O que é
Metodologia criada por W. Chan Kim e Renné Mauborgne, a Estratégia do Oceano Azul é destinada à formulação da estratégia da empresa. Permite identificar oportunidades em novos mercados e tornar a concorrência irrelevante.
Como
Por meio da definição simultânea de uma diferenciação de valor, tanto para clientes quanto para a redução de custos, visando a abrir novos espaços no mercado.
O processo é regido por seis princípios de formulação e de execução:
1. Reconstruir as fronteiras do mercado
2. Concentrar-se no panorama geral, não nos números
3. Ir além da demanda existente
4. Acertar a sequência estratégica
5. Superar as principais barreiras organizacionais
6. Embutir a execução na estratégia
O ponto fundamental que diferencia um Oceano azul de um Oceano vermelho é a estratégia organizacional de como ele inova em termos de valor.
A inovação de valor considera a redução de custos, ao mesmo tempo em que busca aumentar a percepção de valor para o cliente por meio de uma curva, através de quatro questões-chave:
REDUZIR: Quais atributos devem ser reduzidos bem abaixo dos padrões setoriais
ELIMINAR: Quais atributos considerados indispensáveis pelo setor devem ser eliminados
ELEVAR: Quais atributos devem ser elevados bem acima dos padrões setoriais
CRIAR: Quais atributos jamais oferecidos pelo setor devem ser criados
O que realmente é
É um conceito de negócios, apresentado em um livro de mesmo nome, que diz que a melhor forma de superar a concorrência é parar de tentar superá-la. Ou seja, buscar mercados ainda não explorados, chamados pelos autores do conceito de “oceano azul”.
Na metáfora marítima, o oceano azul é um local em que se pode nadar livremente enquanto os mercados já saturados são o “oceano vermelho” em decorrência do sangue derramado nas batalhas entre os concorrentes.
É um conceito que foca na inovação do modelo de negócio e sua principal ferramenta é a curva de valor. É um tanto idealizado e segui-lo à risca pode ser frustrante, porque a maioria das empresas não consegue encontrar um oceano azul – isso é uma exceção –, mas a essência do conceito ajuda as empresas a se repensarem, a tentarem inovar na sua curva de valor e isso é muito positivo”.
Este livro esteve na moda por pelo menos cinco anos (seu lançamento já tem mais de 10) e que, apesar de já não ser mais tão falado, é um conceito que tem seu valor. “Faz refletir e pode levar para uma disrupção”.
Para que serve
Ajuda a repensar os negócios e entender novas opções e ações estratégicas antes não levantadas.
“A grande questão do raciocínio estratégico tradicional é ‘como eu bato no meu concorrente’. E o livro traz algo diferente disso, amplia a questão da superação da concorrência. Todo modelo de negócio, quando entra no mercado, é um oceano azul. A partir do momento em que é copiado deixa de ser assim”.
“Foi o que aconteceu com a Casas Bahia, que atendeu um público que ninguém atendia, de uma forma que ninguém fazia. Depois foi copiada, passou a ter concorrência. O mesmo processo ocorreu com Gol Linhas Áreas.
Hoje, elas estão em oceanos vermelhos, têm muitos concorrentes. Já a Apple criou um modelo que sustenta. A grande questão é por quanto tempo uma empresa nada sozinha num oceano azul.”
Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.
Mas se você não encontrar o que deseja, pode me mandar uma mensagem clicando aqui que eu farei questão de produzir um texto e um vídeo bem bacana para te ajudar.
Comentarios