QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS FORMATOS JPG E PNG

Olha que legal a dica de hoje!

Vou te mostrar as diferenças entre os formatos JPEG e PNG ao salvar ou utilizar uma imagem.

Também vou te mostrar quando o uso de cada uma é mais recomendado.

JPEG e PNG, você sabe qual usar?

Esses formatos são utilizados para aplicações parecidas, como em páginas da internet, mas tem finalidades específicas e acabam se distanciando no uso em algumas situações.


Nesse blog eu vou te explicar as diferenças de cada formato e em quais situações você deve utilizar cada um.


Vamos lá?


JPG

JPG é um encurtamento da sigla JPEG que significa “Joint Photografhics Experts Groups”, nome de uma organização de fotógrafos que criou o formato.


O JPG proporciona tamanhos de imagens menores sendo interessante na hora de salvar a imagem, porém a qualidade fica menor, pois é utilizado um processo de compressão em que é eliminado alguns dados irrelevantes do arquivo.


Para não ter tanta perda de qualidade, alguns programas de edição de imagem permitem que o usuário escolha o nível de compressão. Quanto menor esse nível, melhor será a qualidade da imagem.


PNG

A sigla PNG significa “Portable Network Graphics”. Ele foi criado para facilitar a troca de imagens pela internet.


Assim como o JPG esse formato usa compressão para reduzir o peso dos arquivos, no entanto o tipo de compressão que o PNG usa não implica em tanta perda de qualidade, principalmente no caso de arquivos gráficos.


Naturalmente, como a compressão não é tão danosa, a imagem final acaba ficando mais pesada do que se ela estivesse em formato JPG.


Como são utilizados?

JPG

Para comprimir fotos, imagens e documentos na internet que não exigem excelência em qualidade.


PNG

Para salvar e comprimir imagens em alta definição sem perder a qualidade. É muito utilizado em gráficos na internet por habilitar transparências, características que os outros formatos não oferecem.


É bom pra…

JPG

Compactar grandes imagens em um pequeno espaço de disco.

Envia-las com agilidade pela internet ou inserir em páginas da web em que a qualidade não é primordial.


PNG

Projetos que precisam manter a qualidade da imagem e por profissionais que reaproveitam várias vezes o mesmo arquivo.


Não é bom pra…

JPG

Para impressões de textos pequenos como livros, revistas e catálogos.


PNG

Páginas na web, pois o formato é mais pesado do que o JPG. Dessa forma a imagem demora mais para carregar.


Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.


Mas se você não encontrar o que deseja, pode me mandar uma mensagem clicando aqui que eu farei questão de produzir um texto e um vídeo bem bacana para te ajudar.

#giulianomartini #gestaoemsaude #gestaodenegocios #mentoriadenegocios #socialmedia #perfilestrategico #planejamentopessoal #mktdigital #business #midiassociais #redessociais #jpg #png #sn10

9 visualizações0 comentário