A dor na coluna atinge quase 30 milhões de adultos no Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional da Saúde (PNS).
A dor crônica, que é o problema que mais gera afastamento entre trabalhadores no País, deve afetar oito a cada dez brasileiros no decorrer da vida, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
E o home office e o aumento do sedentarismo na pandemia agravaram o quadro. Segundo estudo desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Fiocruz e Unicamp no ano passado, com 44.062 indivíduos, 54% dos entrevistados que já sofriam com problemas na coluna relataram aumento na dor, e 40% dos que não tinham problemas na coluna afirmaram que passaram a sentir dores em 2020. Embora o transtorno seja comum no dia a dia de muitas pessoas, é possível evitar que vire um problema crônico no futuro.
Nesse contexto, praticar exercícios físicos, além de ter boa postura e bons hábitos alimentares, pode ser determinante na hora de prevenir a doença. Segundo o médico ortopedista Alexandre Fogaça Cristante, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), a atividade física ajuda a melhorar a musculatura das costas, o que pode evitar dores na coluna.
A melhora da musculatura abdominal e das costas, responsáveis pela sustentação da coluna, ajuda a prevenir dores musculares, além de evitar o desgaste precoce de discos e articulações da coluna.
Ressalto a importância de praticar os exercícios de forma correta. Isso porque atividades em excesso ou feitas com movimentos errados também são prejudiciais à coluna.
Exercício físico em excesso ou com a postura inadequada pode causar dores musculares, predispor a hérnia de disco, artrose, discopatia e até fraturas. Por isso, o ideal é sempre passar por avaliação médica antes de iniciar os exercícios, e ter acompanhamento de educador físico ou fisioterapeuta na execução.
Atividades físicas menos indicadas para quem tem dor na coluna:
Quem já sofre com dores nas costas deve evitar o exercício físico com impacto, já que pode trazer mais danos à coluna. São atividades que incluem saltos, como basquete e vôlei.
Mesmo no caso de quem não sofre com dores na coluna, o mais importante é que sempre haja supervisão de educador físico ou fisioterapeuta, além de avaliação médica prévia.
Atividades físicas mais indicadas para quem tem dor na coluna:
Por outro lado, exercícios como hidroginástica, natação, musculação, pilates e ginástica holística trabalham a postura e são os mais indicados para as pessoas atingidas pelas dores na coluna.
Como atletas podem evitar?
É fundamental que os atletas tenham acompanhamento nutricional e das atividades físicas. No caso dos esportistas que não contam com essa estrutura, o especialista ressalta que é preciso pelo menos um aconselhamento médico inicialmente.
Atletas profissionais normalmente têm acompanhamento de profissionais que orientam as atividades físicas, além de acompanhamento nutricional. Para os que não dispõem dessa estrutura, é importante ter aconselhamento médico inicial ou um treinador para gradativamente apontar um melhor desempenho, com poucas lesões.
No caso de pessoas que trabalham em escritórios e precisam ficar muito tempo sentadas, seguem algumas recomendações:
Sentar em uma cadeira com apoio para a coluna, com os pés apoiados no chão, joelhos e quadris dobrados 90 graus;
Tela do computador na altura dos olhos;
Teclado e mouse em uma mesa na altura dos cotovelos dobrados;
Fazer um intervalo a cada duas horas, andar e fazer alongamento;
Paralelamente, manter peso adequado e uma rotina de atividade física de pelo menos três vezes por semana.
Dicas de rotina para prevenção
Manter peso adequado e se alimentar bem;
Manter rotina de treino adequado a sua modalidade e sempre com supervisão;
Acompanhamento médico regular;
Identificar dores e lesões no início, a fim de impedir o agravamento dos problemas e que eles se tornem crônicos;
Utilizar materiais, equipamentos e vestimentas adequados à modalidade praticada.
Está sofrendo com dor?
Então, comece pelo início.
Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.
Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.
Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.
Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.
Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?
Comments