FISIOTERAPIA RIBEIRAO PRETO

Atualizado: 27 de ago. de 2020

A fisioterapia ajuda a restaurar o movimento e a função quando alguém é afetado por lesão, doença ou incapacidade.

Os fisioterapeutas ajudam as pessoas afetadas por lesões, doenças ou deficiências por meio de movimentos e exercícios, terapia manual, equipamentos, educação em dor e aconselhamento.

Eles mantêm a saúde de pessoas de todas as idades, ajudando pacientes a controlar a dor e prevenir doenças.

A profissão ajuda a incentivar o desenvolvimento e facilitar a recuperação, permitindo que as pessoas permaneçam no trabalho enquanto as ajudam a permanecer independentes pelo maior tempo possível.

A fisioterapia é uma profissão baseada na ciência e adota uma abordagem de "pessoa inteira - corpo como um todo" para a saúde e o bem-estar, que inclui o estilo de vida geral do paciente.

No centro está o envolvimento do paciente em seus próprios cuidados, através da educação, conscientização, empoderamento e participação em seu tratamento.

Você pode se beneficiar da fisioterapia a qualquer momento da sua vida. A fisioterapia ajuda com dores nas costas ou lesões súbitas, gerenciando condições médicas a longo prazo, como asma , e na preparação para o parto ou um evento esportivo.

Os fisioterapeutas usam seus conhecimentos e habilidades para melhorar uma variedade de condições associadas a diferentes sistemas do corpo, como:

• Neurológico ( acidente vascular cerebral , esclerose múltipla , Parkinson )

• Neuromusculoesquelético ( dor nas costas , tendinites, pós operatório, distúrbio associado a lesão em chicote, lesões esportivas , artrite, artrose e etc.)

• Cardiovascular ( doença cardíaca crônica , reabilitação após ataque cardíaco )

• Respiratório ( asma , doença pulmonar obstrutiva crônica , fibrose cística).

Os fisioterapeutas trabalham em uma variedade de especialidades em saúde e assistência social . Além disso, alguns fisioterapeutas estão envolvidos na educação, pesquisa e gestão de serviços.

Qual a função de um fisioterapeuta?

Fisioterapeutas estudam a ciência do movimento. Eles aprendem a identificar as CAUSAS principais de uma dor ou lesão e assim aplicar o melhor tratamento utilizando tecnologia e recursos manuais.

Quando devo ir a um fisioterapeuta?

Sempre que você tiver uma DOR, por menor que seja. Lembre-se que as dores tendem a aumentar e as patologias tendem a se agravar por a gente negligenciar uma sinal importante que o corpo dá que é a DOR.

Evite tirar o sinal que seu corpo te dá (DOR) utilizando medicamentos sem prescrição médica e sem conversar com seu Fisioterapeuta.

Se você está sentindo alguma dor, mesmo que seja uma dor leve, isso indica que existe algo de errado. Pode ser uma contratura muscular, uma sobrecarga mecânica, estiramento, má postura, enfim, há algo de errado e seu corpo lhe avisa por meio da dor. Se você tira a dor, você tira o sinal que seu corpo está te dando e com isso a patologia agrava e a dor retorna mais forte!

Pense em fazer fisioterapia se você tiver uma lesão ou dor aguda/crônica que afeta como você funciona todos os dias. Os médicos geralmente indicam a fisioterapia na maioria dos casos de dores agudas ou crônicas e processos de reabilitação pós cirúrgica. Se você planeja usar o seu plano de saúde para ajudar a cobrir os custos da fisioterapia, lembre-se de visitar o site da companhia de seguros e se inteirar sobre quais procedimentos e serviços são oferecidos pelos Fisioterapeutas conveniados a seu plano

Geralmente, esses atendimentos são indicados para casos mais simples, os atendimentos são feitos em grupo, os profissionais são recém-formados ou estagiários e os aparelhos não são os mais modernos.

Quais problemas os fisioterapeutas tratam?

Os fisioterapeutas se concentram na prevenção e na reabilitação. O tratamento pode ser para problemas causados ​​por lesão, doença ou incapacidade. Aqui estão alguns exemplos:

• Crise de ciático, Hérnia de disco, Dor no pescoço e nas costas causada por problemas nos músculos e esqueleto;

• Problemas nos ossos, articulações (lesão de menisco, tendinites, bursites), músculos e ligamentos, como artrite, artrose e efeitos secundários da amputação;

• Problemas pulmonares, como asma;

• Incapacidade como resultado de problemas cardíacos;

• Problemas pélvicos, como problemas de bexiga e intestino relacionados ao parto;

• Perda de mobilidade devido a trauma no cérebro ou coluna vertebral ou devido a doenças como a doença de Parkinson e esclerose múltipla;

• Fadiga, dor, inchaço, rigidez e perda de força muscular, por exemplo, durante o tratamento do câncer ou cuidados paliativos .

Quais os benefícios da Fisioterapia?

1. Melhoria da postura corporal;

2. Diminuição de dores osteomusculares;

3. Melhoria do condicionamento físico;

4. Redução de medidas corporais;

5. Aumento da força muscular;

6. Melhora da flexibilidade;

7. Melhora no equilíbrio e controle motor;

8. Retorno as AVD's (Atividade de Vida Diária);

9. Auxílio nos transtornos respiratórios;

10. Prevenção de lesões decorrentes do envelhecimento;

11. Recuperação neurológica de pacientes;

12. Reinserção do paciente oncológico.

O que posso esperar da Fisioterapia?

Sua sessão será única, porque é tudo sobre você e suas necessidades particulares. Em geral, eis o que acontece:

• O fisioterapeuta analisa seu histórico médico;

• O fisioterapeuta avalia e diagnostica sua condição (causa da dor);

• Você recebe um plano de tratamento (onde o numero de sessões ou tempo de tratamento poderá variar de acordo com cada caso/patologia) que estabelece metas para você. Este plano visa sempre ELIMINAR totalmente a dor e principalmente a CAUSA da dor;

• Será prescrito um roteiro de exercícios e todos os dispositivos auxiliares necessários para evitar que a dor ou lesão retorne;

• Será prescrito um roteiro de dicas com relação a boa postura no dia a dia (em casa, no trabalho, no carro, no lazer) para evitar o retorno das dores.

Pessoas que sofriam com dores e não podiam mais:

• Trabalhar com bom rendimento;

• Realizar tarefas de rotina;

• Ficar mais tempo na cama ou no sofá;

• Dormir bem;

• Pegar um filho no colo;

• Carregar uma sacola/mala;

• Fazer aquela viagem nas férias;

• Aproveitar grandes momentos em família;

• Divertir-se entre os amigos;

Após a Fisioterapia conseguem retomar todas estas atividades graças a um bom tratamento realizado.

A Fisioterapia busca a RECUPERAÇÃO da qualidade de vida e bem estar dos pacientes. O foco é tratar pessoas e não simplesmente um sintoma doloroso.

Além do embasamento científico, é necessário que o Fisioterapeuta apresente uma excelente formação técnica com experiências clínicas que capacitam o profissional a atender às demandas individuais dos pacientes.

Já sabe né! Tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!

No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores de Coluna.

Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.