OCEANO AZUL - CONHEÇA A ESTRATEGIA USADA PELO UBER E PELA APPLE

O que é

Metodologia criada por W. Chan Kim e Renné Mauborgne, a Estratégia do Oceano Azul é destinada à formulação da estratégia da empresa. Permite identificar oportunidades em novos mercados e tornar a concorrência irrelevante.


Como

Por meio da definição simultânea de uma diferenciação de valor, tanto para clientes quanto para a redução de custos, visando a abrir novos espaços no mercado.


O processo é regido por seis princípios de formulação e de execução:

1. Reconstruir as fronteiras do mercado

2. Concentrar-se no panorama geral, não nos números

3. Ir além da demanda existente

4. Acertar a sequência estratégica

5. Superar as principais barreiras organizacionais

6. Embutir a execução na estratégia


O ponto fundamental que diferencia um Oceano azul de um Oceano vermelho é a estratégia organizacional de como ele inova em termos de valor.


A inovação de valor considera a redução de custos, ao mesmo tempo em que busca aumentar a percepção de valor para o cliente por meio de uma curva, através de quatro questões-chave:


REDUZIR: Quais atributos devem ser reduzidos bem abaixo dos padrões setoriais

ELIMINAR: Quais atributos considerados indispensáveis pelo setor devem ser eliminados

ELEVAR: Quais atributos devem ser elevados bem acima dos padrões setoriais

CRIAR: Quais atributos jamais oferecidos pelo setor devem ser criados



O que realmente é

É um conceito de negócios, apresentado em um livro de mesmo nome, que diz que a melhor forma de superar a concorrência é parar de tentar superá-la. Ou seja, buscar mercados ainda não explorados, chamados pelos autores do conceito de “oceano azul”.

Na metáfora marítima, o oceano azul é um local em que se pode nadar livremente enquanto os mercados já saturados são o “oceano vermelho” em decorrência do sangue derramado nas batalhas entre os concorrentes.


É um conceito que foca na inovação do modelo de negócio e sua principal ferramenta é a curva de valor. É um tanto idealizado e segui-lo à risca pode ser frustrante, porque a maioria das empresas não consegue encontrar um oceano azul – isso é uma exceção –, mas a essência do conceito ajuda as empresas a se repensarem, a tentarem inovar na sua curva de valor e isso é muito positivo”.

Este livro esteve na moda por pelo menos cinco anos (seu lançamento já tem mais de 10) e que, apesar de já não ser mais tão falado, é um conceito que tem seu valor. “Faz refletir e pode levar para uma disrupção”.


Para que serve

Ajuda a repensar os negócios e entender novas opções e ações estratégicas antes não levantadas.

“A grande questão do raciocínio estratégico tradicional é ‘como eu bato no meu concorrente’. E o livro traz algo diferente disso, amplia a questão da superação da concorrência. Todo modelo de negócio, quando entra no mercado, é um oceano azul. A partir do momento em que é copiado deixa de ser assim”.

“Foi o que aconteceu com a Casas Bahia, que atendeu um público que ninguém atendia, de uma forma que ninguém fazia. Depois foi copiada, passou a ter concorrência. O mesmo processo ocorreu com Gol Linhas Áreas.

Hoje, elas estão em oceanos vermelhos, têm muitos concorrentes. Já a Apple criou um modelo que sustenta. A grande questão é por quanto tempo uma empresa nada sozinha num oceano azul.”


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