilateral ou bilateral (atingindo os dois ombros). Pode surgir de uma forma aguda ou evoluir para uma bursite crônica no ombro.


Bursite subacromial São várias as bursites que podem ocorrer no ombro consoante é afetada uma ou outra bolsa sinovial. As mais frequentes são aquelas que atingem a bursa subacromial subdeltóideia formando o que vulgarmente se denomina como bursite subacromial. Bursite no ombro - sintomas A bursite do ombro apresenta um quadro clínico semelhante ao da tendinite no ombro. Os sintomas mais característicos são a presença de dor de tipo inflamatório, localizada na face antero-lateral do ombro, eventualmente irradiando para o braço e cotovelo. O seu agravamento é especialmente sentido com a realização de esforços ou durante a noite, impossibilitando o paciente de dormir sobre o ombro afetado. É também característica da bursite do ombro, a presença de crepitação que é palpável, ou perceptível pelo paciente, ao fazer a mobilização da articulação.

Bursite no ombro - causas As causas mais frequentes de bursites no ombro são os traumatismos e esforços repetidos, como os que ocorrem com determinadas atividades laborais (pintores ou estocadores, repositores de armazéns, etc) ou com a prática de certos esportes, como musculação, natação, crossfit ou outros praticados com o braço acima da cabeça (“overhead sports”). Também certas doenças reumáticas (como, por exemplo, artrite reumatóide, gota, lúpus, artrite psoriática) se associam frequentemente com bursites (nomeadamente subacromiais). Bursite no ombro - diagnósticodiagnóstico desta patologia faz-se, essencialmente, através de um exame clínico cuidadoso, efetuado pelo seu especialista de ombro (fisioterapeuta).

Os exames a efetuar posteriormente poderão ser uma radiografia que ajuda a excluir outras causas de dor no ombro (como artrose ou tendinite calcificante) e uma ecografia do ombro que facilmente visualiza o líquido na bursa subacromial (provocado pelo derrame inflamatório). A ressonância magnética nuclear (RMN) do ombro é, no entanto, aquele que apresenta uma melhor acuidade diagnóstica, obtendo imagens de alta resolução das estruturas musculo-tendinosas envolventes e despistando qualquer patologia intra-articular.


Bursite no ombro tem cura? A bursite no ombro tem cura. Saiba, a seguir, como tratar a bursite no ombro. Bursite no ombro - tratamento A medicação ou remédio mais usualmente usados para o tratamento da bursite no ombro são os anti-inflamatórios. A sua indicação tem como objetivo aliviar a dor e diminuir a inflamação sempre presente nestes quadros para que o paciente consiga efetuar todos os exercícios da fisioterapia. A fisioterapia é essencial para manter a função articular e ajudar a controlar a dor. Um tratamento fisioterapêutico bem orientado, com exercícios adequados, pode prevenir a instalação de um quadro de rigidez marcada no ombro, habitualmente chamado de capsulite adesiva ou retrátil (ombro congelado ou “frozen shoulder”). Este obrigaria a prolongar o tratamento para a sua completa resolução. Bursite no ombro - cirurgia A artroscopia do ombro (cirurgia) reserva-se para os casos extremos onde a Fisioterapia Especializada não evolui e casos associados a outras patologias, como ruptura total de tendões ou artrose grave. Esta operação realiza-se com recurso a técnicas mini-invasivas que permitem uma excelente visualização articular, realizando uma agressão cirúrgica mínima e proporcionando assim um pós operatório bem tolerado e uma reabilitação mais fácil e rápida. Deverá ser efetuada em centros especializados e por equipes experientes (nomeadamente de ortopedia, anestesia e enfermagem) para permitir obter os melhores resultados.


ATENÇÃO

Se você tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!

No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores.


Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Clique AQUI para ver os depoimentos.


Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!

#drgiulianomartins, #onefisioterapia, #crossfisio, #metodologiaone, #fibromialgia, #pilates, #quiropraxia, #fisioterapia, #ribeiraopreto, #curitiba, #dorcronica, #doraguda, #fisioterapiaesportiva, #quiropraxiaribeiraopreto, #fisioterapiaribeiraopreto, #pilatesribeiraopreto, #quiropraxiacuritiba, #fisioterapiacuritiba, #pilatescuritiba, #crossfit, #dornopescoço, #alongamento, #artrose, #bicodepapagaio, #terapiamanual, #bursite, #bursitenoombro, #bursitesubacromial, #ombrocongelado, #capsuliteadesiva


108 visualizações

CONTATO

Ribeirão Preto

Rua José Jaime Delibo, 160
CEP 14026-563 - Jardim Nova Aliança

Ribeirão Preto/SP

Curitiba

Av. Silva Jardim, 3161
CEP 80240-021 - Bairro Água Verde - Curitiba/PR

Qual unidade gostaria de falar ?

© 2020 por ONE Fisioterapia. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Onegate