Se você procura um modelo de gestão estratégica para aumentar o desempenho da sua empresa, precisa conhecer agora mesmo o Balanced Scorecard ou BSC.
Criado por Robert S. Kaplan e David P. Norton, é um framework que auxilia as organizações a transformar suas estratégias em objetivos operacionais que, por sua vez, constituirão um roteiro para a obtenção de resultados nos negócios, permitindo atingir o desempenho desejado.
Considerado um modelo de gestão estratégica, o método surgiu para desmistificar a visão de que, para obter sucesso, um negócio precisa focar unicamente em indicadores financeiros e contábeis. E, ao mesmo tempo, para definir estratégias e desenhar planejamentos de uma maneira muito mais abrangente.
Ok, mas como funciona essa ferramenta de gestão? É o que você descobrirá a seguir!
Possui 5 macro desafios:
1. Traduzir a estratégia em termos operacionais
2. Alinhar a organização à estratégia
3. Transformar a estratégia em tarefa de toda a organização
4. Converter a estratégia em processo contínuo
5. Mobilizar a mudança por meio da Liderança Executiva
Como aplicar o Balanced Scorecard na sua empresa
A partir de sua ideia inicial, Kaplan e Norton pensaram em 4 perspectivas para nortearem seu método. Todas elas são multifatoriais e auxiliam você a analisar o desempenho da sua organização de forma integral.
São elas:
1. Perspectiva financeira
Mas não era para fugir dos indicadores financeiros e contábeis?! Epa, a ideia era não focar somente neles, mas sim neles e também em outros fatores que veremos a seguir. Afinal, todo negócio precisa de dinheiro para rodar, né?
Aqui você irá avaliar quais são os objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo da empresa, levando em conta as expectativas dos seus investidores. Pergunte-se: para oferecer resultados satisfatórios aos nossos acionistas, quais metas financeiras precisamos seguir?
O uso de métricas para análise está liberado, aliás. Aqui vão algumas das principais para você estudar:
Retorno Sobre Investimento (ROI);
Lifetime Value (LTV);
Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
Ticket médio;
Churn Rate.
Lembrando que, além dessas, existem muitas outras. Além disso, as métricas precisam estar alinhadas ao seu tipo de negócio e ao que é relevante para você e seu mercado.
2. Perspectiva dos clientes
Essa perspectiva foca no que deveria ser o motivo de todos os esforços da empresa: relacionamento com o cliente e a participação no mercado.
Aqui, é necessário focar em estratégias para que, daqui a anos – como falamos no início deste post – o seu negócio não só tenha mercado como uma boa quantidade de consumidores, de preferência muito maior que a de hoje!
Observe alguns dos pontos principais dessa perspectiva:
Retenção de clientes;
Aquisição de clientes;
Lucratividade do seu cliente (vale citar, também, o Perfil de Cliente Ideal (ICP).
Disclaimer: as perspectivas do Balanced Scorecard são interdependentes. Logo, para atingir seus objetivos financeiros, é preciso atender plenamente às necessidades dos clientes e assim por diante com as outras perspectivas do BSC.
3. Perspectiva dos processos internos
O objetivo dessa perspectiva é identificar os processos que mais impactam o seu negócio e aperfeiçoá-los. Resumidamente, aqui o foco é a qualidade dos processos internos, que precisam ser performados com cada vez mais assertividade até atingir a excelência.
Uma ressalva importante, porém, é que as atenções não podem estar voltadas somente aos processos internos: também torna-se essencial identificar a necessidade de criação de novos processos, que tornem sua estratégia ainda mais plausível e facilitem o alcance dos seus objetivos.
A “qualidade”, então, pode ser medida por indicadores como:
Produtividade;
Atendimento ao cliente mais ágil (pós-venda);
Compliance;
Inovação;
Outras métricas de desempenho internas.
4. Perspectiva do aprendizado e crescimento
Por fim, a quarta perspectiva do Balanced Scorecard tem por objetivo trabalhar no aprendizado da empresa, como o próprio nome sugere. Ela representa o conhecimento e a experiência necessários para que a sua empresa atinja suas metas e, assim, cresça cada vez mais.
Vale pensar que, para que todos os objetivos que foram listados até aqui sejam alcançados, precisamos de pessoas. E de pessoas boas, preparadas para o mercado e alinhadas à cultura da sua empresa.
Entre outros pontos, Invista em:
Capacitações e treinamentos;
Criação e/ou aplicação mais assertiva de um Culture Code;
Iniciativas que promovam a satisfação dos seus colaboradores;
Clima organizacional (indicador).
Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.
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