PORQUE O JOELHO INCHA? QUAIS AS CAUSAS? O QUE FAZER?

Você volta do treino de corrida, do crossfit, do futebol ou de uma simples caminhada e nota que o joelho esta um pouco mais duro, com um certo desconforto para dobrar e que seu volume aumentou consideravelmente. Logo pensa: será que exagerei no treino? Será que me lesionei?

O inchaço do joelho, conhecido como “derrame articular” e popularmente como “água no joelho” é uma situação relativamente frequente nos esportes e desencadeada nem sempre por apenas uma, mas muitas vezes por várias causas associadas.

Normalmente o inchaço no joelho depende diretamente da presença dentro da cavidade articular, de uma coleção líquida, que pode ser de líquido sinovial, sangue ou pus. O seu aparecimento pode acontecer de modo muito rápido (uma a duas horas após a prática esportiva), rápido (até seis horas) ou lento (dois ou mais dias).

Dependente de uma quantidade menor ou maior da colecção líquida intra-articular, o joelho apresenta a tumefação com menor ou maior tensão, condicionando-o por isso a uma perda menor ou maior da mobilidade.

Habitualmente o aumento da tensão intra-articular associa-se ao aparecimento de desconforto ou mesmo dor, que em situações extremas é bastante insuportável.

Mas, quais seriam as causas do inchaço nos joelhos?

Abaixo vou listar as 10 principais causas comuns para que isso ocorra:

1 – Inchaço após entorse

Uma contusão direta ou entorse do joelho durante o esporte tensiona e pode romper estruturas internas do joelho como ligamentos, tendões, bursas, menisco ou cartilagem articular Uma vez lesionadas, pode haver sangramento. Por isso, chamamos também de “hemartrose. Estatisticamente, sabe-se que um inchaço repentino após o entrose do joelho esta ligado a 75-85% de chance de uma ruptura do ligamento cruzado anterior. Por isso, a investigação da lesão com manobras deve ser realizada imediatamente.

2 – Artrose do Joelho

Esta é a principal causa de inchaço crônico com períodos de melhora ou piora.

A degeneração da cartilagem da articulação do joelho pode resultar em uma superprodução de fluido articular, fazendo com que o joelho a inchar. Um joelho inchado devido à artrose do joelho é tipicamente acompanhado por dor. Classicamente, o individuo percebe agravos de sintomas logo após o treino e percebe alívio pelo uso de anti-inflamatorios e gelo.

3 – Bursite

Em todo o corpo, as bursas são “bolsinhas, cheias de líquido que reduzem o atrito entre músculos, tendões e pele. Uma bursa inflamada do joelho pode encher-se com excesso de fluido, causando inchaço ou água fora do joelho.

As bursas mais afetadas no joelho são a pré-patelar, com aumento do volume logo acima da patela e e da “pata de ganso”, abaixo e na região interna do joelho.

4 – Gota

O quadro clássico é o inchaço no joelho pode ocorrer rapidamente e ser acompanhado por dor, vermelhidão e calor excruciante. É causada por um acúmulo de cristais de ácido úrico microscópico na articulação define um ataque de gota. Homens são mais propensos a esta condição, especialmente dias após a ingestão de álcool, frutos do mar e carnes vermelha.

5 – Pseudo-gota

Menos comum, mas semelhante à gota, pseudo-gota é um acúmulo de cristais de pirofosfato de cálcio em uma articulação. O acúmulo de cristais normalmente causa dor súbita e intensa e inchaço. Ocorre mais freqüentemente no joelho.

6 – Artrite Reumatoide

É uma doença auto-imune, na qual o organismo fabrica anti-corpos contra o tecido sinovial que reveste a articulação . Pode causar, além do inchaço, rigidez, dor, sensibilidade e vermelhidão. Os sintomas ocorrem frequentemente em ambos os lados do corpo. Embora os joelhos possam apresentar sintomas, as mãos, punhos e pés são mais freqüentemente afetados por esta doença.

7 – Cisto de Baker

Trata-se de uma bolsa localizada na região posterior do joelho. Pode não ter outros sintomas ou pode ser acompanhado de dor e rigidez. Quase sempre esta associado a outras lesões como a artrose e lesão de meniscos. Por este motivo, não deve ser tratado isoladamente.

8 – Artrite Reumatoide Juvenil

Dor, inchaço articulações em crianças e adolescentes pode também ter causa auto-imune. Pode cursas com febre ou erupções cutâneas.

9 – Artrite séptica

Bactérias ou outros micro-organismos podem penetrar o revestimento delicado que envolve a articulação do joelho, infectando a articulação e potencialmente fazendo com que ele se encha de pus. Inchaço repentino do joelho, dor intensa no joelho e febre são sinais de artrite séptica.

10 – Síndrome da plica sinovial do joelho

Em geral, ocorre quando uma estrutura denominada plica sinovial medial, uma invaginação normal da membrana que envolve o joelho presente em 50 a 70% das pessoas interpõe-se entre a patela e fêmur torna-se irritada e inflamada causando incômodo, dores, estalidos e inchaço, com acúmulo de líquido dentro da articulação.

Meu joelho inchou. O que faço agora?

O recomendado é iniciar uma terapia composta por: repouso, gelo, compressão e elevação.

• Descanse o joelho: Não faça qualquer atividade que cause dor. Evite ficar em pé o maior tempo possível;

• Gelo: Aplique gelo ou uma compressa fria para reduzir a dor aguda e inchaço no joelho por 15 minutos a uma hora, três ou quatro vezes por dia. Não aplique nada congelado (gelo, bloco de vegetais congelados ou qualquer outra coisa) diretamente sobre a pele. Proteja sua pele envolvendo a bolsa de gelo em um pano. Remova o gelo se área começar a ficar dormente. Atenção: Não use gelo se você tiver diabetes, ou problemas em seus nervos ou vasos sanguíneos;

• Compressão. Use uma faixa de compressão para reduzir o inchaço. A faixa elástica funciona bem;

• Eleve o joelho acima do nível do coração para reduzir o inchaço e evitar o acúmulo de líquidos. Tente apoiar seu joelho em travesseiros enquanto está deitado na cama ou sentado em uma cadeira;

• Consulte imediatamente um médico!! Dependendo do aspecto do inchaço, a retirada do liquido associada ou não a administração de medicamentos intra-articulares pode estar indicada.

Neste vídeo o Dr. Giuliano explica de forma bem simples porquê o joelho faz barulho.

Os estalidos no joelhos são muito comuns com os exercícios de perna que envolvem movimentos de flexão ou rotação. Os ossos do corpo humano são revestidos de cartilagem que permitem mover suavemente uns contra os outros.

Se você é fisicamente ativo e possui fatores predisponentes a uma lesão cartilaginosa como desalinhamentos, patela alta, descoordenação motora ou pratica determinado treino com incremento abrupto de volume e intensidade, ao longo dos anos pode causar defeitos na cartilagem, levando ao um deslizamento irregular de seus ossos, o que cria este som.

Outro fator comum de estalidos no joelho, é causado pela reação inflamatória crônica da membrana que o envolve, denominada sinóvia. Esta condição pode ser causada tanto por doenças reumatológicas, quanto por sobrecarga por esforço repetitivo por esportes praticados sem o devido preparo físico prévio, como por exemplo, na corrida.

Quando devo me preocupar se meu joelho estala?

Apesar do estalido ser uma frequente causa de visitas ao fisioterapeuta, na grande maioria das vezes trata-se de uma condição benigna e de fácil resolução com medidas como redução de carga e volume, e recursos anti-inflamatórios como medicação oral e fisioterapia.

No entanto, quando vem acompanhado de dor ou inchaço (popular água no joelho), está ligado a uma reação inflamatória mais severa, cuja consequência imediata é a perda da massa muscular da coxa anterior, que chamamos na medicina esportiva de inibição “quadricipital”. Em geral, essa condição está ligada a mau prognóstico por perpetuar o ciclo de dor – atrofia muscular.

Doutor, meu joelho estala, o que devo fazer?

1. Reduza a intensidade do treino imediatamente;

2. Jamais treino sozinho. Se você começou um treino por conta própria, procure um treinador especializado na área;

3. Mantenha-se em forma: o excesso de peso corporal exige uma maior dissipação de energia cinética pelo joelho, predispondo a sobrecarga articular. Procure o auxílio de um nutricionista;

4. Faça uma consulta ou avaliação funcional com um fisioterapeuta esportivo para avaliação biomecânica, detecção e correção de fatores que possam predispor a sobrecarga no joelho.

Já sabe né!

Tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!

No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores .

Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.