Embora algumas carreiras e profissões tenham uma relação direta com a habilidade de comunicação, ela é necessária para todo profissional em algum momento. Seja durante uma LIVE, o cotidiano no trabalho, gravar um vídeo ou quando é preciso realizar uma apresentação.
Falar bem nunca será uma habilidade desperdiçada. Mesmo porque, a forma com que se expressa é parte indispensável da comunicação interpessoal, a troca de informações entre duas ou mais pessoas que se dá por meio de sinais verbais ou não verbais.
Aliás, “falar bem” envolve dois campos: o do conteúdo e o da expressão.
A maior parte dos problemas está no quesito “expressão”. Ou como se fala. A boa notícia: tudo bem não nascer sabendo. “Da mesma forma com que aprendemos a falar, também podemos desenvolver essa expressividade”.
No que prestar atenção
Para analisar sua habilidade de comunicação e a sua capacidade de se expressar, existem alguns elementos-chave. A respiração, a voz, o olhar e a parte corporal. Se você balança, por exemplo, pode ser um sinal de nervosismo. O truque é controlar o nervosismo, ou não demonstrá-lo em sua linguagem corporal.
Cuide também do ritmo e volume da fala. Todos os quesitos devem se adequar às circunstâncias, contenha a ansiedade.
Outro ponto a se trabalhar é a naturalidade. Programar movimentos ou decorar o texto prejudicam esse ponto. A naturalidade é importante para mostrar o preparo e a credibilidade do locutor.
Lembre-se, a mensagem precisa ser passada de forma clara e com o grau de informalidade adequado.
Agora eu vou te passar 5 dicas para desenvolver sua habilidade de comunicação.
1. Identifique os “ruídos”
Para perceber os próprios problemas na comunicação, recomendo prestar atenção nos outros, quando falam. Principalmente nos que considera que falem bem ou mal. Para você, quais comportamentos os diferem?
2. Leia em voz alta
A especialista indica praticar leitura oral diariamente. Isso pode ser feito com trechos de livros, de jornais, revistas – o importante é lê-los em voz alta. Assim, “você acostuma com sua maneira de falar e vai ganhando fluência na fala”,
3. Lembre que as palavras têm características
“Se você diz um coisa leve, ela é leve; se você diz uma coisa pesada, ela é pesada e isso está na sonoridade da palavra, na maneira com que falamos”. Nesse quesito, também preste atenção à adjetivos e pontuação expressiva. Uma pausa, por exemplo, pode ser utilizada para realçar algum ponto.
4. Pratique a naturalidade
Os movimentos ou a posição da mão afetam a naturalidade na hora de se expressar. A dica é esquecê-la. Se você começa a programar como é que vai usá-la, a fala fica falsa.
Da mesma forma, quando é preciso decorar um texto, o ideal é treinar muito. Do contrário, você corre o risco de não só perder a naturalidade, como a empatia com o público.
5. Estruture em tópicos
“Eu costumo dizer que uma fala em público é igual a um trem – você entra nele e só sai no seu ponto final”.
Qual é o seu objetivo? Aonde você quer chegar? Esse trem para em várias estações.
Em vez de decorar, estruture sua fala em tópicos. Eles vão impedir que se preocupe exageradamente com o conteúdo e vão evitar que se perca no assunto. “É um mapa de viagem”.
Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.
Mas se você não encontrar o que deseja, pode me mandar uma mensagem clicando aqui que eu farei questão de produzir um texto e um vídeo bem bacana para te ajudar.
Comments