DOR NO TENDÃO DE AQUILES, PODE SER TENDINITE?

A tendinite de Aquiles é uma condição comum que ocorre quando o grande tendão que desce pela parte de trás da perna fica irritado e inflamado.


O tendão de Aquiles é o maior tendão do corpo. Ele conecta os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar e é usado quando você caminha, corre, sobe escadas, pula e fica na ponta dos pés. Embora o tendão de Aquiles possa suportar grandes tensões de correr e pular, ele também está sujeito à tendinite, uma condição associada ao uso excessivo e degeneração.



Descrição

Definida de forma simples, a tendinite é a inflamação de um tendão. A inflamação é a resposta natural do corpo a lesões ou doenças e costuma causar inchaço, dor ou irritação. Existem dois tipos de tendinite de Aquiles, com base na parte do tendão inflamada.


Tendinite de Aquiles não inserida

Na tendinite de Aquiles não inserida, as fibras na porção média do tendão começam a se decompor com pequenas lacerações (degenerar), inchar e engrossar.

A tendinite da porção média do tendão afeta mais comumente pessoas mais jovens e ativas.


Tendinite de Aquiles de inserção

A tendinite de Aquiles de inserção envolve a parte inferior do calcanhar, onde o tendão se fixa (insere) ao osso do calcanhar. Tanto na tendinite de Aquiles não quanto na inserção, as fibras do tendão danificadas também podem calcificar (endurecer). Os esporões ósseos (crescimento ósseo extra) costumam se formar com a tendinite de Aquiles por inserção. A tendinite que afeta a inserção do tendão pode ocorrer a qualquer momento, mesmo em pacientes que não estão ativos. Na maioria das vezes, entretanto, isso vem de anos de uso excessivo (corredores de longa distância, velocistas).


Causa

A tendinite de Aquiles geralmente não está relacionada a uma lesão específica. O problema resulta do estresse repetitivo do tendão. Isso geralmente acontece quando pressionamos nosso corpo a fazer muito, muito cedo, mas outros fatores podem tornar mais provável o desenvolvimento de tendinite, incluindo:

  • Aumento repentino na quantidade ou intensidade da atividade de exercício - por exemplo, aumentar a distância que você corre todos os dias em alguns quilômetros sem dar ao seu corpo a chance de se ajustar à nova distância

  • Músculos da panturrilha contraídos - Ter músculos da panturrilha contraídos e iniciar repentinamente um programa de exercícios agressivo pode colocar estresse extra no tendão de Aquiles

  • Esporão ósseo - crescimento ósseo extra onde o tendão de Aquiles se liga ao osso do calcanhar pode esfregar contra o tendão e causar dor

Sintomas

Os sintomas comuns de tendinite de Aquiles incluem:

  • Dor e rigidez ao longo do tendão de Aquiles pela manhã

  • Dor ao longo do tendão ou parte posterior do calcanhar que piora com a atividade

  • Dor forte no dia seguinte ao exercício

  • Engrossamento do tendão

  • Esporão ósseo (tendinite de inserção)

  • Inchaço que está presente o tempo todo e piora ao longo do dia com atividade

Se você experimentou um "estalo" repentino na parte de trás da panturrilha ou calcanhar, você pode ter rompido (rasgado) o tendão de Aquiles. Consulte o seu médico imediatamente se você acha que pode ter rompido o tendão.


Exame Físico

Depois de descrever seus sintomas e discutir suas preocupações, o médico examinará seu pé e tornozelo. O médico irá procurar por estes sinais:

  • Inchaço ao longo do tendão de Aquiles ou na parte de trás do calcanhar

  • Engrossamento ou alargamento do tendão de Aquiles

  • Esporim ósseo na parte inferior do tendão na parte de trás do calcanhar (tendinite de inserção)

  • O ponto de máxima ternura

  • Dor no meio do tendão, (tendinite não inserida)

  • Dor na parte de trás do calcanhar na parte inferior do tendão (tendinite de inserção)

  • Amplitude de movimento limitada em seu tornozelo - especificamente, uma diminuição da capacidade de flexionar seu pé

Testes

Seu médico pode solicitar exames de imagem para se certificar de que seus sintomas são causados ​​por tendinite de Aquiles. raios X Os testes de raios-X fornecem imagens nítidas dos ossos. Os raios X podem mostrar se a parte inferior do tendão de Aquiles calcificou ou endureceu. Essa calcificação indica tendinite de Aquiles por inserção. Em casos de tendinite de Aquiles não insercional grave, também pode haver calcificação na porção média do tendão.Imagem por ressonância magnética (MRI) Embora a ressonância magnética (MRI) não seja necessária para diagnosticar a tendinite de Aquiles, ela é importante para o planejamento da cirurgia. Uma ressonância magnética pode mostrar a gravidade do dano no tendão. Se a cirurgia for necessária, o médico selecionará o procedimento com base na quantidade de lesão no tendão.


Tratamento

Tratamento Não Cirúrgico Na maioria dos casos, as opções de tratamento não cirúrgico proporcionam alívio da dor, embora possa levar alguns meses para que os sintomas desapareçam completamente. Mesmo com o tratamento precoce, a dor pode durar mais de 3 meses. Se você sentiu dor por vários meses antes de procurar tratamento, pode levar 6 meses para que os métodos de tratamento tenham efeito.

Descanso

O primeiro passo para reduzir a dor é diminuir ou mesmo interromper as atividades que pioram a dor. Se você faz regularmente exercícios de alto impacto (como correr), mudar para atividades de baixo impacto colocará menos estresse no tendão de Aquiles. Atividades de treinamento cruzado como ciclismo, exercícios elípticos e natação são opções de baixo impacto para ajudá-lo a se manter ativo.

Gelo

Colocar gelo na área mais dolorida do tendão de Aquiles é útil e pode ser feito conforme necessário ao longo do dia. Isso pode ser feito por até 20 minutos e deve ser interrompido mais cedo se a pele ficar dormente. Um copo de espuma cheio de água e depois congelado cria uma bolsa de gelo simples e reutilizável. Depois que a água congelar no copo, arranque a borda do copo. Em seguida, esfregue o gelo no tendão de Aquiles. Com o uso repetido, uma ranhura que se ajusta ao tendão de Aquiles aparecerá, criando uma bolsa de gelo "sob medida".

Medicamento antiinflamatório não esteroidal

Drogas como ibuprofeno e naproxeno reduzem a dor e o inchaço. Eles não reduzem, entretanto, o espessamento do tendão degenerado. O uso da medicação por mais de 1 mês deve ser revisado com seu médico de atenção primária.

Exercício

O seguinte exercício pode ajudar a fortalecer os músculos da panturrilha e reduzir o estresse no tendão de Aquiles.

  • Alongamento da panturrilha Incline-se para frente contra uma parede com um joelho reto e o calcanhar no chão. Coloque a outra perna à frente, com o joelho dobrado. Para alongar os músculos da panturrilha e o cordão do calcanhar, empurre seus quadris em direção à parede de maneira controlada. Mantenha a posição por 10 segundos e relaxe. Repita este exercício 20 vezes para cada pé. Uma forte tração na panturrilha deve ser sentida durante o alongamento.

Fisioterapia

A fisioterapia é muito útil no tratamento da tendinite de Aquiles. Provou funcionar melhor para a tendinite não inserida do que para a tendinite por inserção.


Protocolo de Fortalecimento Excêntrico

O fortalecimento excêntrico é definido como a contração (contração) de um músculo enquanto ele se alonga. Exercícios de fortalecimento excêntrico podem causar danos ao tendão de Aquiles se não forem feitos corretamente. A princípio, devem ser realizados sob supervisão de um fisioterapeuta. Depois de dominados com um terapeuta, os exercícios podem ser feitos em casa. Esses exercícios podem causar algum desconforto, mas não devem ser insuportáveis.

  • Queda bilateral do calcanhar Fique na beira de uma escada, ou plataforma elevada que seja estável, com apenas a metade frontal do pé na escada. Esta posição permitirá que seu calcanhar se mova para cima e para baixo sem bater na escada. Deve-se ter cuidado para garantir que você esteja equilibrado corretamente para evitar quedas e lesões. Certifique-se de segurar em um corrimão para ajudá-lo a se equilibrar. Levante os calcanhares do chão e, lentamente, abaixe-os até o ponto mais baixo possível. Repita esta etapa 20 vezes. Este exercício deve ser feito de forma lenta e controlada. O movimento rápido pode criar o risco de danos ao tendão. Conforme a dor melhora, você pode aumentar o nível de dificuldade do exercício segurando um pequeno peso em cada mão.

  • Descida do calcanhar com uma perna Este exercício é realizado de forma semelhante à queda do calcanhar bilateral, exceto que todo o seu peso está concentrado em uma perna. Isso deve ser feito somente após o domínio da queda bilateral do calcanhar.

Injeções de cortisona

A cortisona, um tipo de esteróide, é um poderoso medicamento antiinflamatório. As injeções de cortisona no tendão de Aquiles raramente são recomendadas porque podem causar a ruptura (ruptura) do tendão.


Sapatos e órteses de apoio

A dor da tendinite de Aquiles de inserção geralmente é aliviada por certos sapatos, bem como por aparelhos ortopédicos. Por exemplo, sapatos mais macios na parte de trás do calcanhar podem reduzir a irritação do tendão. Além disso, o levantamento do calcanhar pode aliviar um pouco o tendão.

Elevadores de calcanhar também são muito úteis para pacientes com tendinite de inserção porque podem mover o calcanhar para longe da parte de trás do sapato, onde pode ocorrer atrito. Eles também tiram um pouco do tendão. Como um elevador de calcanhar, uma manga de Aquiles de silicone pode reduzir a irritação na parte de trás de um sapato.

Se sua dor for forte, seu médico pode recomendar uma bota de caminhada por um curto período. Isso dá ao tendão a chance de descansar antes de iniciar qualquer terapia. O uso prolongado de uma bota é desencorajado, entretanto, porque pode enfraquecer os músculos da panturrilha.


Terapia por ondas de choque extracorpórea (ESWT)

Durante este procedimento, os impulsos de ondas de choque de alta energia estimulam o processo de cicatrização no tecido do tendão danificado. O ESWT não mostrou resultados consistentes e, portanto, não é comumente realizado.

A ESWT não é invasiva - não requer uma incisão cirúrgica. Por causa do risco mínimo envolvido, a ESWT às vezes é tentada antes que a cirurgia seja considerada.



ATENÇÃO

Se você tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!


Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!

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