SOFRENDO COM DOR? VEJA OS BENEFÍCIOS DO PILATES SOLO OU MAT PILATES

Antes de conhecer os benefícios pilates solo, é importante entender os princípios básicos desta atividade física. Estas regras têm como intuito melhorar tanto o nosso corpo, quanto a nossa mente, seja praticando o pilates solo ou nos aparelhos.



1. Concentração

É fundamental que durante o treino, toda a sua atenção esteja voltada em realizar o movimento da maneira mais precisa possível. Desta forma, você consegue obter todos os benefícios do exercício e ainda previne os músculos de possíveis lesões.


2. Controle

Também é importante ter o controle de todos os movimentos. Assim, a coordenação motora é aprimorada e você evita contrações musculares inadequadas ou indesejáveis.


3. Precisão

Essencial para garantir a qualidade do movimento e o realinhamento postural, a precisão consiste no refinamento do controle e equilíbrio de todos os músculos envolvidos na execução do exercício.


4. Centramento

No Pilates, chamamos o princípio de centramento de “Power House” ou “Centro de Força”, que é o ponto focal para o indivíduo ter o controle corporal. Este centro de força forma uma estrutura de suporte, responsável por sustentar a coluna vertebral e os órgãos internos. O fortalecimento desta musculatura permite a estabilização do tronco e um alinhamento com menor gasto energéticos nos movimentos.


5. Respiração

Para obter o melhor resultado possível, o controle da respiração é essencial. Respire corretamente ao mesmo tempo em que realiza o movimento, assim você favorece e incrementa a ventilação pulmonar, além de melhorar a oxigenação dos tecidos.


6. Movimento Fluído

São os movimentos que precisam ser feitos de maneira controlada e contínua, absorvendo os impactos do corpo com o solo e contribuindo para a manutenção da saúde corporal. Os exercícios de pilates podem ser divididos em duas categorias: os que são realizados no solo e envolve alguns acessórios, como bolas e faixas elásticas e os feitos em aparelhos com dispositivos que possuem molas e polias.


O que é pilates solo?

Basicamente, o pilates solo é a prática da modalidade sem a ajuda de alguns aparelhos, como molas, cama e outros recursos que ajudam na precisão do movimento. Neste modelo, a realização do exercício depende exclusivamente da força do próprio corpo, que vem de dois centros de movimentos: o abdômen e a coluna lombar. Como esse método depende exclusivamente da força do corpo para realizar os movimentos, um dos principais desafios na prática é vencer a gravidade. Ou seja, você precisa conseguir sustentar o peso corporal nos mais diferentes exercícios que vai ter que atuar contra a ação da gravidade. Essa força vem principalmente do “Power House” (ou “Casa de Força”), que é um conjunto de músculos profundos, em especial o transverso abdominal e os multífidos. Quando ativados, eles promovem uma maior estabilidade e sustentação para todos os movimentos que você precisa fazer. Por esses motivos, o pilates solo apresenta uma maior dificuldade. Afinal, ele exige uma consciência corporal ainda melhor, além de força, alongamento e equilíbrio. Durante esta modalidade, o acompanhamento profissional é essencial. Um movimento executado de maneira errada pode fazer com que o aluno tenha uma lesão grave. O pilates é uma atividade que conta com seis princípios que devem ser aplicados em todos os exercícios: concentração, fluidez, centralização, respiração, precisão e controle. São estas funções que vão permitir que você previna lesões e obtenha o máximo de benefícios possíveis.


Benefícios do pilates solo

Além dos benefícios tradicionais do pilates, essa modalidade também oferece algumas vantagens diferentes ao aluno. Vamos conhecer?

Para obter todos os benefícios, é importante que você execute todos os movimentos de acordo com os seis princípios do pilates.


Decidiu fazer Pilates?

Então, comece pelo início. Primeiro você precisa escolher um profissional totalmente comprometido com Pilates. É importante saber sua formação e suas qualificações. Faça uma visita ao studio escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente. Você precisa se sentir à vontade, pois a prática de Pilates tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também uma aula experimental. É a melhor forma de ter um primeiro contato com o Método Pilates, aprender como se respira e ver como alguns exercícios são realizados. Se procura por uma forma de exercício que ajude você a ter um corpo forte, flexível, mais uniforme e alongado, talvez esta seja a hora de iniciar suas aulas de Pilates.


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