ESTALOS NO JOELHO - O QUE PODE SER? COMO TRATAR?

Atualizado: Ago 27

Uma queixa muito frequente nos consultórios é o barulho que os estalos no joelho fazem quando a pessoa caminha, corre, agacha ou sobe e desce escada. Mas, não é só o barulho que incomoda, algumas pessoas ainda reclamam de dor e inchaço.

As causas para esses estalos são inúmeras, pode ser uma lesão de cartilagem que ocorre na superfície articular da patela mais conhecida como condromalácia ou condropatia. Os sintomas mais comuns são estalos no joelho ao dobrar a perna, travamento no joelho, dor na parte anterior do joelho e atrás da patela – principalmente ao subir e descer escada e inchaço.

Além disso, o barulho no joelho também pode ser uma consequência de traumas, sobrecarga, alterações na cartilagem (fissuras , afilamentos, corpos livres) , lesões meniscais (calcificações , flaps, menisco lateral discóide), sinovite (plica patelar). Geralmente, são as mulheres que mais reclamam dos barulhos que os joelhos emitem ao fazer qualquer movimento por conta das diferenças anatômicas que existem entre homens e mulheres.



Joelhos Instáveis

Algumas lesões começam com estalos no joelho.

A instabilidade dos joelhos é causada pela fraqueza no ligamento e pode envolver outras estruturas, como a cartilagem, meniscos e músculos. Sendo assim quanto maior o número de ligamentos afetados, maior será a dificuldade de andar e o incômodo da dor.

Sem tratamento, o problema pode piorar e levar a uma artrose que é um desgaste ainda maior das articulações. O diagnóstico de joelhos bambo pode ser feito por meio de testes clínicos e a fisioterapia é a forma mais conservadora para tratar. O profissional vai propor exercícios que vão fortalecer a região e devolver a estabilidade ao paciente.


3 motivos para o surgimento de estalos no joelho

Alguns estalos no joelho podem não significar muita coisa, apenas vácuo.

Se o seu joelho estala quando você se levanta, agacha, ou realiza algum movimento saiba que são três os principais motivos do problema. A boa notícia é que a primeira causa significa apenas que houve escape de gases/vácuo e não há nada mais grave.

O segundo motivo é quando a articulação se move para retornar à sua posição original. Já a última causa tem relação com o atrito das articulações devido à perda de cartilagem. Se não houver tratamento o quadro pode evoluir para um desgaste mais severo.



Como tratar os estalos no joelho?

Para tratar, é necessário identificar as causas e corrigi-las. Depois é importante iniciar um tratamento fisioterápico. As cirurgias são indicadas nos casos de lesões extensas e profundas da cartilagem. A fisioterapia é alternativa bem sucedida para tratar esses tipos de estalos no joelho, o tratamento fisioterápico é feito com exercícios de fortalecimento e alongamento.


Previna-se!

Para aliviar os sintomas, é importante evitar hábitos que possam sobrecarregar os joelhos, usar calçados apropriados e com amortecimento, fazer exercícios em piso que não tenham elevação, por isso escolha quadra, grama ou até mesmo na piscina que tem menos impacto.


Já sabe né! Tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!


No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores.

Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Clique AQUI para ver os depoimentos.

Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!


#drgiulianomartins #onefisioterapia #dornascostas #dornoquadril #herniadedisco #estalonojoelho #ciatico #artrose #dornojoelho #fibromialgia #dornoombro #pilatesribeiraopreto #quiropraxiaribeiraopreto #fisioterapiaribeiraopreto #pilatescuritiba #quiropraxiacuritiba #fisioterapiacuritiba

25 visualizações

CONTATO

Ribeirão Preto

Rua José Jaime Delibo, 160
CEP 14026-563 - Jardim Nova Aliança

Ribeirão Preto/SP

Curitiba

Av. Silva Jardim, 3161
CEP 80240-021 - Bairro Água Verde - Curitiba/PR

Qual unidade gostaria de falar ?

© 2020 por ONE Fisioterapia. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Onegate