Que tal conferir um glossário com os principais termos quando o assunto são redes sociais?
A nossa lista conta com:
# Sinal tipográfico para cerquilha, conhecido no universo das redes sociais como Hashtag.
Ad: qualquer anúncio veiculado em redes sociais;
Alcance de uma publicação: Termo utilizado para indicar quantas pessoas tiveram acesso a determinada publicação em uma rede social
Algoritmo: regras automatizadas que redes sociais aplicam para rankear, classificar e encontrar conteúdos;
Analytics: estudo focado na análise de métricas geradas nas redes sociais;
Automação: refere-se ao uso de ferramentas que objetivem a automatização de seus processos de marketing digital, tornando o processo de gestão mais organizado, ágil e escalável.
Avatar: é a imagem geralmente utilizada como foto de seu perfil na rede social.
Big Data: de maneira resumida, Big Data indica uma grande quantidade de dados complexos reunidos em determinado local.
Bio: derivado de Biografia, a Bio é uma expressão amplamente utilizada em redes sociais (como o Instagram) para indicar suas informações de perfil.
Blogger: o termo pode indicar tanto um blogueiro quanto o serviço de hospedagem gratuita de blogs oferecido pelo Google.
Branding: trabalho de gestão de marca e aplicação de sua identidade em diversos momentos;
Canva: ferramenta online e gratuita de criação gráfica. Ficou popular pela facilidade de uso e layouts pré-prontos com filtros e regulagem de cores, brilho, saturação etc.
Campanha: conjunto de anúncios focados em um produto, época do ano, entre outras categorias;
Clickbait: o clickbait indica todo tipo de link clicável formulado para atrair o usuário a uma página externa com pouca, ou nenhuma, relação com a expectativa gerada anteriormente.
Conversão: toda vez que um usuário realiza uma ação projetada pela estratégia da empresa;
CPC: métrica que mede o valor a ser pago por cada clique em um anúncio;
CPM: custo por Mil Impressões. Expressão usada para definir o valor médio a ser pago para cada mil impressões (aparições) de um banner em um site.
CTR: taxa de cliques. É uma métrica utilizada para indicar a quantidade de cliques que um conteúdo, ou anúncio, recebeu dividido pelo número de vezes em que ele foi exibido para alguém.
Direct (Instagram): função similar à de Mensagem Privada, no Facebook, e de Mensagem Direta, Twitter.
E-book: livro eletrônico (ou digital). Popularmente utilizado como material rico para captura de leads.
Engajamento: Nível de envolvimento do público com a marca nas redes sociais.
Fan Page: são as famosas páginas no Facebook.
Feed: formatação de dados nas redes sociais (ou blogs) para o fornecimento de conteúdo de maneira organizada e cronológica.
GIF: formato muito popular de arquivo que suporta imagens estáticas ou animadas.
Google Trends: ferramenta do Google que mostra, por meio de gráficos, as principais tendências de busca pela internet.
Impressões: visualizações de um link, postagem ou conteúdo;
Impulsionamento: investir dinheiro para que uma publicação alcance mais usuários;
Inbound Marketing: forma de marketing que visa ganhar o interesse do público de forma não invasiva, apoiando-se em questões de SEO, marketing de conteúdo e estratégias em redes sociais.
Influenciador: usuário com grande área de alcance nas redes sociais e capaz de influenciar na decisão de compra ou interação de outros usuários comuns.
Likes: curtidas nas redes sociais;
Live streaming: transmissões de qualquer evento ou conteúdo nas redes sociais;
Link Building: técnica de Marketing que envolve a aquisição de links de redirecionamento para seu site em websites de relevância.
Marketing de Conteúdo: alternativa de marketing que visa a construção de uma relação de confiança com seu público por meio da criação de conteúdo relevante, atraindo e gerando valor para sua marca.
Meme: imagens, ilustrações ou qualquer conteúdo visual que viralize e passe a ser aplicado em diversos contextos para gerar interações com o público;
Métricas: estatísticas referentes ao desempenho da página, ou de publicações, na rede social;
Net Promoter Score (NPS): mensura o nível de satisfação do cliente;
Orgânico: qualquer ação que seja feita sem que haja investimento para impulsionar;
Pinterest: rede social voltada para o compartilhamento de imagens por meio da criação de pastas e itens que podem ser marcados como favoritos pelo usuário;
Podcast: tipo de produção em áudio, geralmente seriada, comumente distribuída por de RSS;
ROI: percentual de retorno obtido por cada real gasto em uma campanha;
SEO: conjunto de técnicas de otimização de conteúdo e páginas para figurar nos primeiros resultados do Google;
Spam: termo utilizado para indicar mensagens repetitivas, sem caráter informativo, postadas de maneira repetitiva em redes sociais;
Taxa de conversão: métrica utilizada, principalmente, na medição dos resultados de estratégias e campanhas de marketing, indicando geração de leads, solicitação de orçamentos etc;
Timeline: linha do tempo de postagem de conteúdos de uma página nas redes sociais;
Unfollow: também conhecido como “deixar de seguir”, é o ato de se desligar de algum usuário;
User Generated Content (UGC): estratégia que visa a utilizar conteúdo criado pelo usuário para promover uma campanha ou a marca.
Webinar: um tipo de conferência online de mão única, geralmente no formato de palestras ao vivo, que permite comunicação via chat com os espectadores.
Se você chegou até aqui, parabéns! Esperamos que consiga aproveitar tudo que aprendeu aqui para levar sua estratégia de redes sociais a outro nível e multiplique seus resultados.
Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.
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