COVID CAUSA AUMENTO DE PRATICANTES DE CORRIDA - TUDO SOBRE CORRIDA DE RUA

Quando é necessário trocar de rotina e buscar novas práticas saudáveis para mudar os hábitos ‘ruins’, é comum ter como primeira opção começar a correr. Contudo, com essa escolha surgem aquelas dúvidas: qual modalidade de corrida devo praticar e onde correr? Corrida de rua ou esteira, ou devo apenas caminhar?



Essas são algumas perguntas frequentes para aquele atleta iniciante, ou até mesmo para quem é veterano no esporte, mas está buscando novos desafios dentro da prática. 

Se interessou pelo assunto? Fique conosco e leia nosso guia definitivo de corrida de rua, para ficar por dentro do assunto e começar a praticar de maneira correta e simples esse esporte, ou evoluir de forma saudável nessa atividade!


O que é corrida de rua?

A corrida de rua é uma modalidade esportiva que existe há séculos e que se popularizou em meados do século XVIII. Ela é uma prática comum para a maioria das pessoas, pois é de baixo custo, sendo acessível para quase todos, pois na sua totalidade, é apenas necessário um tênis ideal e roupas adequadas. Mas vale ressaltar que para realizar o exercício de forma correta, é preciso buscar o acompanhamento de um profissional!

Ela faz parte do conjunto de práticas do atletismo, estando presente também na tríade do Triathlon, junto com a natação e o ciclismo.

Esse estilo de corrida é comum entre os brasileiros, sendo praticado em ruas, avenidas ou locais abertos com variação de solo. A corrida de rua possui algumas distâncias fixas, sendo a menor de 5 km, indo até a de 42 km (distância de maratona). Ela ajuda na resistência, em relação à esteira de academia, e vem mostrando ser uma prática favorita para a população.

É o segundo esporte mais praticado no país, tendo um crescimento maior que 50% nos últimos anos, segundo o Sabrae e a consultoria espanhola Relevance. Sendo assim, fica claro que essa prática tem seu destaque garantido, além da acessibilidade que oferece.


Corrida de Rua – História

Como dito anteriormente, a corrida de rua surgiu em meados do século XVIII como prática esportiva na Inglaterra, com grande participação popular. Mas pode-se considerar que desde os primórdios para a sobrevivência humana, a corrida foi necessária para manter a espécie.

Sua popularidade foi tanta que, após Inglaterra, a modalidade foi para os demais países da Europa, indo posteriormente para os Estados Unidos.

Já no Brasil, a corrida de rua começou a se fazer presente em meados do século XX com o início da prática do atletismo, tendo no ano de 1925 uma das provas mais prestigiadas pelos corredores do país, a Corrida de São Silvestre, na cidade de São Paulo.

Essa é uma das modalidades dentro da Corrida, possuindo algumas variações.


Outros tipos de Corrida

Dentro da corrida, já abordamos o estilo praticado nas ruas, mas existem alguns outros que também tem uma alta demanda de praticantes.


Corrida em Montanha

Caracterizada pelo seu percurso, a corrida em montanha possui muitas subidas e descidas, podendo ou não ter obstáculos. Ela tem esse nome, pois seu percurso deve ter um mínimo de altimetria acumulada, variando a distância de acordo com o nível do mar. Ou seja, ela não é estática e linear.


Corrida Trail Run

Mais intensa que a corrida em montanha, o trail run traz desafios com a natureza, tendo sua prática em trilhas, bosques e até praias. Ela é aberta para todos e suas distâncias podem variar de 5 km a 100 km de distância.

Nessa prática, por ser mais intensa e por ter um objetivo de resistência e cuidado, por exemplo, aqui o tempo de percurso não importa, diferente da corrida de rua, pois o essencial é completar e não se machucar.


Corrida de Pista

Essa é uma das modalidades mais tradicionais do atletismo. Sua prática é feita em pista, tendo várias provas a serem realizadas, como as corridas de pista ovais, as corridas de meio fundo, as corridas de fundo e as corridas com obstáculos.

Existem diversos tipos de corrida, e aqui deixamos apenas alguns para entender a diversidade dessa prática, não sendo restrita apenas a corrida de rua.


Quem pode praticar corrida de rua?

Não existe restrição de idade, gênero ou sexo para a prática. Todos podem (e devem) praticar. Seja criança ou seja idoso, homem ou mulher, a prática de corrida de rua serve para todos, então não pense que existe algo que impeça a prática, tanto por quesitos corporais, como pela idade.

Realizar a corrida é uma prática extremamente simples, e ela prepara o nosso corpo para qualquer outra atividade!


Como começar corrida de rua?

Para correr na rua não basta colocar um par de tênis no pé, vestir uma roupa confortável e sair correndo. É necessário técnica para não machucar o corpo, além de auxílio médico para saber se a corrida é adequada para as suas necessidades. 

Seja fisioterapeuta para ver as condições da sua perna ou nutricionista para a sua alimentação.

O foco é não se virar sozinho e acabar machucando seu corpo! Para os treinos, busque alguém especializado na área. Um bom conselho é ter alguma assessoria esportiva para ajudar.


Buscando Auxílio – Assessorias Esportivas

No seu significado mais amplo, uma assessoria esportiva procura assessorar e diminuir todas as carências de um atleta, seja ele iniciante ou não, levando em consideração a sua saúde e os resultados que deseja alcançar. 

Ou seja, uma assessoria serve de acompanhamento para as suas práticas, estando presente também para as corridas de rua. Com isso, uma série de benefícios vem acompanhada com a assessoria.


Treinamento personalizado

Com a assessoria, planilhas de treinamento de acordo com a sua necessidade serão fornecidas, então improvisos de buscas pela internet ou treinos que não são de acordo com o seu perfil serão evitados. Isso acaba também gerando segurança para você.


Acompanhamento

Literalmente o treinador saberá o seu passo a passo! Com o acompanhamento, é mais fácil visualizar seu esforço, rendimento e evolução nos treinos. Além disso, a parceria com seu ‘técnico’ fica mais forte, tendo essa conexão com ele estando perto ou não!


Segurança

Outro fator crucial para se ter uma assessoria esportiva de acompanhamento. Segurança nas práticas são essenciais, tanto para evitar lesões corporais, mas também para ter consciência do que está fazendo, pois a prática adequada do esporte não é apenas sair correndo.

E tudo isso acaba se resumindo em mecânica de corrida. É necessário entender seu corpo e ter um acompanhamento para conseguir resultados com a sua performance. Sendo assim, ficou claro então a importância de uma assessoria para corrida, certo?


Adaptação

Tendo aprendido as características básicas da corrida de rua e como pode realizá-la de maneira adequada, agora entra em jogo as adaptações! Para conseguir um bom rendimento é preciso força de vontade para se adequar as rotinas de treino.

Não pense que todas as práticas serão cansativas, como também totalmente prazerosas. Para ter rendimento e evolução no esporte, é preciso entender que dores são bem vindas, e também que descansos ou práticas leves são necessárias.

Não ache que sair correndo 5 km de início será fácil! Preste atenção ao seu treino, adapte sua rotina e não desista por estar no começo. Se seguir tudo como planejado, em pouco tempo grandes resultados virão. E tudo isso para evitar erros de corrida, pois no início todo cuidado acaba sendo pouco (e importante).


Benefícios da prática de corrida de rua

A corrida de rua apresenta inúmeros benefícios para quem tem a prática regular. Seja uma melhora de humor ou até o condicionamento físico. Sair da inércia com a corrida só trará benefícios para o corredor.


Sem estresse

Seja para correr por 30 minutos ou 1 hora, ficar distante dos aparelhos telefônicos ou da rotina caótica que vivenciamos no século XXI é extremamente importante, tanto para a saúde mental como para controlar o estresse. Correr ajuda nesses quesitos, então a ideia principal é não ficar parado!


Contato com pessoas

Por estar usando vias urbanas ou até parques, é comum ter mais pessoas ao redor. A prática esportiva vai agregar contato com pessoas, ajudando na socialização. É possível também fazer dessa prática algo familiar ou de contato com os amigos, pois ela pode ser praticada por muitos ao mesmo tempo.


Melhora a saúde

Em um meio sedentário que vivemos, correr ajuda a se destacar como pessoa, além de auxiliar na sua saúde. Seja para questões cardiovasculares, perda de peso, resistência ou condicionamento. A corrida impacta positivamente no seu bem estar, então a prática é altamente recomendada!


Rotina de exercícios

Com o acompanhamento feito, as metas definidas e o conhecimento sobre as adaptações necessárias, é preciso entender a rotina de exercícios. Tenha em mente que a prática é contínua, mas também requer descanso! E mesmo sendo visto como um exercício comum, é legal saber o que não fazer antes de correr para evitar problemas, tais como as lesões no joelho.


Dicas para corrida de rua

Muitos acabam não se acostumando com uma nova rotina com o primeiro contato, então alguns macetes são buscados para conseguir manter a prática. Trouxemos então algumas dicas para se adaptar ao esporte.


Hidratação

Beber água é essencial para não perder seu pique e também para manter a hidratação. Não esqueça de ter sua garrafinha como amiga, levando sempre que possível para evitar problemas.

Água é essencial para o nosso corpo, então fique ligado para a quantidade mínima que deve ingerir, para assim render melhor nos treinos.


Roupa para Correr 

Parece um pouco óbvio mas é necessário falar. Roupas confortáveis é a regra para a corrida de rua. Sinta-se bem e esteja adequado com a vestimenta para não ter problemas e atritos na hora de correr. Evite jeans ou roupas pesadas, senão o cansaço virá rápido e o rendimento cairá.

É importante também, enfatizar o uso de tênis adequados. Busque saber qual é o ideal para seu pé, e utilize um tênis para corrida próprio, para não lesionar. Evite também correr com tênis apertado ou os de usabilidade do cotidiano. Eles não irão ajudar em nada na corrida


Alimentação

Outro fator crucial para manter a sua rotina de exercícios é uma alimentação balanceada e adequada! Não podemos ficar indicando receitas prontas, pois cada pessoa se adapta de diferentes formas com o que come e treina, então o ideal é buscar a ajuda de um profissional, como um nutricionista esportivo!

Pesquise na sua região ou peça indicações para amigos sobre nutricionistas e faça a sua avaliação. Esse profissional é quem deve encaminhar o seu cardápio, então apenas evite comer em excesso comidas processadas e doces!

E para quem já é corredor profissional, uma dica extra que damos é ficar de olho no seu treino de base para as competições que estão chegando. Dê seu esforço total, mas também respeite os seus limites!

Existem mais dicas para começar a correr, como também saber quais exercícios de aquecimento deve fazer, mas para não ficar extenso em dicas, listamos esses três pontos principais.


As corridas de rua no país

A prática de corrida de rua pelo Brasil cresceu, tendo muitos desafios a serem cumpridos, tanto para iniciantes como para os atletas profissionais. E para encerrar nosso guia, vamos trazer algumas corridas para inspirar você a começar a praticar, ou tentar algo novo.


São Silvestre  (São Paulo)

Tendo sua primeira edição em 1925, a corrida de São Silvestre conta com uma distância de 15 km a ser percorrida todo ano no dia 31 de Dezembro. Ela é um evento internacional, então reúne atletas de todo o globo. Ela ocorre em São Paulo e já teve mais que 90 edições.


Volta da Pampulha (Belo Horizonte)

Considerada a corrida mais famosa do estado de Minas Gerais, ela ocorre desde 1998, contando com mais de 10 mil corredores para fazer o trajeto de 18 km ao redor da Lagoa da Pampulha, passando por outros pontos turísticos da cidade, como o Museu de Arte da Pampulha e o Mineirão (estádio de futebol).


Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro

Tendo suas edições desde 1997, a meia maratona internacional do Rio de Janeiro atrai atletas amadores como também competidores profissionais do Brasil e do Mundo! Ela tem sua distância de 21 km, acontecendo nessa grande capital, possuindo alguns vencedores brasileiros.


DICA IMPORTANTE

Se você tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico!

Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!

Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Clique AQUI para ver os depoimentos.


Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!


#drgiulianomartins #onefisioterapia #dornascostas #dornoquadril #corrida #distensaomuscular #ciatico #artrose #dornojoelho #fibromialgia #dornoombro #estiramentomuscular #pilatesribeiraopreto #quiropraxiaribeiraopreto #fisioterapiaribeiraopreto #pilatescuritiba #quiropraxiacuritiba #fisioterapiacuritiba

1 visualização

CONTATO

Ribeirão Preto

Rua José Jaime Delibo, 160
CEP 14026-563 - Jardim Nova Aliança

Ribeirão Preto/SP

Curitiba

Av. Silva Jardim, 3161
CEP 80240-021 - Bairro Água Verde - Curitiba/PR

Qual unidade gostaria de falar ?

© 2020 por ONE Fisioterapia. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Onegate