DOR NO TENDÃO DE AQUILES, PODE SER TENDINITE?

A tendinite de Aquiles é uma condição comum que ocorre quando o grande tendão que desce pela parte de trás da perna fica irritado e inflamado.

O tendão de Aquiles é o maior tendão do corpo. Ele conecta os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar e é usado quando você caminha, corre, sobe escadas, pula e fica na ponta dos pés. Embora o tendão de Aquiles possa suportar grandes tensões de correr e pular, ele também está sujeito à tendinite, uma condição associada ao uso excessivo e degeneração.

Descrição

Definida de forma simples, a tendinite é a inflamação de um tendão. A inflamação é a resposta natural do corpo a lesões ou doenças e costuma causar inchaço, dor ou irritação. Existem dois tipos de tendinite de Aquiles, com base na parte do tendão inflamada.

Tendinite de Aquiles não inserida

Na tendinite de Aquiles não inserida, as fibras na porção média do tendão começam a se decompor com pequenas lacerações (degenerar), inchar e engrossar.

A tendinite da porção média do tendão afeta mais comumente pessoas mais jovens e ativas.

Tendinite de Aquiles de inserção

A tendinite de Aquiles de inserção envolve a parte inferior do calcanhar, onde o tendão se fixa (insere) ao osso do calcanhar. Tanto na tendinite de Aquiles não quanto na inserção, as fibras do tendão danificadas também podem calcificar (endurecer). Os esporões ósseos (crescimento ósseo extra) costumam se formar com a tendinite de Aquiles por inserção. A tendinite que afeta a inserção do tendão pode ocorrer a qualquer momento, mesmo em pacientes que não estão ativos. Na maioria das vezes, entretanto, isso vem de anos de uso excessivo (corredores de longa distância, velocistas).

Causa

A tendinite de Aquiles geralmente não está relacionada a uma lesão específica. O problema resulta do estresse repetitivo do tendão. Isso geralmente acontece quando pressionamos nosso corpo a fazer muito, muito cedo, mas outros fatores podem tornar mais provável o desenvolvimento de tendinite, incluindo:

• Aumento repentino na quantidade ou intensidade da atividade de exercício - por exemplo, aumentar a distância que você corre todos os dias em alguns quilômetros sem dar ao seu corpo a chance de se ajustar à nova distância

• Músculos da panturrilha contraídos - Ter músculos da panturrilha contraídos e iniciar repentinamente um programa de exercícios agressivo pode colocar estresse extra no tendão de Aquiles

• Esporão ósseo - crescimento ósseo extra onde o tendão de Aquiles se liga ao osso do calcanhar pode esfregar contra o tendão e causar dor

Os sintomas comuns de tendinite de Aquiles incluem:

• Dor e rigidez ao longo do tendão de Aquiles pela manhã

• Dor ao longo do tendão ou parte posterior do calcanhar que piora com a atividade

• Dor forte no dia seguinte ao exercício

• Engrossamento do tendão

• Esporão ósseo (tendinite de inserção)

• Inchaço que está presente o tempo todo e piora ao longo do dia com atividade

Se você experimentou um "estalo" repentino na parte de trás da panturrilha ou calcanhar, você pode ter rompido (rasgado) o tendão de Aquiles. Consulte o seu médico imediatamente se você acha que pode ter rompido o tendão.

Exame Físico

Depois de descrever seus sintomas e discutir suas preocupações, o médico examinará seu pé e tornozelo. O médico irá procurar por estes sinais:

• Inchaço ao longo do tendão de Aquiles ou na parte de trás do calcanhar

• Engrossamento ou alargamento do tendão de Aquiles

• Esporim ósseo na parte inferior do tendão na parte de trás do calcanhar (tendinite de inserção)

• O ponto de máxima ternura

• Dor no meio do tendão, (tendinite não inserida)

• Dor na parte de trás do calcanhar na parte inferior do tendão (tendinite de inserção)

• Amplitude de movimento limitada em seu tornozelo - especificamente, uma diminuição da capacidade de flexionar seu pé

Testes

Seu médico pode solicitar exames de imagem para se certificar de que seus sintomas são causados ​​por tendinite de Aquiles. raios X Os testes de raios-X fornecem imagens nítidas dos ossos. Os raios X podem mostrar se a parte inferior do tendão de Aquiles calcificou ou endureceu. Essa calcificação indica tendinite de Aquiles por inserção. Em casos de tendinite de Aquiles não insercional grave, também pode haver calcificação na porção média do tendão.Imagem por ressonância magnética (MRI) Embora a ressonância magnética (MRI) não seja necessária para diagnosticar a tendinite de Aquiles, ela é importante para o planejamento da cirurgia. Uma ressonância magnética pode mostrar a gravidade do dano no tendão. Se a cirurgia for necessária, o médico selecionará o procedimento com base na quantidade de lesão no tendão.