DOR NAS COSTAS - O QUE PODE SER?

A dor nas costas pode ter várias razões e nem sempre indica uma doença. Saiba algumas dicas de como aliviar as dores e quando procurar um médico.


O QUE PODE SER DOR NAS COSTAS?

As causas de dor nas costas podem ser inúmeras e nem sempre essa dor é sintoma de alguma doença. Alguns fatores que causam dor nas costas, como por exemplo o sedentarismo ou excesso de exercícios físicos, a má postura, dentre outros, podem ser melhorados com mudanças simples de hábitos.


MÁ POSTURA

Atividades cotidianas ou má postura também podem resultar em dor nas costas. Durante a pandemia, o número de pessoas que estão sofrendo com isso aumentou significativamente, devido à falta de adequação e ergonomia do ambiente da casa para o trabalho, além do aumento de estresse e maior tempo em frente às telas de computadores.



PROBLEMAS DE SAÚDE

Algumas condições médicas podem causar dor nas costas, como:

  • Doenças neurológicas como a hérnia de disco

  • Doenças ortopédicas como as artroses e o Câncer da coluna;

  • Doenças reumatológicas como artrites e sacroileites

  • Infecção da coluna;

  • Infecções pélvicas, na bexiga ou nos rins;

  • Distúrbios de sono;

  • Herpes Zoster.

EXCESSO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Muito tempo de exercício físico, excesso de carga durante a atividade ou exercícios realizados de maneira inadequada podem causar lesões e dores nas costas. É necessário saber dosar, juntamente com um profissional, o tempo diário de atividades físicas e a carga a ser utilizada. Além disso, a orientação profissional sobre a forma e postura para a realização dos exercícios é extremamente importante.


COLCHÃO

Colchões duros ou velhos podem ser grandes causadores da dor nas costas. O ideal é trocar quando o colchão atingir o tempo de validade.


SEDENTARISMO

Assim como o excesso de exercícios pode ser prejudicial para a saúde, a falta dele também pode. Alinhe com um profissional alguns exercícios que possam te fazer bem.

DOR NAS COSTAS PODE SER COVID-19?

A dor nas costas não é um sintoma de COVID-19, embora possa estar ligada diretamente com a pandemia. Com o isolamento social, tivemos que nos adaptar a novos estilos de vida e mudar a nossa rotina, é comum que nosso corpo sinta isso.


QUAIS OS TIPOS DE DORES NAS COSTAS?

Conheça os tipos e as causas mais comuns de dores nas costas:


Dor no meio do tórax e nas costas

Pode indicar complicações no esôfago, coração, aorta e problemas vertebrais ou musculares. É necessário identificar exatamente onde está doendo e se há a presença de outros indícios, para que o médico consiga avaliar os sinais de riscos.


Dor no meio das costas

É um tipo de dor comum que pode indicar inúmeros fatores como fraturas de vértebras, hérnia de disco, desgastes nos tecidos e compressão dos nervos.


Dor nas costas abaixo do ombro

A dor nas costa abaixo do ombro pode ser causada devido a uma instabilidade muscular ou por alteração musculoesquelética.


Dor nas costas na parte de cima

Essa dor está associada ao cansaço, má postura ao sentar-se ou andar, excesso de atividades físicas e estresse.

Dor nas costas na parte de baixo

A dor na lombar é um indício de cansaço, erros de postura e sedentarismo e pode atingir todas as faixas etárias. Geralmente não é nada sério e pode suavizar após algum tempo de relaxamento e descanso.


Dor na lombar

A tensão ou distensão muscular devido a má postura e levantamento de pesos excessivos podem causar dor lombar.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE UMA COLUNA INFLAMADA?

Os sintomas dependerão de onde a inflamação está alocada. Sendo os mais comuns:

  • Dificuldade para realizar movimentos com o pescoço;

  • Sensação de dormência no ombro, braço, cotovelo, mão ou dedos;

  • Fraqueza em um dos braços;

  • Fraqueza nas pernas;

  • Alteração no funcionamento do intestino ou bexiga;

  • Dor ou dificuldade para respirar;

  • Incontinência urinária.

Se sentir qualquer um desses indícios, é recomendado procurar auxílio médico imediato para diagnóstico.

COMO ALIVIAR DOR NAS COSTAS?

Veja algumas dicas para aliviar a dor nas costas:

  • Relaxar, encontre uma posição confortável que faça você se sentir descansado;

  • Massageie, o ideal é que seja durante o banho, utilizando água morna, isso possibilitará que a musculatura relaxe;

  • Reduza o estresse, pratique atividades que te deixe tranquilo;

  • Alongue-se, o alongamento alivia a tensão muscular.

O QUE PODE SER DOR NAS COSTAS DO LADO ESQUERDO?

Geralmente a dor nas costas do lado esquerdo indica situações comuns do dia a dia, como a má postura, carregar objetos pesados, dormir em posição desconfortável e etc.

Porém, a dor nas costas pode indicar algo mais grave como cálculo renal ou fraturas na costela. Nesses casos, é necessário o auxílio médico e realização de exames para indicar o diagnóstico.


COMO É A DOR NA COLUNA DO INFARTO?

O infarto pode causar dor no peito e formigamento no braço esquerdo e pescoço, náusea, dores nas costas, suor frio e, em casos extremos e desmaio.

A dor nas costas é geralmente acompanhada por dores no pescoço.


QUAL EXAME PARA DIAGNÓSTICO DE DOR NA COLUNA?

A avaliação clínica com um Especialista é a melhor forma de identificar a causa da sua dor. ela é soberana na maioria dos casos e os exames de diagnósticos são complementares, ou seja, devem ser solicitados somente em caso de dúvida.

Os exames mais propícios para diagnosticar dor na coluna são:

  • Ressonância Nuclear Magnética (RNM);

  • Raio-x;

  • Cintilografia;

  • Eletroneuromiografia.

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DE COLUNA LOMBAR

A ressonância magnética da coluna lombar é um exame de imagem que nos permite diagnosticar diversas doenças, como hérnia de disco, espondilose, deslizamentos vertebrais, estenose vertebral e entre outras.

QUANDO DEVO PROCURAR UM ESPECIALISTA?

O auxílio de um FISIOTERAPEUTA deve ser requerido sempre que a dor for forte ou persistente. Se houver a associação de outros sintomas, como irradiação, formigamento ou perda força a avaliação médica deve ser realizada o quanto antes.

É recomendado manter seus exames em dia como exame de sangue, hemoglobina glicada, dentre outros, que podem guiar o médico especialista a encontrar a raiz do problema e iniciar o tratamento.


Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.


Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!


#drgiulianomartins #onefisioterapia #dornascostas #herniadedisco