Pitch é, basicamente, um “discurso de venda”. A palavra em inglês dá nome àquelas apresentações em que o objetivo é conquistar o comprador – ou investidor – que assiste. Por exemplo, durante as rodadas de investimento de uma startup, os empreendedores “vendem seu peixe” para quem pode ajudar com capital.
Basicamente, é feito para convencer alguém sobre alguma coisa. Para ajudar, pode contar com uma apresentação digital – em softwares como PowerPoint ou Prezi -, mas isso é opcional.
Como sua duração é pequena – de 3 a 10 minutos, em média –, ele deve ser feito como uma apresentação inicial, simples e objetiva. Se tudo der certo, vai gerar curiosidade e interesse de quem assiste o bastante para que quem o apresentou consiga oportunidades de falar do assunto com mais clareza em outro momento.
Pitch X Elevator pitch
O “Elevator pitch” é uma modalidade de pitch ainda mais rápido, com cerca de dois minutos. A palavra “elevator” (elevador, em português) é uma referência ao fato de que de a apresentação é tão veloz, que poderia ser feita em um encontro no elevador.
Onde é utilizado
A técnica do pitch é utilizada por empreendedores que se apresentam a investidores. No entanto, ele também pode servir para um profissional ou estudante se apresentar, em algumas circunstâncias. É o que acontece nas Conferências Na Prática, onde os jovens têm alguns minutos para “vender seu próprio peixe” para os recrutadores presentes.
Além disso, o cinema também utiliza o pitch com frequência. A ideia é a mesma, de tentar convencer. Porém, em vez de ser sobre um empreendimento, é sobre um produto audiovisual, ou um roteiro.
Fato é: geralmente envolvem uma situação em que se há muito a ganhar – seja verba para fazer seu negócio progredir, uma vaga de emprego, um curso on-line, um serviço e até mesmo um produto. Por isso, é interessante saber fazer um bom pitch: curto, adequado e coerente.
5 dicas de como fazer um bom pitch e apresentar o seu negócio, serviço ou produto.
#1 - Construa uma linha lógica
“O processo de montar o meu pitch foi primeiro pensar em quais são as informações que eu gostaria que as pessoas soubessem a respeito da minha história”.
O próximo passo é organizar em uma linha lógica que faça sentido. E que permita que as pessoas acompanhem a narrativa de forma fluida.
“Acredito que o principal do processo é determinar o que não deveria faltar e depois começar a construir essa linha lógica entre os pontos”.
#2 - Trabalhe o autoconhecimento
Grande parte da dificuldade de montar o pitch vem do fato de que ele requer certa dose de autoconhecimento – sobre sua personalidade e suas ações. Principalmente, seus pontos fortes e fracos para poder mostrá-los na apresentação. Por isso, foque em entender mais sobre si mesmo.
#3 - Às vezes, menos é mais
Fiel ao seu jeito de ser “muito objetivo”, escolha abordar a tarefa de se apresentar de forma mais minimalista. “Passe mais tempo detalhando cada uma das suas experiências do que criando uma super narrativa”.
Receita do sucesso: tratar apenas do que for mais importante na sua trajetória estudantil e profissional.
#4 Apresente resultados
Para fazer um bom pitch, se falar dos seus feitos, tente apontar consequências reais do que fez. Se possível, com números - “a partir do que eu fiz, [demonstrei] quais foram os resultados concretos que as minhas ações trouxeram”.
#5 Não deixe o nervosismo dominar
Não deixe o sentimento de medo te paralisar. Siga com o pitch mesmo bastante nervoso. E, lembre-se: “todo mundo está no mesmo barco”.
Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.
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