top of page

DISCINESIA ESCAPULAR

A escápula serve de auxilio para que o ombro possa se movimentar com excelência. A presença de lesão óssea e dos tecidos moles, assim como a fraqueza muscular e a falta de flexibilidade, podem alterar os papéis da escápula e alterar a posição de repouso escapular e / ou o movimento dinâmico. A discinesia escapular é uma condição que leva a uma falta de controle do movimento da escápula. Alguns dos sintomas são o mau posicionamento e o movimento limitado da escápula.


O que causa a discinesia escapular?

A presença de lesão óssea e dos tecidos moles, assim como a fraqueza muscular e a falta de fexibilidade, podem alterar os papéis da escápula e alterar a posição de repouso escapular e / ou o movimento dinâmico. Esta posição / movimento escapular alterado foi denominada discinesia escapular. Embora ocorra em um grande número de lesões no ombro, Parece que a discinesia escapular é uma resposta inespecífica a uma condição dolorosa no ombro, em vez de uma resposta específica a determinada patologia glenoumeral.

Como sei se estou com discinesia escapular?

É difícil você, como paciente, verificar como está o funcionamento da escápula. Você pode pedir que alguém verifique como está a posição da sua escápula. Uma diferença aparente entre elas pode ser um fator de diagnóstico. A avaliação escapular deve incluir movimentos em determinados ângulos em posição estática e dinâmica. A presença ou ausência de discinesia escapular precisa ser determinada durante o exame clínico.

Como a fisioterapia pode ajudar na discinesia escapular?

A reabilitação da discinesia escapular é baseada em um protocolo proximal-distal. Ele enfatiza a obtenção do movimento escapular completo e apropriado e a coordenação desse movimento com movimentos complementares do tronco e do quadril. Uma vez normalizado o movimento escapular, esses padrões de movimento servem de estrutura para exercícios que fortalecem a musculatura escapular. Função, em vez de tempo, determina o progresso do paciente através deste protocolo. Nas fases iniciais da reabilitação, os movimentos do quadril e do tronco são o alicerce necessário para obter um movimento escapular adequado. À medida que o controle escapular aumenta, os exercícios escapulares podem progredir diminuindo a ênfase na facilitação proximal. Esse protocolo pode ser visto como um fluxo de exercícios que progridem à medida que o paciente alcança um controle mais proximal e avança para a integração dos exercícios escapulares com exercícios de ombro e braço.

O quanto a fisioterapia é eficaz para a discinesia escapular?

Vária estudos demonstram que um programa de exercícios de estabilização e movimento controlado são eficazes para a melhora da discinesia. Nossa experiência clínica mostrou que a obtenção do controle escapular diminui a dor do manguito rotador e melhora a função do manguito rotador, especialmente no início da reabilitação.

618 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png
bottom of page