top of page

8 DICAS DE COMO FAZER SEU NEGÓCIO CRESCER MESMO EM TEMPOS DE CRISE

Atualizado: 23 de fev. de 2022

Entender como fazer seu negócio crescer é crucial para empreendedores dos tempos atuais. A pandemia do coronavírus foi responsável pelo fechamento de mais de 700 mil empresas no Brasil entre janeiro e julho de 2020.


Apesar do momento único de crise, alguns negócios encontraram saídas para se fortalecer mesmo em meio às adversidades. De acordo com o Sebrae, os negócios digitais, que vendem por meio de e-commerces, performaram 40% melhor em março de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019.


Além deste, os setores de pet, exercícios em casa, informática e serviços de casa e construção também tiveram destaque nos meses em que a pandemia avançava no país.



Mas será que apenas estes segmentos tiveram bons resultados?

Na minha opinião, essas organizações sabiam exatamente como fazer seu negócio crescer.


Se você quer entender as melhores dicas para crescimento de uma empresa, continue vendo as dicas que separei para você!


Como fazer seu negócio crescer?

Chegou a hora de entender, de uma vez por todas, como fazer seu negócio prosperar mesmo em ocasiões adversas.

Separei uma lista com 8 dicas práticas sobre gestão de processos, de equipes e de clientes.


1. Conheça seu cliente

O primeiro passo para entender como fazer seu negócio crescer é entender a relevância de uma gestão com customer focus. A expressão diz respeito à prática de colocar o cliente no centro, ou de manter o foco no cliente.

Para que isso seja possível, é importante conhecer algumas estratégias e ferramentas úteis, tais como:

· a definição de personas

· aplicação de pesquisas de satisfação e estudos, para entender como se comporta o cliente ideal;

· criação de estratégias com foco em experiência do cliente;

· uso de ferramentas de gestão do relacionamento com o cliente;

· adoção de um posicionamento empático por parte da força de vendas.


2. Mapeie a concorrência

Outra dica para entender como fazer seu negócio crescer é o mapeamento da concorrência. Muitas vezes, esta etapa é realizada apenas no início do negócio, na fase do planejamento estratégico, e, em seguida, é deixada de lado.

Mas a verdade é que, para entender como expandir seu negócio, você precisa conhecer a concorrência, mapear suas estratégias, entender seus diferenciais e, então, encontrar seu nicho de atuação ou desenvolvimento.


Veja abaixo algumas ferramentas de marketing digital para te ajudar nesta tarefa:

Built With: https://builtwith.com/

Similarweb: https://www.similarweb.com/

SemRush: https://pt.semrush.com/

Scup: https://www.scup.com/social/en/


3. Invista em gestão de crise

A melhor forma de performar bem e entender como fazer seu negócio crescer mesmo em meio à crise é…prever a crise! Pode parecer alarmista, mas investir em um planejamento de crise pode ser a salvação do seu negócio diante de uma situação inesperada, como a pandemia do novo coronavírus.


Com a ajuda de um planejamento de crise, é possível:

· mapear possíveis focos e fontes de crises para a empresa;

· desenhar tratativas e respostas padrão para eventuais questionamentos;

· criar planos de ação para contornar adversidades;

· desenvolver planos financeiros sustentáveis para garantir que a empresa não entre em colapso diante de uma crise.


4. Use boas metodologias de gestão

Gerir processos organizacionais é uma dos grandes objetivos — e grandes desafios — das empresas. Mas entender como fazer seu negócio crescer passa também pelo entendimento de que é necessário contar com ferramentas de apoio para acompanhar processos e identificar oportunidades de melhoria de forma assertiva.


Algumas das mais populares — e efetivas — metodologias e ferramentas de gestão são:

· 5w2h - a metodologia ajuda a conduzir projetos de forma cadenciada;

· 5S - ajuda a definir aquilo que realmente importa e o que é supérfluo em um ambiente;

· PDCA - esta metodologia sugere um ciclo para a realização de projetos, baseando cada etapa em uma tarefa-chave: planejar, executar, verificar resultados e acompanhá-los com indicadores.


5. Invista em captação de clientes

Mais uma vez, os clientes voltam ao centro das dicas para crescimento de uma empresa. Agora, para evidenciar a importância de criar estratégias para renovar a base de novos clientes.

Para tal, é importante contar com a ajuda dos times de marketing e vendas para estruturar planos de ação coerentes com a realidade da empresa. Boas ideias para captar novos clientes são:

· investir em presença nas redes sociais (e no chamado social selling);

· estimular o marketing de indicação por clientes antigos;

· oferecer experiências exclusivas para novos clientes;

Lembre-se de que, quando se trata de fazer uma compra, 64% das pessoas consideram a experiência do cliente mais importante do que o preço.


6. Não deixe de criar estratégias de fidelização

Se captar novos clientes é uma estratégia de ouro para a empresa, reter os clientes antigos é a escolha dos mais espertos. Isso porque é de 5 a 25 vezes mais caro adquirir um novo cliente do que manter um atual.

Algumas dicas para reter e fidelizar clientes são:

· criar políticas de ofertas exclusivas a clientes fiéis;

· lançar coleções e promoções em primeira mão para os clientes antigos;

· desenvolver bons relacionamentos entre a equipe de vendas e os clientes.


7. Desenvolva a reputação da marca

Uma empresa que tem presença nas redes sociais e se posiciona como referência em seu segmento, sem dúvidas, sabe como fazer seu negócio crescer. Isso porque a reputação pode ser associada à necessidade.

Empresas que se consolidam como referências em seu nicho de atuação tendem a ser vistas por seus clientes como imprescindíveis, e esta é uma razão importante para o crescimento de um negócio.


8. Treine sua equipe

Além de estar diretamente ligada à experiência do cliente, a performance do seu time pode ser decisiva para o crescimento de um negócio.

Times bem treinados tendem a ser mais assertivos e estratégicos em suas funções, atuando de forma inovadora e disruptiva.

Para tal, cabe às empresas estimular soft skills como criatividade, pensamento crítico e inteligência relacional e aliá-las a habilidades operacionais, como negociação avançada e venda consultiva.


BÔNUS

Por onde começar? Escolha os melhores parceiros!

Entender como fazer seu negócio crescer pode não ser tão simples, especialmente se você não sabe ao certo por onde começar.

Mas não se desespere! Com a ajuda de parceiros de confiança e mentores, é possível obter uma consultoria para crescimento ou até mesmo investir de forma independente em cada uma das dicas dadas acima.


Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.

Mas se você não encontrar o que deseja, pode me mandar uma mensagem clicando aqui que eu farei questão de produzir um texto e um vídeo bem bacana para te ajudar.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png
bottom of page