SALTO ALTO CAUSA DOR NAS COSTAS? QUAL O SALTO IDEAL?

Se você não sai de casa sem salto alto, provavelmente já ouviu alguém dizer que um dia sua coluna vai pagar o preço. Mas isso não é uma regra. Enquanto há mulheres que vivem se equilibrando em saltos agulha sem tirar o sorriso do rosto, outras só sobem em um de vez em quando e não aguentam de dor nas costas.



Qual a explicação para isso?

Embora esse tipo de sapato tenha ficado conhecido como inimigo da coluna, ainda não há comprovação científica de que ele gere problemas na articulação. Muitas vezes, a lesão nas costas é causada por outros fatores, porém, o incômodo só aparece quando você usa o calçado, pois o sapato gera um impacto na região lombar (e em muitas outras partes do corpo), o que acaba agravando o problema já existente.

Entre os fatores que podem causar lesões lombares --que são agravadas pelo salto -- estão a própria anatomia da corpo, desequilíbrio e desvios posturais (como hiperlodose e escoliose), falta de alongamento e fortalecimento muscular (devido ao sedentarismo), tabagismo, sobrepeso e até excesso de exercícios físicos.

Uma coisa é fato: ao caminhar equilibrando-se no salto há uma alteração na biomecânica do movimento. Com isso, é comum acabar compensando o desequilíbrio e sobrecarregando outras partes do corpo, como tornozelos, calcanhares, joelhos e quadril, além de músculos e tendões das pernas. Em um estudo recente publicado no European Spine Journal, pesquisadores observaram que, enquanto algumas participantes que usavam salto alto com frequência sofreram desconforto nas extremidades inferiores (lombar e joelhos), outras tiveram um aumento da lordose cervical (curvatura acentuada no pescoço) para se adaptar ao deslocamento do centro de gravidade do corpo imposto pela altura do sapato. De acordo com os cientistas, isso explicaria os diferentes padrões de dor (no pescoço, na coluna lombar e nos joelhos) sentida por quem anda bastante de salto alto.


Que outras partes do corpo podem ser prejudicadas?

Caminhando de salto alto, é quase inevitável depositar o peso do corpo na parte da frente do pé (antepé), ficando em flexão plantar (na ponta do pé). Isso resulta em pressão demais em cima dos metatarsos (ossos longos localizados antes dos dedos), o que pode acabar mudando a posição natural desses ossos, assim como o ângulo dos tornozelos, que ficam instáveis.

Essa modificação da pisada pode desencadear diferentes danos ao pé. Um dos mais comuns é a metatarsalgia, dor localizada na região dianteira do membro.

Dor nas pernas, inflamação nos joelhos, tendinite patelar e até alterações degenerativas como a artrose também podem acontecer.

Outra consequência comum de quem passa os dias em cima de saltos altos é o encurtamento dos músculos gastrocnêmio e sóleo (da panturrilha) e dos posteriores (parte de trás) da coxa, além da sobrecarga nos tendões que os acompanham. Resultado: ao andar descalça ou com sapatos rasteiros, o que obriga a extensão dessas musculaturas, o incômodo costuma ser enorme. Neste momento, podem aparecer dores da região lombar aos calcanhares.


Qual é o salto ideal?

Abolir totalmente o salto alto não é a solução para evitar dores e problemas no esqueleto. Até porque rasteirinhas e sapatilhas não oferecem apoio aos calcanhares, forçam os joelhos, podem piorar a dor lombar e causar tendinite e fascite plantar (dor na sola do pé), principalmente se você caminha grandes distâncias com um modelo do tipo.

Um risco tanto para quem usa muito salto quanto para quem vive de sandália rasteira é o de sofrer sofrer torções nos tornozelos, justamente pela instabilidade. Ainda assim, os saltos altos, principalmente os mais fino, representam perigo maior de entorses.

Os melhores saltos são os baixos e médios (cerca de 4 centímetros) e grossos. Eles são indicados inclusive para quem tem dor lombar ou encurtamento dos músculos da perna. Anabela, plataforma e meia patas (que possui plataforma apenas na parte da frente do pé), que têm apoio ao longo do pé ou salto mais largo, são alternativas que oferecem mais estabilidade ao caminhar.


E sapatos de bico fino: deformam os pés?

Ganhar pés feios é uma preocupação das adeptas de scarpins. O temor não é infundado, já que os calçados estreitos na ponta comprimem a parte dianteira do pé e muitas vezes fazem com que o dedão se amontoe sobre o dedo ao lado. Com o tempo, esse desalinhamento pode ficar fixo. É quando surge o hálux valgo, nome científico do joanete.

A espécie de calo que se forma na parte externa do dedão é a deformação mais comum, mas não a única. Algumas mulheres desenvolver o chamado bunionette (protuberância no quinto dedo), além de outras calosidades. Além do incômodo estético, essas distorções podem causar desconforto, rigidez no dedo deslocado e dor.

É importante lembrar que quanto mais duro for o material do sapato e mais estreita a ponta, maior será o risco de ter alguma lesão. E que a combinação de salto alto e bico fino é a mais nociva para os pés.


Como prevenir os danos?

Se seu emprego ou gosto pessoal impede você dê folga ao salto, vale colocar em prática alguns cuidados capazes de prevenir estragos à saúde dos pés, pernas, quadril e coluna. O mais importante é praticar uma atividade física regularmente. Movimentos de alongamento devem complementar todas as sessões. Além de melhorar os músculos encurtados, os exercícios fortalecem os tendões que passam nos pés e tornozelos.

Evite andar de salto em superfícies irregulares ou acidentadas -- assim, você previne acidentes. E quando precisar caminhar bastante ou estiver no transporte público, troque por um sapato mais baixo. Por último, evite ficar horas seguidas com o salto e, se possível, dê um descanso para os pés no ambiente de trabalho.


Então já sabe né? Se você tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.

Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!

Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!

Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!

Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!


No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores de Coluna.


Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.

Clique AQUI para ver os depoimentos.


Está sofrendo com dor?

Então, comece pelo início.

Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.

Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.

Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.

Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.

Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?

Acesse nosso site clicando aqui e agende AGORA seu atendimento!

O tratamento busca encontrar e corrigir todas as disfunções que podem interferir no processo de instalação da doença, devolvendo a funcionalidade dos segmentos a fim de proporcionar uma melhor adaptação do corpo.


#drgiulianomartins #onefisioterapia #dornascostas #dornoquadril #herniadedisco #saltoalto #ciatico #artrose #dornojoelho #fibromialgia #dornoombro #pilatesribeiraopreto #quiropraxiaribeiraopreto #fisioterapiaribeiraopreto #pilatescuritiba #quiropraxiacuritiba #fisioterapiacuritiba

CONTATO

Ribeirão Preto

Rua José Jaime Delibo, 160
CEP 14026-563 - Jardim Nova Aliança

Ribeirão Preto/SP

Curitiba

Av. Silva Jardim, 3161
CEP 80240-021 - Bairro Água Verde - Curitiba/PR

Qual unidade gostaria de falar ?

© 2020 por ONE Fisioterapia. Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Onegate