top of page

AGACHAMENTO CAUSA DOR NO JOELHO?

Atualizado: 21 de ago. de 2020

Tem dúvidas sobre dores no joelho ou agachamento?

Muitas pessoas se perguntam se podem fazer o exercício de agachamento. A resposta simples é: SIM, você pode e deve fazer esse movimento, não existe contraindicação absoluta para realizar esse exercício se você não tem dor, é claro.



Sabemos que o exercício de agachamento é de extrema importância e diário, como por exemplo: sentar e levantar, sair da sua cama, pegar objetos no chão. Mas se você sente dor durante esse movimento de agachar, tem que prestar atenção e procurar um profissional que te auxilie na melhor forma de tratamento para seu joelho e que você consiga realizar esse exercício simples de forma segura e sem dor!


O agachamento serve para fortalecer e modelar as pernas e bumbum. Ele pode ser considerado um dos exercícios mais completos que existem, pois a composição dos músculos, articulações e tendões envolvidos é grande.

O movimento consiste na flexão e na extensão dos joelhos e quadril, como se fosse realizar o movimento de sentar e levantar, partindo de uma posição vertical do corpo.


Benefícios do agachamento

O agachamento é um movimento funcional e vital para todos nós. Ou seja, é um movimento que usamos o tempo todo, seja para sentar numa cadeira, para ir ao banheiro. Quem agacha bem tem uma boa mobilidade de quadril e força nos grandes grupos musculares das pernas. É um exercício de fortalecimento dos músculos das coxas, quadris, glúteos, bem como ossos, tendões e ligamentos. Por isso, deixa as coxas e o bumbum durinho.

Confira detalhes dos principais benefícios:


O agachamento trabalha quadríceps femural, glúteo médio, glúteo máximo, bíceps femural (posterior da coxa), abdominal e lombar. Ao fortalecer as pernas e os glúteos, a lombar fica protegida e acaba ganhando mais equilíbrio quando o corpo está em movimento.

Se você acrescentar carga na parte superior do corpo, terá quase todo o corpo trabalhado durante o exercício. Você pode elevar os braços, segurar uma bola com as mãos, usar barra nos trapézios, peso acima da cabeça, kettlebell, etc. Essa alternativa é ótima para quem tem pouco tempo para treinar e quer fazer exercícios que trabalhem o corpo por completo.


Com as pernas fortes, o corpo tem mais facilidade para realizar o movimento de sentar e levantar de uma cadeira ou sofá, por exemplo. Por isso, o agachamento é indicado tanto para quem quer definir o corpo quanto para quem pretende apenas manter um condicionamento físico ideal para realizar tarefas cotidianas.


Como todo exercício físico realizado de forma correta, o agachamento permite uma expansão torácica durante a sua realização. Como resultado, há melhora da capacidade respiratória e benefícios ao sistema cardiovascular. Mas é importante que você faça o movimento de forma correta: inspire ao flexionar os joelhos e expire ao se levantar.


Ao ter coxas e pernas mais fortes, não solicitamos tanto os músculos da zona lombar e da cintura. Com os glúteos trabalhados de forma mais intensa e em amplitude total, também ficamos com a bacia alinhada e uma melhor postura da coluna. Os resultados são menos dores nas costas causadas por má posição do corpo durante o dia.


Para quem tem problemas na articulação dos joelhos

É indicado uma angulação reduzida para não sobrecarregar a região. Porém, treinar com maior amplitude e menor carga melhora a força, aumenta a massa muscular e consequentemente gera hipertrofia.


Erros comuns no agachamento

Para que o exercício tenha os efeitos desejados, é preciso fazer o agachamento correto e de maneira correta. Os principais erros ao realizar o agachamento são:

Riscos de fazer agachamento errado

Além de não alcançar os objetivos desejados, executar de forma errada a técnica do agachamento pode ocasionar diferentes tipos de lesões. Veja alguns exemplos:

Quer descobrir como acabar de vez com as suas dores? O que você deve fazer é tratar a CAUSA da dor e não apenas a DOR! Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso esta avaliação é fundamental!



Está sofrendo com dores nos joelhos?

Então, comece pelo início. Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia.

É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento GRATUITO. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nossa metodologia?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!


1.296 visualizações0 comentário
icon-whatsApp.png
bottom of page