top of page

QUAIS OS ACESSORIOS USADOS NO PILATES SOLO OU MAT PILATES.

Um dos principais motivos do método Pilates ser muito popular é o aumento da qualidade de vida que sua prática proporciona aos seus adeptos. E dentro do método existe diversas modalidades, a que vamos falar nesse artigo é o Pilates solo ou Mat Pilates.

Basicamente o Pilates solo se baseia em exercícios sem ajuda de molas, cama e equipamentos em geral que auxiliam na prática dos movimentos, esse método depende única e exclusivamente da força do próprio corpo para realizar os exercícios.

É possível também, para complementar a aula, utilizar acessórios que facilitam ou dificultam os movimentos, como as bolas de diversos tamanhos, faixas elásticas e pesos leves, dentre outros.

As técnicas da modalidade tradicional e do Mat Pilates são muito eficazes e, depois de pouco tempo de treino, é bem provável que os alunos notem diferença no seu corpo.


Benefícios do pilates solo

Além dos benefícios tradicionais do pilates, essa modalidade também oferece algumas vantagens diferentes ao aluno. Vamos conhecer?

Para obter todos os benefícios, é importante que você execute todos os movimentos de acordo com os seis princípios do pilates.


Acessórios utilizados no pilates solo

Mesmo trabalhando diretamente com a força do corpo, a prática do pilates solo pode ser feita com alguns acessórios. Conheça agora os principais:


Este item é imprescindível, afinal, todos os movimentos vão ser realizados em cima deles. Normalmente, os tapetes são feitos com materiais fáceis de serem limpos e conservados.


Item necessário para exercitar e fortalecer os músculos de membros superiores, inferiores, peitorais e do abdômen. O anel de pilates também pode ser usado em sequências de movimentos para corrigir a postura e para aumentar a dificuldade do treino.


Bastante versátil, este acessório pode ser usado em quase todos os exercícios do pilates solo, sendo extremamente importante no trabalho da região do core abdominal. A sua principal função é desestabilizar o equilíbrio, fazendo com que os músculos trabalhem para mantê-lo ou restabelecê-lo.


Feita com um material macio que se ajusta perfeitamente e confortavelmente nas palmas das mãos, as bolas são usadas para tonificar e fortalecer os grupos musculares, em especial os dos membros superiores.


Usada para uma série de movimentos de fortalecimento muscular e treinamento da estabilidade, a over ball é um acessório bastante resistente e permite que o aluno deite sobre ela sem a preocupação de estourá-la.


Um dos itens mais versáteis e utilizados no pilates solo, a fit ball costuma ser comercializada em três tamanhos diferentes, os quais devem ser adequados à altura dos alunos, sendo:

  • Fit ball de 55 centímetros de diâmetro para alunos com altura de 1,55 a 1,69 metro.

  • Fit ball de 65 centímetros de diâmetro para alunos com altura de 1,70 a 1,87 metro.

  • Fit ball de 75 centímetros de diâmetro para alunos acima de 1,80 metro de altura.


Este acessório é comercializado em diversas cores, sendo que cada uma delas apresenta uma resistência. Em geral, são usadas para exercícios de tonificação e fortalecimento muscular, seja dos membros superiores ou dos inferiores.


Decidiu fazer Pilates?

Então, comece pelo início. Primeiro você precisa escolher um profissional totalmente comprometido com Pilates. É importante saber sua formação e suas qualificações. Faça uma visita ao studio escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente. Você precisa se sentir à vontade, pois a prática de Pilates tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também uma aula experimental. É a melhor forma de ter um primeiro contato com o Método Pilates, aprender como se respira e ver como alguns exercícios são realizados. Se procura por uma forma de exercício que ajude você a ter um corpo forte, flexível, mais uniforme e alongado, talvez esta seja a hora de iniciar suas aulas de Pilates.


E aí, gostou?

Que tal agendar uma aula experimental gratuita e conhecer melhor este método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA a sua aula experimental!


203 visualizações0 comentário
icon-whatsApp.png
bottom of page