QUAIS OS TERMOS INDISPENSÁVEIS PARA QUEM ESTÁ NAS REDES SOCIAIS?

Que tal conferir um glossário com os principais termos quando o assunto são redes sociais?


A nossa lista conta com:


# Sinal tipográfico para cerquilha, conhecido no universo das redes sociais como Hashtag.

Ad: qualquer anúncio veiculado em redes sociais;

Alcance de uma publicação: Termo utilizado para indicar quantas pessoas tiveram acesso a determinada publicação em uma rede social

Algoritmo: regras automatizadas que redes sociais aplicam para rankear, classificar e encontrar conteúdos;

Analytics: estudo focado na análise de métricas geradas nas redes sociais;

Automação: refere-se ao uso de ferramentas que objetivem a automatização de seus processos de marketing digital, tornando o processo de gestão mais organizado, ágil e escalável.

Avatar: é a imagem geralmente utilizada como foto de seu perfil na rede social.

Big Data: de maneira resumida, Big Data indica uma grande quantidade de dados complexos reunidos em determinado local.

Bio: derivado de Biografia, a Bio é uma expressão amplamente utilizada em redes sociais (como o Instagram) para indicar suas informações de perfil.

Blogger: o termo pode indicar tanto um blogueiro quanto o serviço de hospedagem gratuita de blogs oferecido pelo Google.

Branding: trabalho de gestão de marca e aplicação de sua identidade em diversos momentos;

Canva: ferramenta online e gratuita de criação gráfica. Ficou popular pela facilidade de uso e layouts pré-prontos com filtros e regulagem de cores, brilho, saturação etc.

Campanha: conjunto de anúncios focados em um produto, época do ano, entre outras categorias;

Clickbait: o clickbait indica todo tipo de link clicável formulado para atrair o usuário a uma página externa com pouca, ou nenhuma, relação com a expectativa gerada anteriormente.

Conversão: toda vez que um usuário realiza uma ação projetada pela estratégia da empresa;

CPC: métrica que mede o valor a ser pago por cada clique em um anúncio;

CPM: custo por Mil Impressões. Expressão usada para definir o valor médio a ser pago para cada mil impressões (aparições) de um banner em um site.

CTR: taxa de cliques. É uma métrica utilizada para indicar a quantidade de cliques que um conteúdo, ou anúncio, recebeu dividido pelo número de vezes em que ele foi exibido para alguém.

Direct (Instagram): função similar à de Mensagem Privada, no Facebook, e de Mensagem Direta, Twitter.

E-book: livro eletrônico (ou digital). Popularmente utilizado como material rico para captura de leads.

Engajamento: Nível de envolvimento do público com a marca nas redes sociais.

Fan Page: são as famosas páginas no Facebook.

Feed: formatação de dados nas redes sociais (ou blogs) para o fornecimento de conteúdo de maneira organizada e cronológica.

GIF: formato muito popular de arquivo que suporta imagens estáticas ou animadas.

Google Trends: ferramenta do Google que mostra, por meio de gráficos, as principais tendências de busca pela internet.

Impressões: visualizações de um link, postagem ou conteúdo;

Impulsionamento: investir dinheiro para que uma publicação alcance mais usuários;

Inbound Marketing: forma de marketing que visa ganhar o interesse do público de forma não invasiva, apoiando-se em questões de SEO, marketing de conteúdo e estratégias em redes sociais.

Influenciador: usuário com grande área de alcance nas redes sociais e capaz de influenciar na decisão de compra ou interação de outros usuários comuns.

Likes: curtidas nas redes sociais;

Live streaming: transmissões de qualquer evento ou conteúdo nas redes sociais;

Link Building: técnica de Marketing que envolve a aquisição de links de redirecionamento para seu site em websites de relevância.

Marketing de Conteúdo: alternativa de marketing que visa a construção de uma relação de confiança com seu público por meio da criação de conteúdo relevante, atraindo e gerando valor para sua marca.

Meme: imagens, ilustrações ou qualquer conteúdo visual que viralize e passe a ser aplicado em diversos contextos para gerar interações com o público;

Métricas: estatísticas referentes ao desempenho da página, ou de publicações, na rede social;

Net Promoter Score (NPS): mensura o nível de satisfação do cliente;

Orgânico: qualquer ação que seja feita sem que haja investimento para impulsionar;