top of page

CAPSULITE ADESIVA OU OMBRO CONGELADO - QUAIS OS SINTOMAS E TRATAMENTOS

Atualizado: 22 de set. de 2020

Capsulite Adesiva do Ombro (CAO), (também conhecida como ombro congelado), com etiologia multifatorial e idiopática, pode ser causa de devido à traumas, tendinopatias, síndrome do impacto do ombro, pós operatório ou até espontaneamente.

Se trata de uma diminuição global dos movimentos do ombro pela aderência da cápsula articular do ombro na cabeça do úmero. É uma síndrome dolorosa que ocorre logo no início do processo inflamatório.

As causas secundárias incluem a alteração das estruturas que dão suporte ao ombro, podem ser autoimune, endócrino e outras patologias sistêmicas. O diagnostico é clínico, feito por um especialista, que avalia a amplitude de movimento e a dor, principalmente nos movimentos de flexão e rotação do ombro.



Síndrome da Capsulite Adesiva do Ombro

Esta síndrome em geral se compõe em 3 etapas: a dolorosa (inflamatória), a de congelamento e a etapa de recuperação ou descongelamento.

Apesar da recuperação na maioria dos casos ser de forma espontânea, muitas vezes o uso de medicamentos intra-articulares é indicado pelo médico especialista, a fisioterapia e a terapia física (Método Crossfisio ou Pilates) sempre geram bons resultados, e são de suma importância no tratamento da Capsulite Adesiva do Ombro e costuma devolver o paciente com um mínimo de sequelas e comprometimento da funcionalidade articular.

O complexo do ombro é uma estrutura anatômica que permite o movimento em vários planos e eixos. Porém, é uma articulação instável devido à sua anatomia.

Em geral, a maioria das pessoas não percebem a importância dessa articulação e todas suas possibilidades e funções essenciais para nosso cotidiano e bem estar, até quando esta articulação esteja comprometida com alguma patologia ou processo inflamatório que pode limitar as ações da mesma.

Existe uma expressão que diz “se não usa, você perde”, e isso se aplica muito bem nas patologias do ombro, sejam elas quais forem. Além disso, por ser uma articulação extremamente complexa, é muito importante determinar a causa da perda da mobilidade do ombro e primordial para o tratamento adequado dos pacientes.



Fases da Capsulite Adesiva

Há presença de dor aguda e inflamação porém o indivíduo ainda mantém uma amplitude de movimento na região da cintura escapular.


Nessa fase a dor e a inflamação diminuem, porém o indivíduo passa a ter uma limitação considerável da amplitude de movimento na região do ombro, perdendo massa muscular, funcionalidade e muitas vezes acompanhada de depressão.


Nesse estágio a limitação de amplitude de movimento começa a diminuir, ou seja, o indivíduo volta a ganhar amplitude, porém com limitação, e se não for orientado e tratado de forma adequada por um profissional capacitado. A funcionalidade e a amplitude de movimento normal que o indivíduo possuía anteriormente à lesão ficará comprometida, pela fibrose articular gerada no processo inflamatório da cápsula, inicialmente.

Devido à isso, o tratamento adequado irá depender em qual fase ou processo da disfunção se encontra a pessoa afetada.

Qual o tratamento para a Capsulite Adesiva do Ombro?

Em primeiro lugar, deve-se investigar em qual estágio ou fase se encontra. É importante que o fisioterapeuta realize também uma avaliação minuciosa. Este profissional irá definir e traçar os objetivos e a melhor conduta para cada fase do tratamento.

O objetivo para fase inicial será promover a analgesia e reduzir a inflamação, através de recursos da eletrotermo fototerapia e manter a amplitude de movimento que ainda possui nessa fase, com o intuito de prevenir ou minimizar os efeitos deletérios da segunda fase do processo, que será o estágio do congelamento.

Na sequência, ou seja, na segunda fase, na qual haverá uma grande perda de amplitude de movimento, o ênfase será ganhar a amplitude perdida.

A descompressão e re-hidratação capsular, para tanto podemos utilizar os recursos da liberação miofacial, da terapia manual para liberar a capsula articular, do calor profundo para auxiliar na extensibilidade dos tecidos comprometidos, cinesioterapia funcional e com precaução o método Crossfisio e o método Pilates.


Pilates e Crossfisio no Tratamento da Capsulite Adesiva do Ombro



Se o paciente/cliente chega para você na fase do descongelamento da cápsula articular, e não passou por nenhuma intervenção fisioterapêutica anteriormente, provavelmente ele chegará com aderência da capsula articular e comprometimento da amplitude de movimento, da funcionalidade, além de outros fatores associados.

Tais como compensações, sobrecargas articulares, perda de massa óssea, perda muscular e desequilíbrio muscular global, sem citar os fatores psico-sociais envolvidos.

Seria importante avaliar a elevação, rotação medial e extensão do ombro, cintura escapular e coluna vertebral como um todo. Além de avaliar as perdas de funções (AVDs) tais como tomar banho, se vestir, pentear o cabelo, escovar os dentes, dirigir um automóvel, etc.

Em geral, os exercícios devem ser com o objetivo de manutenção da amplitude articular e força muscular de ombro global.

Porém, vale ressaltar que é primordial o domínio da anatomia e biomecânica da cintura escapular e uma avaliação, sempre trabalhando o protocolo (centro de força ou powerhouse, ganhar amplitude e mobilidade da cintura escapular, coluna vertebral, verificar se há discinesia escapular, desequilíbrios musculares, hiper-ativação do trapézio superior e hipo-ativação do trapézio inferior, os músculos rombóides, serrátil anterior, do manguito rotador, etc).

Pode-se associar juntamente com os exercícios, as técnicas de terapia manual, liberação miofascial focando sempre nos ganhos de amplitude de movimento, e nas perdas da funcionalidade devido a essa síndrome, além de respeitar o limiar de dor de cada indivíduo.


ATENÇÃO

Se você tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!

No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores.


Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!

Posts recentes

Ver tudo
icon-whatsApp.png
bottom of page