O QUE É CANVAS E COMO USAR

Ferramenta criada por Alex Osterwalder e Yves Pigneur, é uma linguagem comum que permite descrever, analisar e orientar organizações em como poder criar novos (inovar) ou alterar modelos de negócios já existentes.


Define-se modelo de negócios como a representação dos processos e das estratégias de uma empresa em como esta oferece valor aos seus clientes, obtém seu lucro e se mantém de forma sustentável por um período de tempo.

O método Canvas é uma ferramenta para inovação de modelos de negócios, que pode ser utilizada na criação de uma nova empresa ou em uma organização centenária, basta que seus gestores estejam dispostos a pensar colaborativamente em busca de novas soluções para os seus problemas. Portanto, hoje vamos falar sobre o que é business model Canvas.


É uma solução bastante eficiente — e incrivelmente simples — que ajuda o empreendedor a visualizar melhor as questões estratégicas do seu negócio.

O Canvas tem como principal objetivo estruturar um modelo inovador de plano de negócios, trazendo praticidade e principalmente dinamicidade na análise das organizações.


Como

Por meio de um framework (Canvas), que descreve nove

componentes básicos, evidencia-se como uma organização cria, entrega e captura valor.


Esses nove componentes são:

1. Proposta de valor

2. Segmento de clientes

3. Canais

4. Relacionamento com clientes

5. Recursos-chave

6. Parcerias-chave

7. Atividades-chave

8. Estrutura de custo

9. Fontes de renda


Abrange quatro áreas principais de um negócio:

1. Clientes

2. Oferta

3. Infraestrutura

4. Viabilidade financeira


Por que é importante implementar o método Canvas?

Na prática, um modelo de negócio descreve a lógica de funcionamento do negócio: qual a oferta de valor, como entregar e como gerar receita a partir dessa oferta. Em resumo, entende o funcionamento da empresa e a necessidade dessa mesma empresa no mercado em que se propõe atuar.


Com o Canvas, é possível inovar naquilo que já se faz e buscar novas frentes, caso entenda necessário. Esse modelo possibilita que o empreendedor seja o melhor, entregue mais valor e, consequentemente, se destaque da concorrência.

Se tiver clareza do que está fazendo — e essa é a proposta do modelo Canvas —, o empreendedor poderá lançar novos produtos e atuar em outros mercados, sem medo de se perder no caminho, pois ainda terá uma gestão bem elaborada.


Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.

Mas se você não encontrar o que deseja, pode me mandar uma mensagem clicando aqui que eu farei questão de produzir um texto e um vídeo bem bacana para te ajudar.


#giulianomartini #gestaoemsaude #gestaodenegocios #mentoriadenegocios #socialmedia #perfilestrategico #planejamentopessoal #mktdigital #business #midiassociais #redessociais #canvas #sn10

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo