COMO DEVE SER A APRESENTAÇÃO PESSOAL NO TRABALHO

Como eu já disse anteriormente em outros blogs, a apresentação pessoal no trabalho é muito importante para que você tenha uma progressão mais rápida na carreira. Nesse conceito, cabem todas as informações que você projeta e que se traduzem em sua imagem para a empresa, colegas e gestores.


É importante também, pois gera credibilidade e respeito.

Mas as dicas que te darei a seguir se aplicam também para você que é autônomo, faz LIVES, grava vídeos ou se expões nas redes sociais.

E claro, pra você também que é o dono da sua empresa, afinal, você precisa se portar como autoridade e dar o exemplo, né!?



Por isso, fique atento a estas dicas:


1. Entenda a empresa

Primeiro, você precisa saber qual é a imagem do profissional que a empresa quer. Para isso, investigue como ela se anuncia, quais são seus valores e sua missão, como ela se posiciona no mercado, como ela se vende no marketing e na publicidade em geral. Com esses dados, você terá uma noção melhor da imagem que você deve refletir.


2. Tome seus gestores como referência

Para facilitar o primeiro passo de compreensão da empresa, olhe para os seus gestores. É provável que eles estejam em posição de destaque na companhia.

Repare quais as caraterísticas que você pode usar como referência, como vestuário, comportamento em situações de conflito, em reuniões, entre outras.


3. Trate de sua aparência

Agora você já sabe que o estilo de seus gestores, líderes e dos profissionais mais experientes da empresa devem ser referência para você. Além do tipo de roupa, tome cuidado também com tudo que compõe o seu visual: barba, cabelo, adereços, limpeza das vestimentas, higiene pessoal, perfume.


4. Esteja preparado

A apresentação pessoal, não se trata apenas da aparência física. Se nunca se preparada adequadamente para reuniões, essa falta de cuidado será ligada a você e, aos poucos, fará parte de sua imagem para a empresa.

Por isso, na iminência de um problema, uma reunião importante, ou uma decisão que exija o seu insight, organize-se com antecedência para contar com todas as referências e dados necessários no momento certo.


5. Seja pontual

A pontualidade faz parte de sua apresentação. Se a reunião está marcada para 8h da manhã, apareça cinco minutos antes. Se o trânsito não colabora, leve isso em consideração antes, e não depois.

Para seus colegas e gestores, as dificuldades do trajeto importam menos do que sua pontualidade. Todo mundo tem dificuldades de inúmeros tipos, mas apenas alguns chegam na hora.


6. Cumpra o prazo

O Brasil tem uma cultura do “jeitinho” que deve passar longe de sua apresentação pessoal. No trabalho, se você disser “sim” para uma tarefa ou prometer uma entrega para um dia determinado, não há justificativa para falhar. Nesse aspecto, é possível se diferenciar rapidamente da concorrência, pois a maioria não entrega o prometido no prazo.


7. Tenha confiança

Se você está preparado para a reunião, se você tem todos os dados e conta com possíveis soluções para problemas que estão a sua frente, é hora de expor suas ideias com segurança. Esse traço da apresentação pessoal também é muito importante, pois nem sempre é levado em conta pelos colaboradores. Então, porte-se com confiança, fique aberto a novas ideias e projete sua imagem com clareza.


Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.

Mas se você não encontrar o que deseja, pode me mandar uma mensagem clicando aqui que eu farei questão de produzir um texto e um vídeo bem bacana para te ajudar.


#giulianomartini #gestaoemsaude #gestaodenegocios #mentoriadenegocios #empreendedordesucesso #business #posicionamento #autoridade #branding #socialmedia #perfilestrategico #planejamentopessoal #marketingdigital #apresentacaopessoal

1 visualização0 comentário