FIBROMIALGIA E ALIMENTAÇÃO

A fibromialgia é uma síndrome que se caracteriza por um estado doloroso crônico e generalizado que os doentes localizam, sobretudo, no aparelho locomotor, e que apresenta uma exagerada hipersensibilidade em vários pontos predefinidos (pescoço, ombros, região lombar, ancas, cotovelos e joelhos) sem alterações orgânicas demonstráveis.


Está tipicamente relacionada com uma grande variedade de sintomas, entre os quais se destacam a fadiga persistente, o sono não reparador, a rigidez generalizada e os sintomas ansioso-depressivos.


De forma simples, a fibromialgia ocorre quando o limiar da dor diminui. Ou seja, quando se apreendem como dolorosos todos aqueles estímulos que não o são.

E, embora se desconheça a causa que origina esta diminuição do limiar da dor, acredita-se no envolvimento de muitos fatores.



Enquanto umas pessoas desenvolvem fibromialgia sem uma causa aparente, outras há que a desenvolvem depois de uma infeção, um acidente de automóvel ou situações de stress.


Um estudo realizado em doentes com fibromialgia revelou que, em 42% dos doentes, os sintomas sofrem um agravamento após a ingestão de determinados alimentos.

Por outro lado, algumas modificações na dieta demonstraram ser eficazes no controlo da fibromialgia.


Num estudo controlado, foi prescrito a um grupo de doentes com fibromialgia a manutenção de uma dieta regular, ao passo que a outro grupo foi prescrita uma dieta vegetariana baseada apenas em alimentos crus, como frutas, hortaliças, nozes, sementes, legumes e cereais (por exemplo, flocos de aveia).

A dieta incluía também alguns alimentos fermentados, como iogurte de aveia, bebida fermentada com bagas e diversos tipos de vegetais fermentados (como a couve).


Após três meses de seguimento, os doentes com dieta vegetariana apresentaram uma redução significativa de peso corporal, dor, rigidez matutina, uso de analgésicos, depressão e número de pontos de fibromialgia dolorosos, em comparação com os que continuaram a manter as respetivas dietas habituais.


Alguns suplementos nutricionais demonstraram também ser eficazes. O 5-hidroxitriptofano (proveniente de sementes de Griffonia simplicifolia) é um precursor da serotonina e demostrou diminuir muitos sintomas como depressão, ansiedade, insónias e dor. A S-adenosilmetionina intervém em inúmeras reações bioquímicas para a síntese natural da serotonina e ajuda a diminuir a dor, a inflamação e a depressão.

Um suplemento com melatonina ajudaria a conciliar melhor o sono e a diminuir a dor de alguns locais.

Outros suplementos úteis são o magnésio e o ácido málico, os quais podem reduzir a tensão muscular. Existem igualmente alimentos ricos em magnésio, tais como espargos, espinafres e legumes.


Dica do Especialista

Se você tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!


No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores.


Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Clique AQUI para ver os depoimentos.


Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!

#drgiulianomartins, #onefisioterapia, #crossfisio, #metodologiaone, #fibromialgia, #dornascostas, #herniadedisco, #dordecabeça, #ciatico, #pilates, #quiropraxia, #fisioterapia, #coluna, #dornojoelho, #dornoquadril, #dornoombro, #ribeiraopreto, #curitiba, #torcicolo, #dorcronica, #doraguda, #fisioterapiaesportiva, #cirurgiadecoluna, #dornopescoco, #quiropraxiaribeiraopreto, #fisioterapiaribeiraopreto, #pilatesribeiraopreto, #quiropraxiacuritiba, #fisioterapiacuritiba, #pilatescuritiba

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo