top of page

COVID, O QUE MUDA PÓS PANDEMIA NA MELHOR CLÍNICA DE FISIOTERAPIA DE CURITIBA

Antes de falar de COVID, Corona vírus, pandemia, dor durante home office, é necessário que você entenda o seguinte: se você tem dores, sejam elas crônicas ou agudas, na coluna, joelho ou em outra articulação e está em busca de um bom tratamento, a primeira informação que todo paciente deve ter é que o Fisioterapeuta é um profissional de primeiro contato.


Isso significa que você não precisa ter o encaminhamento de NENHUM outro profissional para marcar uma consulta. O Fisioterapeuta é um profissional independente e capaz de avaliar, tratar, reavaliar e dar alta ao seus pacientes.

É muito comum ouvir de pacientes algumas frases como:

“Preciso de encaminhamento médico para a consulta?”

“Mas o médico não escreveu o diagnóstico, e agora?”

“O plano de saúde não aceita diagnóstico de fisioterapeuta!”


Estas informações são falsas, veja o porquê:

Talvez ainda estejamos engessados no modelo que a medicina impôs durante anos, mas os recursos legais dizem que o Fisioterapeuta pode e deve ser o profissional de primeiro contato.


Segundo o DECRETO LEI 938:

É atividade privativa do Fisioterapeuta executar métodos e técnicas fisioterápicos com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do ciente.

Se analisarmos o Decreto concluiremos que o exercício da fisioterapia é exclusivo do profissional Fisioterapeuta, ou seja, qualquer profissional que não seja fisioterapeuta e que prescrever fisioterapia estará cometendo exercício ilegal da profissão.

Em 2014, a ANS reconheceu a importância da avaliação fisioterapêutica para construção do tratamento fisioterapêutico e incluiu no ROL DE PROCEDIMENTOS a CONSULTA FISIOTERAPÊUTICA, na qual obriga todos os planos de saúde a pagarem avaliação do profissional.


O que é a Fisioterapia?

"A Fisioterapia é a ciência que trata, habilita ou recupera a saúde de pacientes com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo dor, com o objetivo de ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida.

A Fisioterapia tem por finalidade a promoção da Saúde e a prevenção da doença, da deficiência, da incapacidade e da inadaptação." (CREFITO)

Falando sobre a Fisioterapia Ortopédica, seja a sua dor CRÔNICA ou AGUDA, seja uma lesão na coluna, ombro, quadril, joelho ou outra articulação, o Fisioterapeuta, quando bem preparado e com vasto conhecimento, é capaz de diagnosticar a causa desta dor e prescrever o melhor tratamento para o seu caso.


O fisioterapeuta é o profissional da saúde que potencializa a função do movimento humano, o “movimento inteligente”; desenvolve estratégias de avaliação e tratamento para melhorar a capacidade funcional e a qualidade de vida das pessoas.


Mas a pandemia (COVID 19) afastou fisicamente os fisioterapeutas dos seus pacientes e nos fez refletir sobre nossa formação e nossas práticas.

Afinal, quais conhecimentos, habilidades e atitudes precisarão desenvolver para o mundo pós-pandemia?

Algumas desses resultados foram bastante acelerados com a pandemia de 2020 do coronavírus: *adaptação a comunicação digital com os pacientes;

*home office, comunicação em redes sociais, relacionamento com clientes/pacientes. 


O fisioterapeuta precisa se capacitar para um mundo pós-pandemia (COVID 19) no qual terá que desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes para lidar com as mudanças que estão por vir:

  • Teleconsulta e telemonitoramento na Fisioterapia: importante deixar óbvio que Fisioterapia é uma profissão do toque, da mobilização, portanto, apenas alguns recursos e fases do tratamento poderão ser conduzidos a distância. Esse ítem ainda precisa de discussão na regulamentação e especialmente, cobertura dos planos de saúde.

  • Ressignificar os processos e ações: praticar o desapego de técnicas arcaicas e ineficazes. Sem dúvida um grande passo para a evolução da profissão será reconhecer definitivamente o que não funciona. 

  • Otimizar o uso das tecnologias nas avaliações fisioterapêuticas: o crescimento de aplicativos e softwares auxiliares a análise do movimento humano será expressivo. Está aqui uma grande oportunidade para parcerias entre a tecnologia da informação e a Fisioterapia. A tecnologia lê os dados mais rapidamente e você terá mais tempo para usá-los da melhor forma possível.

  • Uso de Realidade virtual e “gameficação” como auxiliares nos programas de reabilitação para engajamento e ludicidade no tratamento.

  • Conhecer e usar a Fisioterapia baseada em evidências a nosso favor (tripé: experiência do profissional, desejo do paciente e melhor evidência possível). 

  • Medição de resultado de forma eficaz para tomada de decisão. O uso de bons indicadores de resultados no tratamento fisioterapêuticos irá definir a entrega de valor. Num futuro próximo seremos remunerados por entrega de resultado no tratamento.

  • Trabalho multidisciplinar: buscar soluções simples e em equipe.

Nós, da ONE Fisioterapia, estamos na frente. Já nos preparamos e estamos desenvolvendo todos estes passos para sempre oferecer ao nosso paciente um tratamento eficaz. Fisioterapia de resultados.


Como base em nossa Missão:

"através da Metodologia que criamos, do uso da tecnologia e da atualização Científica Constante, queremos contagiar nossos pacientes com alegria e mostrar que é possível sim viver sem dor e retomar tudo aquilo que abandonaram por conta da dor, seja um esporte, um passeio ou até mesmo a sua independência.


e nossos Valores:

"Comprometimento, Ética, Honestidade, Dedicação, Respeito, Gratidão, Persistência, Transparência e Resultados"


nosso Objetivo é ser referência como a melhor clínica de Fisioterapia do país em satisfação de pacientes e parceiros.


Contem sempre conosco.


ATENÇÃO

Se você tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!


No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores.


Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.


Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!


Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png
bottom of page